Aqui, o carro dirige o motorista

No post anterior, falei sobre a “celeuma Jason”, com a esdrúxula proposta da Globo Esportes (joga onde? joga o quê? tem torcida?) para a “reformulação” do campeonato brasileiro, com a volta do mata-mata.

Houve comentários bacanas, e eu dei (mais) uma exagerada nas réplicas. O que motivou este novo post, para tentar aclarar melhor as posições.

Imagine que você compre um teatro (o prédio), e o alugue a uma companhia. Aí chegam os atores, começam os ensaios da peça. Você, o dono do teatro, fica lá na platéia assistindo e começa a dar palpites: “muda isso, muda aquilo, tira essa fala, exclui esse personagem”. E o diretor da peça vai concordando e mudando tudo. É exatamente isso que a Rede Globo quer fazer com o futebol: o Carlinhos Paraíba não é mais jogador do Coritiba, virou ator da Globo.

Taí um ponto que as pessoas têm dificuldade em enxergar: a Globo é apenas um veículo, no que diz respeito ao futebol. Mas trata-o como sendo um produto dela, tal as novelas e minisséries. O Maracanã é o “PROJAC futebolístico” da Rede Globo. E tem clube e torcedor achando isso legal, principalmente aqueles que são dependentes totais das cotas de TV, pois ninguém no mercado acredita mais neles, tamanha a roubalheira, a quebra de contratos, os negócios absurdos que fazem com jogadores e empresários.

Os clubes mais estruturados, que entenderam o espírito reinante no futebol profissional e globalizado, são contra a volta dos mata-matas: Palmeiras, SPFC, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Goiás. Por que? Porque NÃO PRECISAM MAIS beijar a mão da Globo. Conseguiram patrocínios, parcerias, co-gestões. Profissionalizaram os departamentos de futebol, não saem mais por aí contratando “bonde” para jogar dois meses e encher o rabo de dinheiro. Não fecham contrato com fornecedor de material esportivo e, no meio do caminho, desistem e compram camisa sem marca para vestir o time.

As médias de público nos estádios vêm aumentando, ano a ano, mesmo com a participação na série A de clubes sem torcida como Ipatinga, Barueri, Santo André, São Caetano. Nunca as equipes grandes conseguiram patrocínios de camisa tão expressivos. Em suma, os clubes estão muito mais fortes em 2009 do que estavam em 2002. Isto é um FATO. Se quiserem brigar com fatos, ou estamparem meias-verdades, fiquem à vontade.

A Rede Globo confunde, como sempre faz, parceria com propriedade. Ela não se contenta em apoiar o governo, ela quer ser O governo; ela não é parceira do futebol, ela tem de ser DONA do espetáculo. Aos poucos, a emissora está percebendo que há gente no mundo do futebol com liberdade de escolha, que não precisa de um “parceiro” que imponha sua visão. Se a CBF não fosse o que é, certamente a Globo já teria levado um pé nos fundilhos, e estaríamos vendo o Brasileirão em outra emissora.

Deixar uma emissora de TV “organizar” campeonato de futebol profissional é mais uma “jabuticaba”, só tem no Brasil. Não demora, vão pedir a Glória Perez presidente da CBF, pra ter bastante “emoção”: ela faz o roteiro (tabela), escolhe quem vai ser rebaixado (vilão), o campeão (mocinho), as tramas secundárias (quem vai pra Libertadores, Sulamiranda)… E eu tô fora, porque nem de novela eu gosto.

About these ads

14 respostas para Aqui, o carro dirige o motorista

  1. Vou assinar tv a cabo só para assisitir partidas de rugbi. hehehe

    Rugbi é muito legal, um baita esporte. HAKA!

  2. André Nogueira disse:

    A Globo tem a melhor carta na manga (além dos adiantamentos dos direitos de imagem) para obter apoio ao Matamata: informações cabeludas e omitidas dos noticiários.

    Outro ponto. A volta do matamata é um pretexto para impedir a adequação do calendário brasileiro ao europeu.Miraram num ponto para acertar outro.

    Só para constar, Neto publicou post contra o matamata.

    Ah, claro. Muito bem lembrados os dois aspectos. Quem não se lembra do “Globo Repórter” sobre Ricardo Teixeira, quando este ameaçou a Globo de entregar o futebol p/outra emissora?

  3. Thiago Ferreira disse:

    Vinicius. Todos os argumentos morrem, quando se analisa o aspecto financeiro.
    Se realmente a Globo for pagar menos aos clubes pela mudança do sistema, concordo com todos os favoraveis aos PC, e nesse caso, os Presidentes que concordarem, estarao simplesmente comentendo um crime de lesa patrimonio do seu clube, e estarao mortos.
    Porem, se a mudança representar mais dinheiro nos cofres dos clubes, meu veio…. eh uma baita hipocrisia querer levar a coisa pelo aspecto “justiça”, “tradiçao”, “futebol Ingles”, e o escambau.
    Alias acho a maior sacanagem, com os clubes, querer o pior para eles.
    Porisso, como acho que todo mundo tem algum momento de burrice, eh provavel que o “looby” que ja ferrou os clubes em beneficios aos empresarios, consiga mais uma vez enfiar um belo nabo no fiofoh desses ultimos.
    O que temos hoje, eh que alguem precisa pagar as contas no fim do mes, aos artistas da companhia que vao encenar a peça.
    E, nesse caso, se nao for o MEC, que coloque recursos, essa companhia tem que obrigatoriamente, aceitar o patrocinio que melhor remunere.
    Esse papo de “justiça”, amigao, nao esta colando mais, pois hoje, ate derrota por erro do arbitro, temos que ficar esperando: “Quando vamos ser compensados?”, ja que dizem tanto, que uma hora erra pra ca e outra hora pra la.
    Justiça? Hipocrisia pura.
    As analises todas, (contrarias) estao olhando so o rabo da Globo, (ela quer, ela manda, ela pode, etc), por um segundo, coloquem-se na pele dos clubes. OK?
    Fiz um treinamento certa vez com uma empresa de recursos humanos, em um grupo de executivos, que foram separados, em dois outros grupos. Perguntou-se quem era favoravel ao aborto. Formou-se um grupo.
    A esses foi pedido que dissertassem, falassem ao microfone, usassem seus argumentos, contra o aborto.
    Igualmente foi pedido ao outro grupo que eram contrarios, que rebatessem com argumentos.
    Pois eh. Eh isso. abraços.

    Então, Thiago, faz assim: oferece o camp. Brasileiro “sem emoção” (parece aqueles buggies das dunas) para outra emissora, cobrando mais que a Globo quer pagar “com emoção”. Garanto que faz fila na porta. Band e Record pegam na hora.

  4. Marcus Sousa disse:

    Pode incluir o Corinthians ai nessa lista, afinal como vc disse foi ele que puxou o valor de patrocinios, tem um bom elenco e conta com uma diretoria hoje mais focada, até o meio do ano que vem também terá um CT decente.Não se esqueça também que mesmo fora da briga pelo título ele é o Clube que meis arrecada´.

    abs

    Sim, Marcus, quanto ao patrocínio e até a organização, acho que tá melhorando. Quanto ao PCxMM, não vi posicionamento do SCCP. Por isso não incluí na lista, e grande parte dos corinthianos que se manifesta é a favor do mata-mata.

    • Max disse:

      Como Corinthiano( com h) represento a parte que apoia os PC.

      BRASILEIRAO 2010 EH NA REDE TV….A EMISSORA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

      Eu escrevi sem “h”?

  5. ademir disse:

    Não tiro um “a” desse texto. Parabéns meu velho!

    Mas acho que há uma esperança, a proposta da globo é tão absurda (blog do juca) que mesmo esses picaretas que mandam no futebol não vão aceitar, ou teremos que engolir um campeonato com 44 rodadas?

    Tks. Aí vai um acertinho, Ademir: rebaixa mais dois clubes em 2010, e diminui duas rodadas; espreme-se mais ainda os estaduais, pá daqui, pá dali, e boa.

  6. Thiago Ferreira disse:

    Campeonato com pontos corridos eh tao justo e emocionante, que deveria dar apenas uma vaga na Libertadores, ao campeão. Não precisa de mais atrativos.
    E ja que eh tao bom, a Globo eh burra em mexer no que da audiencia.
    Em tempo, como foi citado que a maioria a favor dos PC, eh corinthiana, tem uma explicaçao plausivel para isso.
    Enquanto uns amarelam em mata-matas, e portanto temem, o Timao eh tao poderoso em jogos decisivos, que eh melhor aumentarem as chances de ve-lo fora de um octogonal. Vai que ele fatura neh?
    Muito melhor levar na lembrança AQUELE JOGO memoravel em que meu time foi campeao, contra o JUVENTUDE, em Caxias, onde empatamos em 0x0, e garantimos a melhor campanha.
    Nem jogo pra historia existe mais, nessa formula inventada pela elite copiadora da Inglaterra.
    La nao tem Timao, nem Flamengo.

    “elite copiadora da Inglaterra”? “Lá não tem Timão, nem Flamengo”? Thiago, na boa, você tá forçando um pouco a barra. E sobre o “amarela” em mata-mata”, isso não se aplica ao meu time, se foi essa a sua intenção. Dos “6-3-3″, “3-3-3″ foram conseguidos via mata-mata. E eu prefiro lembrar de campanhas, não de “jogos épicos”. Aliás, nos PC você pode ter até 38 “jogos épicos” pra se lembrar, se quiser. Nos MM, só 2.

  7. Thiago Ferreira disse:

    Que tal dar apenas uma vaga para o Camepão na Libertadores, no Brasileirão.?
    Vai dar mais emoçao, e os clubes vao ter que se planejar melhor, fazer investimentos para ser campeao.

    Isso é lá com a CONMEBOL.

  8. Thiago Ferreira disse:

    Vamo, se campeao, vamo luta pra ficar entre os quatro, pra encher a bola da conmebol. Essa eh a emoçao. Tira-se esse mote, e PC vira droga do dia para noite.

    Tá, e como tira “esse mote”? Quer fechar a CBF, fazer todo o futebol brasileiro girar em torno de si mesmo? Tá, Thiago, não vou mais ficar fazendo pingue-pongue contigo na caixa de comentários. Deixa o futuro mostrar quem tem razão, já que o passado não serviu de lição.

  9. Marcão disse:

    Eu acho que o fato de dar as vagas pra Libertadores acabam que alguns Clubes abrem mão do título, a impressão é daqui alguns anos será igual a Inglaterra, somente alguns Clubes vão disputar sempre o Título, outros Clubes que são ou foram tradiconais serão coadjuvantes.

    Sou corintiano e acho que o PC é o melhro, pq o time joga o ano inteiro, sevc não se classifica para os ”play offs” vc fica parado dois meses parado, sem renda, sem jogos etc. Os Clubes é que tem que começarem a se estruturar, o SPFC fez isso primeiro, o Inter, Cruzeiro posterioramente e o Grêmio após ser rebaixado tb ta indo nessa, o Góias e o Furacão com a estrutura que possuem podem deixar Clubes tradeicionnais como Vasco, Fluminense, Botafogo para trás, o Galo parce quere entrar nos eixos, Flamengo paesar de ser muito amadora a ADM não se perde por cuasa sei lá da mística e da torcida me parece isso, mas uma hora a casa cai pra eles tb. O Palmeiras com a Traffic ta tb se reestruturando e o Corinthians parece que aprendeu depois da queda e está correndo atrás do tempo perdido. Pra mim é isso, os Clubes tem que se mexerem e não acietarem o que a Globo impõe.

    abs

    É isso aí, Marcão: se todo mundo se estruturar, o campeonato fica mais forte e interessante. Mas nunca vamos ver “15 candidatos ao título” em PC, e as pessoas deveriam se conformar com isso. A vida é assim, né? as empresas têm 1 presidente, 4 diretores, 50 chefes e 150 peões. Agora até pensei numa coisa: o brasileiro tem uma espécie de “síndrome da loteria”: não quer fazer quase nada e acordar rico. Quem defende mata mata é mais ou menos assim: monto um timinho meia-boca, fico entre os 8 (ficar em 8º de 20 não é tão difícil, é como tirar 6,0 numa prova), dou sorte em 3 jogos e me consagro. Então, tá.

  10. Thiago Ferreira disse:

    Vinicius. Seus argumentos são validos, porem ninguem eh obrigado a aceita-los. Como voce disse, o futuro dira.
    Alias, vou repetir, nao eh voce, nem eu, nem o looby da ESPN, que vai resolver, essa questao.Eh a grana que vai entrar no cofre dos clubes. Fora disso, amigao, essa discussao, na minha modesta opiniao eh esteril. Cada lado tem a sua visao (torcedor).Como montar uma equipe que nao seja meia boca sem dinheiro, eh uma magica que ninguem fara. Nem com PC, nem com MM. Essa de dizer que PC faz os times montarem grandes equipes, nao cola, me desculpe.
    O que tem feito as equipes se reestruturarem, eh essa tal de Libertadores. Todo mundo tem o desejo de ficar entre os quatro apenas, se der o titulo, eh lambuja. Esse que eh o fato. O Inter ja tentou esse ano via midia colorada, elevar a importancia da Sulamericana, so porque ganhou. E esse sistema de pontos corridos, para o Corinthiano voce tem razao, em dizer que somos contra. Nao esquecemos o churrasco do Fernandao em Goiania, e o penalti repetido 3 vezes, sendo a ultima cobrança trocado o batedor.
    Nao fique bravo. Nao seja como aqueles blogueiros que so aceitam comentarios de quem bate palmas para o que dizem.
    Respeito o seu Sao Paulo, que canta aos quatro ventos, que nao se interessa pelo “Paulistinha”, e que so valoriza a Libertadores. Voces tem a sua razao.
    Eu nao quero nem o Brasileirao, quero a Libertadores, para que assim como o Paulistao virou Paulistinha, ela talvez vire torneio do Banco.

    Proposta: faça um texto sobre as vantagem(ns) dos MM sobre os PC, escreva o que quiser, e eu publico aqui, ok?

  11. [...] 19 de Outubro de 2009 Rodrigo Cardia Deixe um comentário Ir para os comentários A Rede Globo quer o retorno do “mata-mata” no Campeonato Brasileiro – ameaça que poderia se concretizar em 2011. Tudo porque a atual fórmula não tem uma [...]

  12. Vinicius Duarte disse:

    E pra quem pensa que essa é uma visão “sãopaulina” sobre PCxMM, mais um belo texto a favor dos PC, na visão de um gaúcho e gremista (estado que nunca levou campeonato em PC) – Mr. Rodrigo “Cão Uivador” Cardia:

    http://caouivador.wordpress.com/2009/10/19/mitos-acerca-dos-pontos-corridos/

  13. [...] (typeof(addthis_share) == "undefined"){ addthis_share = [];}A Rede Globo quer o retorno do “mata-mata” no Campeonato Brasileiro – ameaça que poderia se concretizar em 2011. Tudo porque a atual fórmula não tem uma [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 432 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: