As respostas que ninguém dá. E as respostas que não servem pra nada

SUBI ESTE POST VELHO (dez/2009) PORQUE O PROBLEMA SE REPETE TODO ANO POR AQUI E A LADAINHA DO GOVERNO É SEMPRE A MESMA.

SE ELES REPETEM A MESMA DESCULPA TODO ANO, POR QUE EU NÃO POSSO REPETIR O POST?

———————————————-

Desde 2006 (início do blog), eu já devo ter escrito uns 20 posts sobre enchentes em SP. Já li muita coisa, também. As explicações de Kassab sobre o caos de ontem não diferiram muito das respostas de inúmeros prefeitos de SP. Em suma, todos culpam São Pedro pelas cheias. É a revolta da natureza. Então, tá.

Convido a todos a refletirem sobre as respostas-padrão, com o objetivo de mostrar que ninguém quer fazer nada, ou não sabe o que fazer. Vejamos:

- “foi a maior chuva desde… (preencha com o dia que quiser, desde que seja uma data distante): o que aponta esta frase? NADA. Ou tudo. Suponhamos que o problema não fosse água, e sim fogo. Quando ocorreu o incêndio do Joelma, a PMSP reformou a lei e passou a exigir dos edifícios uma série de equipamentos, e os bombeiros receberam mais carros e traquitanas anti-fogo. Nunca mais houve incêndios naquela proporção em SP. Analogamente, se houve uma catástrofe aquática na data que você escolheu, isto deveria servir de lição, de forma que chuvas daquela magnitude não mais causassem os mesmos estragos. Isto se chama EVOLUIR. Ou, então, as chuvas em SP estão crescendo em PG desde a data que você escolheu. Estão? Não. Sendo mais claro: se em DD/MM/AA choveu 20 mm/h, você faz a lição de casa e a cidade nunca mais sofrerá com chuvas de 20 mm/h! Se chover 23 mm/h, você sofrerá só com A DIFERENÇA (3 mm/h). Mas SP sofre sempre o mesmo, com a mesma quantidade de chuva.

- “choveu o equivalente a “x” (x>10) dias em “y” (y<24) horas:” Pegadinha do malandro: E daí? Eu posso dizer que gasto o dinheiro do mês todo em 2 dias. Se eu ganhar só 1 salário-mínimo por mês, serei um perdulário? Este tipo de informação só serve para confundir a população e dramatizar as coisas. Vejamos: se houver uma tempestade num mês seco (junho, por ex.), usando essa “equação-que-não-diz-nada”, a cidade deveria estar abrigada numa arca, pois terá chovido, em UM dia, o equivalente a TRÊS MESES de chuva, ou mais. Além disso, desde quando chuva marca dia e hora pra cair? O último que recebeu essa informação com antecedência e precisão, de fonte fidedigna, foi Noé.

A pergunta que NINGUÉM responde é a seguinte: quanto a drenagem de SP aguenta de chuva, e por quanto tempo? É uma pergunta simples, e a resposta não deve ser simples, reconheço. Tem de esquadrinhar a cidade, fazer medições, dividir tudo por regiões, integrar os dados. Mas é uma resposta possível. Possível, mas NUNCA será dada, pois será uma forma de aferir se as obras e os serviços de limpeza de córregos, bueiros e rios estão realmente sendo bem feitos. Sim, porque se chover dentro do limite de escoamento daquela região e ela alagar, é porque alguém fez merda.

Quando estiver no banho, coloque o pé sobre o ralo e espere a água subir até o limite do degrauzinho. Retire o pé. O volume de água vai diminuir, mesmo com o chuveiro ligado. Por que? Porque o sistema de escoamento está dimensionado para a quantidade de água que sai do chuveiro e mais um pouco. Se o nível não baixar, chame o encanador. É isso: SP não precisa de um prefeito, precisa de um bom encanador.

About these ads

21 respostas para As respostas que ninguém dá. E as respostas que não servem pra nada

  1. Putz. Excelente. Já tivemos um presidente torneiro-mecânico e ter um prefeito encanador poderia ser uma boa experiência.

    Aliás, um torneiro que soube muito bem aparar arestas, não?

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Humberto Capellari and viniciusduarte, viniciusduarte. viniciusduarte said: Sobre as enchentes: SP não precisa de prefeito-engenheiro, precisa de ENCANADOR (ou bombeiro hidráulico, no RJ): http://bit.ly/8zb4CB [...]

  3. Alê disse:

    -
    Um prefeito mestre de obras, seria mais adequado. Que despachasse em pé, usando capacete, ostentando uma trena no bolso e lápis na orelha.

    “Apesar da alegação do prefeito Gilberto Kassab (DEM) de que o caos desta terça-feira (8) foi causado pela chuva com ‘volume acima do normal’, levantamento feito pelo UOL Notícias mostra que historicamente a cidade já enfrentou com muito mais tranquilidade índices pluviométricos similares ou maiores do que o registrado ontem.” -> http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/09/ult5772u6553.jhtm

    Alê

    Taí no link o que eu tentei explicar. Eu invento um parâmetro intangível (“muita chuva”) e me escoro nele pra justificar qualquer coisa tangível (o alagamento).

  4. Thiago Ferreira disse:

    Olha as respostas ai Vinicius: “O meu no seu, o seu no meu”. ahahahah

    • Vinicius Duarte disse:

      hahahaha, esse cara é uma figuraça!!! A culpa é da rotação da Terra! O rio não corre porque vai no sentido contrário! Veja a partir de 2:20 min.

      Valeu, Thiago.

  5. AndersonII disse:

    Vinicius. Leia essa:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/12/08/gira-mondo-gira-26/

    Flávio Gomes é uma das minhas primeiras leituras matinais. É o cara, mas desperdiça o tempo e o talento dele falando de carro. Recomendo.

  6. André disse:

    Vou chover no molhado (trocadalho do carilho). A quem cabe fazer essas perguntas e cobrar respostas? Na minha opinião deveria ser função da Câmara e da Imprensa. Mas falta vontade política e ou capacidade técnica para ambas.

    A imprensa até faz as perguntas certas, às vezes. Mas se a resposta é sempre essa, não adianta nada. Teria, sim, que provar que o cabra está sendo desonesto, intelectualmente falando.

  7. Até hoje não vi um político – ou técnico no exercício de mandato ou cargo-chave – com efetiva SOLUÇÃO para as enchentes. Apenas paliativos.

    E PSDB e PT alternam-se no papel de gestores e/ou xingadores de quem lá está.

    Enchente não tem solução, tem “redução de danos”. Por aqui ninguém “reduz o dano” porque nega a existência do problema enquanto não está chovendo, da mesma forma que uma mãe de drogadicto diz que ele “sarou” quando está careta. Depois que o cara chega “na nóia”, diz que ele “estava com más companhias”. Isto não depende de partido.

  8. Anísio_FC disse:

    Ninguém faz nada, ninguém fará nada…
    As chuvas estão muito longe das eleições.
    É esperar que o ano que vem tem mais.
    Ao menos dessa vez não deu pro prefeito culpar um prefeito de oposição saído recentemente, já faz algum tempo que a Marta saiu!
    A materia do UOL é boa em apontar possíveis causas, a cidade anda muito suja mesmo e ainda está chegando março com suas águas fechando o verão!

    Anísio, além de toda merda que escrevi aí no post, respondi pro Gravataí uma coisa que pode explicar muito sobre sua queixa. Enchente não tem solução, tem “redução de danos”. Isto é muito impopular. Melhor é prometer que vai acabar com enchente, e depois culpar S. Pedro.

  9. Alê disse:

    -
    Não houve caos.
    De acordo com reportagem do jornal O Globo, o prefeito afirmou que os paulistanos sabiam o que estavam fazendo e para onde deveriam ir, por isso não há por que defender que a cidade tenha passado por um momento caótico.
    “Foi um dia difícil para a cidade, mas não foi o caos. O caos é quando se perde o controle e você não sabe as causas para o que aconteceu”, disse o prefeito.

    O governador José Serra responsabilizou a população por jogar lixo em córregos e rios da cidade.
    -> http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/12/09/chuva-em-sp-kassab-nega-caos-na-cidade-serra-ve-problema-de-comportamento-da-populacao-915122266.asp

    Há previsão de chuva forte para amanhã na Grande São Paulo.
    Sampa para novamente? Quem arrisca um palpite?

    Alê

    Serra é um brincalhão, como diria Neto.

  10. Nunca antes, num janeiro de 2011 havia chovido tanto em SP.

  11. Luiz Ribeiro disse:

    Enchentes acontecem repetidamente por todo o Brasil com destruição e mortes. Obviamente as de SP são mais comentadas por se tratar da maior cidade do país. As cidades são administradas por políticos que, via de regra, são figuras totalmente incompetentes. Se SP ou outra cidade qualquer fosse uma empresa privada, o gestor seria sumariamente demitido e provavelmente o fato não iria se repetir com tanta gravidade.

    • Carlitos disse:

      Essa ladainha de que empresa privada é mais séria e competente do que o Estado na gestão já não cola mais há tempos… Vide vazamentos de óleo nos EUA, quebra de bancos nos EUA e no mundo, empreiteiras do Metrô em SP etc. Aliás, muito pelo contrário: são essas mesmas empresas que financiam a eleição dos calhordas que nada fazem em benefício à população. Fazem tão-somente em benefício às mesmas empresas, e um círculo vicioso e prejudicial à democracia financiado quase que exclusivamente pelo setor privado e pela mente privatista. No mais, os calhordas políticos, na maioria das vezes, são empresários bem-sucedidos, ótimos empreendedores privados e administradores de seus próprios bens. O problema político é sempre mais complicado do que mera “gestão”. Envolve escolhas políticas na aplicação de verbas, pressões que determinados setores – como a imprensa – podem exercer, mobilização ou desmobilização da sociedade civil, que no Brasil é muito desmobilizada etc.

  12. Hannibal disse:

    Culpar São Pedro é a solução.

    Afinal não se pode mexer na verba da Copa.

  13. Thiago Ferreira disse:

    E agora com a tragédia no RJ, precisamos de um presidente coveiro.!

    Torneiro-mecânico, ou encanador não resolve mais.

    E, somos obrigados a engolir um cara(Governador) culpando a chuva, depois culpando a ocupação irregular. E as bonecas não tem culpa de nada?

    Mais de 500 mortos cara!

    Ora, naquela merda não tem prefeito com saco roxo, para impedir a ocupação?

    Igualzinho(pior) do que aconteceu no ano passado em Angra.

    Perto do Rio, em matéria de governador e prefeito, se os nossos são ruins, os de lá são lixo.

    Esse Cabral é coisa ruim demais gente!

    • Thiago Ferreira disse:

      Complementando. Depois de ouvir brasileiros que moram na Austrália, igualmente alagada, dizendo que foram avisados até uma semana antes do desastre, somos obrigados a ouvir, um cara dizer aqui: “O alerta foi emitido, porém por falta de treinamento do pessoal, a defesa civil não fez chegar aos moradores o aviso”.
      Ora bolas! Se até índio sabe como disparar alertas, com pancadas em troncos de árvore, esse tal de Minc, conhecendo todas as áreas de risco, não teve nem a porca ideia, de colocar sirenes?
      Alerta devemos colocar na orelha desses burocratas recebedores de salário.

  14. pacheco disse:

    Vinicius
    Tenho acompanhado seu blog, seus comentários, constantemente e tomei a liberdade de escrever. Li num comentário acima sobre o Flávio Gomes. Hj ele escreveu este texto incrivel.

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2011/01/17/a-lama/#comments

    Um abração
    Pacheco

    Escreva aqui sempre que tiver vontade. Abraço.

  15. Vinícius, rolou uma situação de enchente braba por aqui, e me lembrei deste post seu. Copiei e colei descaradamente no meu blog, obviamente citando autor e linkando pra cá.

    Ia até pedir, mas já que tu já deixa claro nos seus avisos que a kibada por aqui é alavontè, fiz sem pedir mesmo, huahua…

    Só vim avisar que surrupiei sua idéia mesmo. Abraços, rapaz…

  16. Acabei colocando o link incorreto no comentário acima. Meu blog vai aparecer certo aqui. Lá tu pode conferir se não me apropriei intelectualmente de seu texto.

  17. Alemão disse:

    Vinícius, enquanto num sai post novo comento nos velhos mesmo..kkk concordo com tudo, menos um trecho do post:

    ” Ou, então, as chuvas em SP estão crescendo em PG desde a data que você escolheu. Estão? Não.”

    na verdade, eu li um artigo numa revista de ciências onde diz q cientistas descobriram q o aumento da quantidade de chuvas está fortemente ligado ao aquecimento global, sendo q se não diminuir a quantidade de emissão de gases, a quantidade de água das chuvas aumentará e já estão aumentando gradativamente…
    mas concordo q com um planejamento, ao menos uma redução de danos é BEEEEM possível o problema é q isso não interessa aos governantes…
    abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 436 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: