Copy, paste, cut, modify, undo, redo…

Minha época de criança eu gastei, em boa parte, defronte à TV. Sempre gostei de ver propaganda e sei de cor muitos jingles. Sei até o telefone das Persianas Columbia (“36-7909…repita!”)!. Não existe mais, e a empresa acho que também não. Opa, tem uma fake por aí, e convertida ao Evangelho!

Embalado por esse estranho gosto, tentei até ser publicitário. “Tentei” é força de expressão, pois fiz apenas dois anos de ESPM, no tempo da Rui Barbosa, e nunca trabalhei com nada relacionado.

Hoje, pelo twitter, recebi um link, mostrando o impagável e tradicionalíssimo homem do Puma Amarelo servindo de garoto-propaganda daquele carrinho inglês, o Mini. Carrinho este, claro, também “repaginado”, “revisitado”, “relido” e todos esses neologismos que grassam pelessimundodimeudeus, que, via de regra, significam “cópia malfeita”.

Publicitários de ontem, de hoje e de sempre: nada mais há por ser inventado, criado? Quando precisam de um personagem, pegam um já pronto; quando precisam de um jingle, compram uma música consagrada. O garoto-bombril foi substituído pelo homem do Puma Amarelo, ou uma celebridade bizarra qualquer. O merchandising, acredito, consome grande parte da verba publicitária, para sustentar Faustões, Anas Marias Bragas e Cátias Fonsecas.

Isso é medo de errar? Porque falta de dinheiro, não é: produzir um jingle deveria custar menos do que pagar direitos a Ivete Sangalo, Skank ou Calcinha Preta (bem, esse aí, acho que não…); para bolar um personagem, basta escolher o ator e pagar-lhe o cachê. A indústria da propaganda, hoje, vive de pagar direitos, copyrights. Isto vai acabar matando os bons publicitários.

Para descobrir que o “homem do Puma amarelo” seria um bom garoto-propaganda para um carro amarelo, eu não preciso contratar uma agência. Falo direto com ele. Ele fica lá parado, sem fazer nada, mesmo…

3 respostas para Copy, paste, cut, modify, undo, redo…

  1. Alê disse:

    -
    Faustão e Anamaria, por mim, podem ir pralgum canal que eu não consiga sintonizar. Sugiro o canal do shoptour.

    Já a Cátia Fonseca, eu tenho um estranho tesão nela. Estranho, porque ela fala pra cacete (só bobagens/futilidades), não é linda e nem se insinua pro telespectador. Mas me tesa uma barbaridade!

    Outra MILF que eu catava com gosto é a Márcia…hummmm…
    Pra essas duas continuarem no ar todo o merchandising é pouco. Capaz até deu começar a comprar cogumelo do sol…

    Víamos os mesmos desenhos. Era uma vozinha de papagaio que dizia “repita!”.
    E tb gravei o fone das persianas columbia, o jingle da dddrin e do bolo california.

    Uma coisa que não entendo é porque comercial de revendas de automóvel é tão, mas tão ruim. Partem do príncipio de que o comprador de automóvel é um retardado, que fica babndo e que se diverte em fazer bolota com catota de nariz…
    Deve ser alguma espécie de herança maldita deixada pela Vimave.
    Não falo do comercial do poisé (que era engraçadinho), mas daquele um que o pai chegava em casa e mostrava à família a chave de um carro. Era de uma brasília velha que ele havia adquirido. Contentes eles (pai, mãe, filho, filha adolescentes) faziam um trenzinho e ficavam rodeando o carro estacionado na rua…(Vixi! só de escrever isso me dá arrepios…)

    Alê

    A Fonseca eu já conheci pessoalmente. Aquela voz dela é insuportável. A Márcia que te dá tesão é a Goldschimidt? Hmmmm. Passo. E comercial de carro (revenda) é, realmente, lixo puro. NUNCA vi um bom. Se vi, os outros apagaram. E comercial da família SS é o que há de tosqueira, mas eu gosto. O SS é um “tosco proposital”, tem dinheiro mas acha desperdício gastar com produção, etc. Anuncia um carro do mesmo jeito que anunciava os produtos que vendia quando camelô. Se dava certo antes…

  2. Alê disse:

    -
    Minha fantasia recorrente, quando zapeio os canais à tarde, é ser flagrado pela Márcia (que já namoro há um tempo, em minha fantasia) transando com a Catia (devidamente amordaçada).
    Após o fuzuê inicial (-Querida, não é isso que vc está pensando…) sou obrigado a ouvir – de cabeça baixa, retorcendo as mãos -, uma tremenda descompostura da Marcia (com as mãos na cintura,) me chamando de sem-vergonha. Hummmmm….

    Prazer maior que esse, só se me oferecerem algo feito pela Palmirinha para comer…

    Curtes um vespertino televisivo, hein?


    O telefone das persianas columbia que guardo na memória era: ♪♪♫ tres-meia ♪♪♫, setezero-novenove♪♪♫. Tô enganado?

    Telesp informa: Este número de telefone não existe. Verifique o número correto no post. Mas vimos que você sabe a melodia (faltou o pentagrama, mas eu decifrei, hehe)


    Pq será que comercial de revenda é tããão ruim assim? Eles tentam fazer graça, mas a “graça” que eles fazem é de constranger redator de Zorra Total. Acho que o recall é nulo.

    Lelo pode ajudar, mas como são contas de baixo orçamento, as agências seguem o ritmo.

    SS é fantátisco. Em todos os aspectos. Sou admirador confesso dele. Puta cara inteligente, esse.
    E, pelo que consta, íntegro. (será?)

    Eu acho íntegro, sim. Dentro, claro, da filhadaputice inerente aos donos de emissora de TV.

    Alê

    PS. Sei que não é educado reparar na casa dos outros, muito menos dar palpite na decoração. Aliado a isso, não entendo nada de wordpress. Mas… será que não dava para habilitar um preview nos comentários?

    Não sei como fazer isso, mas prometo pesquisar. Servimos bem para servir sempre.
    -

  3. Falando em pubilicidade, estudei na Casper Líbero, Av.Paulista. Nunca trabalhei na área mas vou te contar: Fosse publicitário e tivesse que botar no ar uma merda igual essa da Casas Bahia, pedia demissão.

    “Juquinha quando está chupando bala, não fala nem dá bola e nem dá bala, Juquinha…”

    É, essa era boa.
    Para o fim a que se destinam, as peças das Casas Bahia funcionam bem. Chatas bagarai, mas funcionam. Bom, mas também, né? 350.000 inserções/min, até eu.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 436 outros seguidores

