Mais sobre o troço malcheiroso

———————————————

ANTES, UMA PROPOSTA: O POST É UM CATATAU, E EU SEI QUE A GALERA DAS INTERNERDS NÃO CURTE LER TEXTOS LONGOS. PARA PRESERVAR O POUCO DE SANIDADE MENTAL QUE AINDA RESTA AO BLOGUEIRO, SÓ COMENTE SE TIVER LIDO TUDO COM ATENÇÃO. SE SENTIR COMICHÃO DE COMENTAR LENDO SÓ O TÍTULO (OU AQUELE TRECHINHO NEGRITADO), MINHA PACIÊNCIA ESTÁ NUM NÍVEL BASTANTE BAIXO, E NÃO ME RESPONSABILIZO PELA RESPOSTA. OBRIGADO, A DIREÇÃO.

————————————–

Várias discussões hoje a respeito do “Caso Morumbi-2014″, aqui e no twitter. Vamos esclarecer a minha posição:

1 – Quando digo “dinheiro público”, quero dizer dinheiro a fundo perdido, construção de um estádio PÚBLICO como o PACAEMBU, para depois ser arrendado a preços camaradas porque É UM MICO. Um ENGENHÃO PAULISTA. Será que é difícil fazer uma analogia com um fato ocorrido há menos de 4 anos, bem aqui no Brasil? Pelamordideus.

2 – Se QUALQUER CLUBE quiser construir OITENTA ESTÁDIOS com dinheiro privado OU MESMO SE ARRISCANDO A TOMAR NO BNDES, pode ir numa boa, também. Tem gente pensando que o BNDES é a Casas Bahia, mas não é: existe um porrilhão de funcionários para avaliar a VIABILIDADE ECONÔMICA das propostas e as GARANTIAS REAIS. Por garantias reais, entenda-se BENS e DIREITOS correspondentes, via de regra, a 140% do montante emprestado, e OUTRAS GARANTIAS, como múltiplos AVAIS. Existe ingerência política? Sim, claro, existe. Mas não é essa cocacola toda, que o caboclo vai com o cartão de visita do Deputado e sai com o dinheiro na mala.

3 – “Ah, mas se o clube não pagar?” – Ora, faz como QUALQUER banco: EXECUTA-SE o título, tomando AS GARANTIAS do inadimplente e leiloando-as, até que o crédito seja satisfeito. Não há que se fazer analogia com Timemanias e afins, porque dever pro INSS é uma coisa, dever para um banco é outra: quando você se inscreve no INSS e pega seu carnezinho (é só uma simplificação tosca, ok?), NÃO OFERECE GARANTIAS, o governo nem sabe se você tem feijão no prato pra comer. Aí ele vai te executar, você é um pobretão e ele morre com o espeto. Entendem a diferença? Dever imposto é UMA coisa, dever pra BANCO é outra. E mais: TOMAR DINHEIRO NO BNDES não é nada BARATO. Para uma empresa que opera no exterior, o banco “de fomento” da família brasileira é praticamente um agiota.

4 – Existe muita gente iludida com essa conversa de “iniciativa privada”: se houvesse tanta gente louca COM DINHEIRO pra fazer estádio no Brasil, por que cargas d’água não se construiu NENHUM estádio privado desde os anos 1970 aqui? Vou dar a MINHA explicação: se eu tivesse 500 MILHÕES no Brasil, eu NUNCA iria investir numa coisa que me dá retorno em 20 anos! Eu sento em cima do $ no banco, ele me retorna em 5 anos (sendo bem conservador)! Mesmo que eu seja um capitalista que “quer ver o dinheiro circulando“, eu compro um terreno e, em vez de fazer uma “arena”, levanto um monte de apartamentos SEM COLOCAR UM TUSTA (PHA feelings), repassando financiamento da CEF para os compradores. Tem mais um monte de investimentos melhores no Brasil que construir uma “arena” pra patuléia ver jogo de futebol.

5 – “Vinicius, você é um desinformado, na Inglaterra eles construíram, blablabla…”Aham, Claudia, senta lá. Veja qual é a taxa de retorno de um dinheiro no banco inglês e AQUI. Não é por outro motivo que eles vivem trazendo dinheiro pra cá pra aplicar, né? Veja QUANTO CUSTA TOMAR DINHEIRO lá e aqui. E, quando a grana não pode sair do país, ESTÁDIO na Inglaterra É MUITO MELHOR negócio do que no Brasil! Vocês, que gostam tanto de assistir a ESPN, vê se tem estádio vazio lá. Qualquer Black Bridge x Fifteen of Worcester lota a arena! Agora, bota SCCP x Catanduvense no Piritubão Coliseum, quarta-feira às 22:00 pela 2ª rodada do Paulistão pra ver se enche!

5 – A W.Torre vai reformar o Palestra, otário! E com $ próprio! - Ótimo! Ela fez as contas dela e chegou a conclusão que, ficando com a Arena Palestra por TRINTA ANOS, vai ganhar MAIS DINHEIRO do que se construísse um monte de torres de escritórios. Esta conta precisa estar FECHADA. E, pra fechar, só arrancando o couro do Palmeiras, sequestrando bilheteria e outras rendas por todo esse tempo. Isto se chama BIZINES, amici! Quer sentar no banco fofinho e numerado sem tomar chuva? PAGA. Ninguém vai te cobrar vinte conto no ingresso, fique certo disso.

Quando eu tiver mais saco, eu esmiuço essas coisas e dou mais pitacos. Desculpem o mau jeito.

31 respostas para Mais sobre o troço malcheiroso

  1. NIkimba disse:

    Só vejo a imprensa aproveitado o encejo e gongando o Morumbi, principalmente Milton Neves (vendido do RT), GLobo nem se fala, aquele safado do Neto que se acha o craque, ganhou um brasileirão na vida, cuspiu na cara de juiz e derruba jogador e técnico que passava por lá, como disse o Marcos do Palmeiras “Na minha casa não entra mal cárater” é um safado que não tem credibilidade nenhuma para falar de futebol, cada dia muda de opnião é um caminhão de vacilo !!
    Todos os outros clubes fizeram de tudo para não terem a abertura no Morumbi… vamos fazer o mesmo, vamos fazer um “levante” pra acabar com essa palhaçada !!
    Não deixaremos gastar 2 bilhões em um estádio em Pirituba !! Que explodam o Pacaembu e façam outro !!

    Piritubão “na faixa”, nem fodendo. Pagando, faz o que bem entender. Só quero ver quem será o tonto.

  2. carlos luchetta disse:

    É isso, se o cara tem dinheiro que faça o que bem entender com o dito cujo.
    Quanto ao BNDES você explicou, mas só uma coisinha: tem intermediário, o clube não pega direto do Banco. Paga os juros do banco e comissão pro tomador, que é quem fica responsável junto ao Banco.
    No caso do Morumbi, a Camargo Correia seria responsável. Se o São Paulo não pagasse, o problema do banco seria com a empreiteira, e o da empreiteira com o São Paulo.
    Ficou esquisito, mas parece que tem que ser assim.

    É, e tem o banco repassador dos recursos, não sai direto do BNDES.

  3. Leonardo disse:

    Haha

    Cara, aqui em Santos, toda vez que o SFC chegava na final de algum campeonato (que não podia ser realizado na Vila Belmiro – motivos óbvios), vinha uma turminha com um projeto pra ampliar a Vila Belmiro pra 50mil pessoas, construindo um anel externo com colunas saindo do chão, a prefeitura se disporia a desapropriar os imóveis da redondeza, etc

    O custo disso, claro, era centenas de milhões de reais. Poucos meses depois tinham jogos que não eram clássicos, com 8 mil pagantes. Nem preciso dizer que essa turma olhava pra cima, assobiava e não se falava mais no assunto.

    Não querendo ser populista, mas tenho visto muita gente apoiando o Piritubão, com aquela mentalidade “a Africa fez, nós faremos melhor”, povinho que só vai no Estádio assistir clássico do seu time e final de campeonato.

    Com isso eu quis dizer (como você bem disse), que não dá pra comparar com Inglaterra, etc… Aqui no Brasil nós não temos essa cultura de esporte como espetáculo. Os motivos porque é assim podem ser muitos, maas aí é assunto para uma outra conversa.

    Só sei que eu não quero pagar esse MICÃO!

    abs

    Nem eu. E tem o projeto da “Arena Baleião” que já foi prometida pro ABC….

  4. Clovis disse:

    Boa PIRITUBÃO NÃO!… (CRIATIVIDADE ZERO!)

    ABS!

  5. André Nogueira disse:

    Vinicius,

    O último negrito me fez pensar em outro aspecto da manutenção de um time de futebol x construção de estádio: folha salarial.

    Dizem que a folha mensal do já endividado Corinthians beira os 7 milhões mensais. Vamos arredondar para 80 mi/ano. O resultado disso é o ingresso mais caro do país e a maior renda líquida por jogo.

    Só existe uma forma de sobreviver mantendo folha e construção sem dinheiro público ou ser beneficiado por ser parceiro/laranja num esquema de lavagem de dinheiro: Vendendo a alma para o capiroto.

    Clube com dívidas fiscais pegar grana do BNDES por meio de outra empresa (construtora, por exemplo) é parecido com o caso do parente com nome sujo que faz crediário no nome de outro pra comprar TV de LED.

    NENHUM time do Brasil foge desse padrão.

    Isso É verdade, mas eu não vejo, a priori, nenhuma sujeira em fazer crediário em nome dos parentes (aliás, por falar nisso, tá com teu CPF fácil aí?:D). Na verdade, clube com dívidas fiscais não pode operar com o BNDES, mesmo com um intermediário.

    • André Nogueira disse:

      Pô mano, não espalha, mas sou tri-CPF. Se precisar é só falar que nóis se encontra nas Casas Bahia da “Tiodóro”.

  6. O Piritubão não sai, eu aposto.

    Se sair lá pra 2020, não será do Curica ( vou evitar falar galinhas pra não pisar no pé do insofismável André ).

    O estádio do Curica, se sair, vai ser em Guarulhos via José Dirceu e com dinheiro russo. Só que pra isso acontecer precisaria conivência de muita gente inclusive polícia federal que a esta hora deve estar bem ligada nos montantes que tem entrado e vão entrar no pais.

    Alguém quer apostar que o Curica continuará sem estádio ?

    ***(*) ******(*)

    Orra, agora você foi fundo, hein, Lina? Estádio com $ russo e intermediação do Zé Dirceu? Fonte: JORNALISMO COM MOTOCREDIBILIDADE. Ele escreveu a mesma coisa! E se você chamar os clubes rivais PELO MENOS pela SIGLA, já ajuda a evitar confusão com os outros.

    • Anderson Palmeiras disse:

      Não me espanta. Sempre que o Paulinho “pega” leve com o SPFC, o Lina o adula.

      Dinheiro russo? Kia? Zé Dirceu? Nossa…

      Mas dá para entender. Quando o Teixeira der uma rasteira no Palmeiras, pois o Palmeiras não se dá com ele, aposto que esse senhor aí rirá a flux.

      Sua defesa, embora certa, é puramente casual: bateu de frente com seu time, ladrão…

      A diferença é que alguns, como eu, pensam no bem do futebol brasileiro.

      Você no do seu clube.

      • Eu estou errado até quando estou certo, incrível.

        Amigão, faz meses que eu nem clico no blog do querelado, tem até campanha no meu cafofo pra sãopaulinada não colar.

        Passa lá pra ver mano, vai ser bem recebido.

        Eu acho que hoje a arena do seu time, se sair do papel, seria a opção mais decente, e digo isso com dor no fígado.

        O cartolão vetou o Morumbi, permitiu a inscrição de 3 jogadores do inter antes do prazo de transferência, a lei nacional a respeito das revelações das categorias de base nos tirou uma jovem promessa. Você acha mesmo que eu não penso em mudanças no futebol brasileiro e consequentemente em seu bem ?

        ***(*) ******(*)

      • Anderson Palmeiras disse:

        De longe essa foi sua melhor manifestação.

        Aliás, já aderi à campanha contra dinheiro público para se levantar um estádio em SP.

        Cara, em relação à Arena, eu como Palmeirense não torço para que isso vá adiante. Não quero que o Palmeiras seja beneficiado por uma sujeira política.

        Em relação aos jogadores do Inter, estou por fora do assunto.Mas, se isso acontecer, será uma verdadeira aberração esportista.

        Por fim, acho que os três gigantes que se colocaram contra o Teixeira deveriam unir-se.

        SPFC, Flamengo e Palmeiras.

        Já disse isso e reitero. A solução para o futebol brasileiro passa por clubes unidos contra os desmandos desse pessoal adestrado pelo Teixeira.

        E eu concordo.

      • Concordo também.
        Quem vai agitar ?

        ***(*) ******(*)

    • jbdasilva disse:

      Na verdade, quem levantou essa bola do Guarulhos/Berezowski/Direceu foi o Kfouri…

      Ah, a “mãe de cuecas” do Paulinho. Sei.

  7. Alê disse:

    -
    Se vier $ de fora, beleza.
    Seja russo, chinês, iraniano, cubano ou venezuelano, não importa. Tá valendo. Depois a gente… ou melhor; o Zé Dirceu dá o calote (e, com sorte, a máfia russa apaga ele…).

    Post interessante, continuação do de ontem:

    -> http://blogdobobfernandes.blog.terra.com.br/2010/06/17/o-%e2%80%9ccaso-morumbi%e2%80%9d-a-politica-e-o-dinheiro/

    Isso vai render…

    Alê
    -

  8. Max disse:

    Vinicius
    Toda esta raiva contra o nosso “R$” …nossos impostos…nossos aquilos… vale tb pelo Morumbi ?
    Posso ter raiva retroativa?

    Minha familia toda, Corinthiana, comprou carnê….o terreno doado…e ae como fica….engraçado…

    Espero que vc esteja de bom humor. Não to afim de levar patada…rs

    abs

    Eu até tô a fim de dar patadas hoje, mas eu nem entendi o teu comentário direito, então não fica bem. Vai que você tá me elogiando, sei lá… :D

    • Max disse:

      Olha que eu chamo o Souza para me ajudar.
      Ele te explica direitinho.

      Agora, sério, o Piritubão não vai sair. Eu aposto meus bagos. E isso não é achometro.

      O que me irrita é ver toda esta defesa do dinheiro público..toda esta campanha…
      Quando politico rouba nosso bolso fazendo viaduto..pontes graciosas que não levam a nenhum lugar..os mensalões…e toda a podridão diária da nossa “democracia”, não vejo ninguém reclamando.

      Agora, como uma criança sem doce, milhares de São Paulinos se sentem lesados e indignados em cima de factoides. Sõ que quando se fala na história da construção do Morumbi, todos mudam de assunto.

      Se meu pai, meu tio, meu avô, meu padrinho..compraram carnê do Morumbi, o terreno foi doado…desvio de cimento comprovado na epoca…não consigo entender o porque ele é particular e não público como o Pacaembu.

      Abs carinhosos, não gays.

      Max, meu carinhoso amigo: não vou rebater suas acusações de “desvio de cimento”, “terreno doado”, CruzdeSavoiaPress, etc. por um motivo muito simples: sua tese é que, “já que roubaram pra um, que nos locupletemos todos”. Eu não endosso isso. Se houve roubo no passado, eu não podia falar nada, pois nem era nascido, e sequer existia internet. MAS AGORA EU POSSO E FALO. Só MAIS uma coisa: se teu pai comprou o “carnê Paulistão”, comprou porque QUIS. E não comprou DO GOVERNO, comprou do SPFC. Senão, coitado do Sílvio Santos, já pensou? Só o que minha velha comprou de carnê do Baú… Vou lá tomar a casa dele? Quanto ao “setor de indignação seletiva”, o senhor bateu no blog errado. Eu NUNCA defendi maracutaia aqui: nem a favor do SPFC, nem contra. Maracutaia é CONTRA TODOS. E vai um conselhinho: se tem amor pelos seus bagos, preserve-os: não aposte em honestidade de pilantras. Abraços fraternos.

  9. Max disse:

    Nunca seria a favor do dente por dente…
    Não ficaria nada orgulhoso em ter um estádio doado e ainda sair arrotando pra Deus e o mundo que é o supra sumo da cidade..do Brasil.

    Não lhe acuso de nada e não é a primeira vez que visito o blog. Aposto o bago direito que tu és um homem de caracter. Mas o esquerdo já está comprometido.

    Arena Itaquera lá vamos nós. Vai ter ajudinha do Governo? talvez. A mesma que seriam impregada no Morumbi( não estou falando em rampas de acesso, infra-estrutura de canalização nem revitalização de fachada e estacionamentos…)

    ps: Os carnês foram vendidos nas escolas, incentivados pela Federação Paulista e Governo Estadual de SP. Nem logotipo do SPFC tinha.
    Apesar de familia pobre, ninguém seria burro de comprar carnê para adversário.
    O Anúncio era: Nosso estado merece um palco digno de nossa grandeza…Bem parecido com a historia mal cheirosa de hj.

    Blz meu amigo. Vou beber um pouco.

    Forte abraço e que Deus conforte essa raiva concentrada em seu coração.

    Tá. Seja feliz.

    • Alê disse:

      -
      Interessante essa história do carnê. Desconhecia esses fatos.

      Será que vc Max ou outra pessoa poderia fotografar esse carnê (capas e miolo) e a peça publicitária (se houver alguma) e postar na net, pra gente ver como era?

      Alê
      -

  10. Thiago Ferreira disse:

    Concordo plenamente com você Vinicius. Fui bancário, e o BNDES, deixou a muito tempo de servir aos propositos com que foi criado.

    Tanto é verdade, que hoje financia ‘DESENVOLVIMENTO’ até para bolivianos, venezuelanos e paraguaios.

    Então o negócio é meter a mão nessa grana mesmo, e fazer 50 estádios, com dinheiro subsidiado.

    Se não é para desenvolvimento, que pelo menos seja para alegria do povo.

    E mais, o tal Piritubão, que estão rotulando depreciativamente, é o unico projeto que dá retorno, porisso empresários estão interessadissimos em colocar grana lá.

    Como concebido, espaço maior do que o Anhembi para feiras, e mega hotel, e proximidades da Bandeirantes e Aeroportos, se eu fosse empresário colocaria o meu lá também.

    Estádio é complemento da obra. O único inteligente pelo que se vê.

    O resto é aventura, e megalomania de dirigentes, todos, péssimos.

  11. mario disse:

    fui assar uma carne ontem, mas minha churrasqueira não atende as exigencias da fifa.
    não aposto meu bago, mas com tanto “terreno doado” e “desvio de cimento” quanto custou o carnê de Brasilia?

    • Max disse:

      Depende..qual carne você usou ?

      • mario disse:

        bago apostado e ruela de porco

      • Max disse:

        Mario

        Existem carnes melhores no mercado, mas gosto não se discute, não é mesmo?

      • mario disse:

        max, eu sei que existem outras carnes, ja os carnês…
        o problema é que a carne estava superfaturada, o churrasco foi orçado em 300 reais mas o açougueiro pediu 600 de ultima hora.
        como o bago foi de uma aposta e a ruela foi doada, ficou mais em conta.
        recomendo a voce carnes mais baratas, deve ser duro pra voce não largar a picanha apesar do preço.

        Conversa de louco de vocês dois, hein? :D

      • Max disse:

        Putz…ruela de porco..nem de graça.

        Reveja o orçamento do seu churrasco.
        Talvez seu cunhado esteja oferecendo mais ajuda do que pode pagar. E açogueiro assim mesmo…vende a carne de acordo com a cara do freguês.

        abs

      • mario disse:

        demorou 1 semana pra voce vir com toda essa sua criatividade?
        quanto a cara do fregues, oque voce tentou dizer? que quando tu entra no açougue e o cara ja tira a picanha pra voce? não sei se isso foi um elogio ou se tu fumou maconha estragada, pois segundo consta a fabula o churrasco orçado teria suas carnes prediletas, como a picanha e a linguiça, mas o cara olhou pra “minha cara” e me confundiu com um rico, logo superfaturou o churras, é isso que voce quis dizer? porque o “jenio” que vive apostando bago não é o açogueiro dessa fabula.
        por favor, se quiser pensar numa resposta melhorzinha leia denovo e tente outra vez, só não demore 1 semana.

        Não quero dar uma de “papai do blog”, mas essa disputa de vocês dois já está beirando o ridículo, não? Se quiserem continuar, fiquem á vontade.

      • mario disse:

        pode crer, foi mal, mas não me aguento quando aparece um cara carente, passa recibo e ainda se acha o espertão, perder a oportunidade de chineliar um “jenio” desses realmente é dificil de deixar passar.
        da proxima eu me faço de vesgo.

        Por mim, podem continuar discutindo. Mas que tá ficando esquisito, isso tá. :D

  12. Põ cara, voce escreve tão bem quanto pensa. Da gosto ler os seus escritos. Parabens.

  13. Hannibal disse:

    Esse assunto vai render muito ainda, creio que muito disso está atrelado ao resultado dessa Copa, afinal, o nosso dinheirinho é mais “roubável” quando estamos alegres e com “orgulho” de sermos brasileiros, duro vai ser pegar a grana com a seleção tomando literalmente uma tamancada, espero a manifestação da população paulista sobre o caso, espero que dê o exemplo e não caia de joelhos a tão “importante” FIFA, afinal ganhar copa é bom, mas se resolvesse não estaríamos na situação em que nos encontramos, deixa o povo alegre e tal mas de produtivo não fica nada.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 431 outros seguidores

