O câncer de Lula e a miopia dos neopseudodefensores do SUS

A imprensa noticiou que o ex-Presidente Lula tem um câncer na laringe. Esse anúncio gerou, nas internets da vida, três reações: uma parte das pessoas ficou triste e demonstrou sua solidariedade (política, humana ou rodrigueana, tanto faz); outra parte mandou um “bem feito, desgraçado!”; e uma terceira leva (os que se julgam politizados) iniciou uma campanha exigindo que ele fosse se tratar no SUS, pra sentir na pele o que sentem os brasileiros sem plano de saúde. Deixemos os dois primeiros grupos de lado. O primeiro, pela obviedade da reação; o segundo, pela anencefalia que os acomete.

Os que se manisfestaram exigindo nas redes sociais que Lula fosse se tratar no SUS, esses, sim, preocupam. Preocupam porque julgam estar interferindo politicamente nos destinos da nação, mas suas atitudes atabalhoadas e infantilóides só pioram as coisas. Mas isso é tema para outro dia.

Muitos identificaram na exigência insólita feita a Lula um ódio de classe, já que nunca se exigiu isso de inúmeras autoridades abastadas que, adoecidas, recorrem ao serviço privado de saúde. E nem é preciso ir muito longe para constatar isso, já que o VICE do Lula passou um tempão no caríssimo Hospital Sírio Libanês e, morto, foi tratado como herói nacional. Por que só Lula?

Eu respeito essa tese, mas ofereço outra forma de ver a coisa (mesmo porque Lula já mudou de classe faz tempo): existe um ressentimento político contra Lula. E, a meu ver, injustificado.

Como a história de vida de Lula é diferente das histórias de todos que o antecederam (e parecida com a da maioria da população brasileira), o povo viu na ascensão dele ao poder a chance de tudo mudar por aqui. Só que, obviamente, não mudou. Por conta disto, o ex-presidente (e CANSEI de ouvir isso) seria um traidor do movimento. Aos traidores, você bem sabe, o esquartejamento em praça pública é a pena.

Mas vejam só o paradoxo: por que Lula mudou e “traiu o movimento”? Porque VOCÊ MANDOU ele mudar! Ééé, você mesmo que postou no facebook que ele deveria se tratar no SUS, sabia? Não? Explico.

Em 1989, você elegeu Collor contra Lula porque o 1º era “caçador de marajás” e o 2º era um “agitador badernista greveiro barbudo comunista que ia dividir sua casa própria com os sem-teto”. Só que Lula e o PT, à época, estavam muito mais sintonizados com o que você HOJE considera o “movimento traído”. Você não o quis.

Em 1994, a mesma história. E novamente não foi dada a Lula a chance de “mudar tudo”. Preferiram FHC (e até com certa razão, a coisa parecia que ia engrenar, e o PT não oferecia nada mais atraente do que o já rejeitado em 89). Em 1998, cansado de apanhar e sem saber o que fazer, o PT se mostrou mais indeciso que mulher em loja de roupa. Outra sova no PT/Lula.

Aí o segundo governo FHC te deixou bem puto da vida, lembra? E você, de saco cheio, pediu pra oposição um projeto de mudar tudo, pero no mucho.

O PT entendeu bem a parte do “pero no mucho“, e escreveu uma cartinha de amor aos brasileiros, garantindo que tudo iria mudar, sem traumas ou revoluções. O velho e bom “fique rico grátis”, ou “vá pro céu sem morrer”, o esporte mais adorado pelos brasileiros.

E o Lula aparou a barba, passou falar mais corretamente, usar ternos chiques e, principalmente, apertou a mão e abraçou gente que, num passado nem um pouco distante, ele havia chamado de “300 picaretas”. Barganhou, ofereceu posições e garantiu que nada mudaria na vida deles, os picaretas.  E você, tão politizado, não percebeu que, para mudar tudo sem mudar o principal, o caminho é mais longo e penoso. E pode-se nunca chegar ao destino.

Agora, sem todas as mudanças que você gostaria que ocorressem sem o ônus da ruptura, acreditando numa terceira via que nunca existiu, você fica bravo com o Lula e quer se vingar dele. Age como o cara que propõe à esposa participar de swing e, no meio da brincadeira, reclama que ela está gozando mais com um desconhecido recém-conhecido do que contigo.

Lula mudou? Sim. Lula traiu ideais históricos do PT? Sim. Mas fez tudo isso à sua ordem, cidadão-de-bem, ou não teria chegado lá em 2002. Portanto, dê a quem foi tão subserviente à sua vontade o direito de usar o mesmo hospital que você usa ou usaria. Porque, certamente, o PT de 1989 (aquele que você escorraçou) era bem mais preocupado com a melhora da saúde pública. E, cá entre nós, você também nunca deu muita bola para o assunto, já que resolveu o seu problema comprando um plano de saúde de uma empresa que, certamente, faz generosas contribuições para a campanha dos políticos (Lula e o PT, inclusive). E aí fica difícil dar aquela vontade neles de melhorar a saúde, né?

48 respostas para O câncer de Lula e a miopia dos neopseudodefensores do SUS

  1. omelhorpreco disse:

    Confesso que não li 100% do texto(bem grande),Concordo plenamente quando diz que ha um “ódio de classe”, mas como vc mesmo disse outros políticos ficaram por longos períodos em hospital particular, mas então porque um foi aplaudido e o outro achincalhado?!?!!!

  2. Fábio Vanzo disse:

    Tio, num rola um botão pra facebookear os posts? Este merece.

    Sobrinho, tenho que ver aqui como faz isso. Obrigado.

    • JCBaldi disse:

      Olha só, a título de ajuda (rs):
      Mesmo qdo os blogs, sites não tem link do Face ou Twitter, o cara que quer postar pode fazê-lo. Basta baixar o Add This (no Baixaki) e a gente posta qqer texto em qqer rede social.

  3. Luis disse:

    A minha opinião é exatamente a que segue no link (http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/10/novas-lendas-sobre-lula.html). Não desejo mau a ele e a nenhum outro enfermo, mas o fato de sua doença não me faz esquecer que ele, junto com Sarneys, Renans, Barbalhos, Lobões, Hugo Chavez, Fidels e tutti quanti, são tumores da sociedade brasileira e da América Latina, respectivamente. Todos estes senhores compõe a grande metástase do ATRASO na América Latina.E eu, sou politizado, ou não ? kkkkkk

    Não sei se vc é politizado, mas, com certeza, ao apontar link do vociferante coturno noturno, certamente é um cara cheio de ódio (político e de classe) no coração.

  4. Adriano disse:

    OK. Vamos lá…
    Nunca tive “oportunidade” nenhuma de ir pra universidade alguma, inclusive pública, pois tive que trabalhar pra ajudar em casa, e não tinha tempo pra estudar, e menos ainda, dinheiro pra pagar uma universidade particular. Odeio política, por isso não defendo nenhum destes “ladrões” (generalizando). Porque com certeza a minoria é 100% honesta e não faria algo ilícito pra levar um “pouco” a mais de dinheiro pra sua “humilde” casa.
    Estou plenamente de acordo com o texto, muito bom por sinal, as pessoas ignorantes geralmente são aquelas que vão na “massa”, sem nem saber pra onde estão indo, ou porque estão indo. As famosas “Maria vai com as outras”.
    Mas gostaria de deixar bem claro um fato muito importante pra destacar meu prévio comentário, as pessoas que repassaram aquela foto do Lula com a mensagem idiótica dizendo que ele deveria se tratar no SUS, não tinham nem título de eleitor pra votar nas eleições de 1989 versus Collor, ou 1994 versus FHC. Por isso volto a dizer que as pessoas de hoje em dia, que não lêem, só vêem fotos e repassam as notícias pra causar polêmicas sem necessidades são preocupantes, porque infelizmente elas são o futuro do “nosso” Brasil.
    As pessoas que moram no Brasil estão cegas, porque não conseguem olhar para o país de fora e ver oque realmente o presidente Lula fez pelo país.
    Abandonei o “paraíso” e me mudei para os Estados Unidos, sou cidadão americano, assim como brasileiro e o que sei a respeito do Brasil e do Presidente Lula é:
    O Presidente Lula tem uma ótima “fama” internacionalmente, e agora o Brazil com as Olimpíadas e a Copa do Mundo, o Brasil está prestes a fazer sua entrada triunfal no palco global.
    Quando as pessoas pensam do Brasil, elas pensam de sua paixão e excelência no futebol, e não de arranha-céus em São Paulo, o centro financeiro de uma superpotência econômica incipiente. Eles pensam da batida pulsante do samba e Carnaval e não nas “comodidades”, ou a maior indústria de gado do MUNDO.
    Enquanto a maioria das economias do mundo estão paradas ou movendo igual “lesmas”, o Brasil está crescendo mais ou menos sete por cento ao ano! Isto é três vezes mais rápido do que os Estados Unidos! Isso mesmo.
    O Brasil tem a indústria de bio-combustível mais sofisticada do mundo. O Brasil já é o maior produtor de minério, e de ferro do mundo e principal exportador mundial de carne bovina, frango, suco de laranja, café, açúcar e tabaco. Em grande parte com destino a China, que substituiu os EUA como parceiro comercial do Brasil.
    Apesar de algumas preocupações sobre ele e seu “Partido dos Trabalhadores”, e apesar de uma série de escândalos políticos que ameaçavam arruinar sua carreira, o Sr. da Silva demonstrou um leve toque quando se tratava de administração econômica e diplomacia política, evitando os impulsos populistas do líder de esquerda do outro ascendente através de grande parte da região, incluindo Venezuela e Bolívia. Ele promoveu o crescimento do Brasil através de uma combinação de centro de respeito para os mercados financeiros e programas sociais focalizados. Através da expansão de transferência de dinheiro de programas para os pobres, subsidiar empréstimos à habitação e aumento do salário mínimo, seu governo retirou mais de 20 milhões de pessoas da pobreza. 20 MILHÕES!!! A classe média cresceu 29 milhões de pessoas nos anos em que Lula foi presidente. Dá pra acreditar?
    Enfim o Lula tem uma aprovação nacional de 80%, o resto ou são ignorantes ou simplesmente o odeiam, oque não dá pra entender.

    Adriano.

    Adriano, eu até gostaria que todas as pessoas que repassaram a “mensagem idiótica” não tivessem título de eleitor, mas só no meu FB eu bloqueei 2 pessoas que votaram em 1989.

    • Adriano disse:

      OK, mas levando-se em consideração que normalmente as pessoas têm em média uns 100 “amigos” no Facebook, estas duas pessoas que você bloqueou são apenas (roughly) 2% dos seus “amigos” que se elevada numa escala maior abrangendo todas as pessoas, são insignificantes.
      Viva ao Lula! O Presidente que mudou a nação pra melhor e “rumo” ao primeiro mundo. Vamos só torcer pra Dilma não destruir a economia que o Lula criou.

      • Marcelo disse:

        Qual economia que o Lula criou? O teu Brasil não é o mesmo que o meu então, meu caro. A economia do meu Brasil começou a crescer lá nos anos 1990, quando a inflação foi domada pelo plano Real, o sistema financeiro saneado pelo PROER, os marcos regulatórios levaram serviços antes restritos a elite das capitais a população menos favorecida, os elefantes-brancos (teles, minérios, defesa) foram desestatizados e passaram a gerar riqueza, emprego, desenvolvimento e renda para o país, as instituições saíram fortalecidas e pela primeira vez se investiu de verdade em programas sociais de distribuição de renda, como bolsa-escola, bolsa-gás e etc. E o que fazia o sapo barbudo naquela época? Boicotava tudo, dizia que o Real ia acabar com o país, bolsa-escola era esmola, PROER era ajuda pra banqueiro (sic), desestatização era “entreguismo”. Acorda, galera! O Lula não descobriu o Brasil!
        E tu que tem orgulho de sermos exportadores de commodities, eu tenho é vergonha! Tenho orgulho de exportar jatos. Produzidos pela Embraer. Aquela que foi desestatizada, e virou a 3a maior fabricante de aviões do mundo. E que está nas mãos de brasileiros, como nós, e não na mão de um partido, toda aparelhada. A verdade é que o PT privatizou o estado Brasileiro.

    • iaci Viana disse:

      Adriano, você AMA o Brasil e MORA nos Estados Unidos? Que escolha é essa? Não compreendo!

      • Adriano disse:

        AMO o Brasil, mas o problema do Brasil é que quando você consegue se destacar no que faz e passa a ter “reconhecimento financeiro” vira alvo de bandidos. Pra que ter se não pode usar.
        Mas em compensação não há no mundo um lugar com gente mais bonita, melhor comida e melhor clima.
        No Brasil não tem tornados, vulcões, ou terremotos matando as pessoas, é ainda pior, as pessoas matam as pessoas!
        Por isso fico revoltado com estes políticos que não fazem nada, ou fazem pouco a respeito da violência.

  5. Carol disse:

    Eu não tenho ódio política e nem de classe……E achei q o Vice do Lula tb deveria ter sido tratado no SUS, assim como acho q o Lula tb deve fazer isso!!! Não sou desumana por isso e nem odeio o Lula, ou passar pela mesma situação que milhares de brasileiros é achar isso desumano??? Desumano pra mim é outra coisa…..

    Eu não acho “desumano”, eu só acho idiota.

  6. Márcio Guerra disse:

    A direita deste país continua cada vez mais se mostrando nojenta e cada vez mais sendo necessário que ela sim, seja banida deste país. “Viúvas de FHC” inconformadas com a mudança social promovida neste país no Governo Lula, sequer conseguem ser solidárias num momento como esse. Triste. Esse é o ser humano. Mas o povo brasileiro já respondeu a essa gente e vai continuar mandando os tucanos voarem por outra freguesia. Aqui eles já fizeram a “farra do boi” para os amigos por muito tempo. Agora é a vez do povo brasileiro.

  7. Fred Rosas disse:

    Eu não acho que seja só por causa da mudança de rumo do PT de 1989 para cá, o que mais indigna essa gente foi o sucesso que ele teve como presidente, apesar dos problemas de corrupção o que infelizmente no Brasil é um problema edêmico, que não se acabará nos próximos 100 anos. A saúde no brasil é ruim? claro que é, mas já esteve muito pior, tanto que criaram a tal da CPMF, depois justamente no governo dele resolveram acabar com esta contribuição, ai essa gentinha que apoiou o fim da CPMF vem com essa babaquice (perdão da palavra) dele se tratar no SUS, o que seria um desperdício de dinheiro público, pois ele podendo pagar um tratamento privado estaria ocupando a vaga de uma pessoa que não tem condições de pagar, essas consequencias esses bando de idiotas (perdão de novo) não pensam… ai se ele faz isso estariam criticando por ele tomar uma vaga de alguém que precisa… e por fim, eu acredito que o problema da saúde não se resolve se politicos começarem a se interner na rede pública, é um problema que tem vários outros fatores mais complexos que merecem receber uma discussão mais séria do que esse pseudomobilização de um bando de imbecil (desta vez não peço desculpa).

  8. Diego Pereira disse:

    1- O Lula tem todo o direito do mundo de se tratar onde ele quiser.

    2- Muitos que escrevem “Lula no SUS” nunca passaram perto de um Hospital Público.

    3- Muitos nem pagam o plano de saúde. Quem paga são os pais.

    4- São os mesmos que defendem o Estado Mínimo. Mas agora eles querem que Lula se trate no SUS. Hipocrisia dessa turma.

    5- Os políticos que eles votaram (eleito ou não) utlizariam qual serviço?

    #ForçaLula

  9. Chris disse:

    Que texto ruim! Para poder escrever essa “coisa” vc construiu sua argumentação de maneira falsa : Afirma que Lula mudou pq o “povo” exigiu. Lula mudou pq ele queria chegar ao poder… Lula mudou pq o PT queria o poder. E era só o poder, já que mudar o país ele não mudou. Eu e a maioria das pessoas do país e mesmo do FB não poderíamos nos tratar no Sírio Libanês, já que ou não temos o Plano de saúde milionário, ou não temos plano algum e nem dinheiro para pagar um hospital desse porte. O motivo pelo qual muitos estão criticando é o discurso do ex presidente afirmando que o SUS é perfeito. Se é perfeito, use.

    1- Obrigado; 2-Verdade, o Lula mudou para chegar ao poder, mas você esqueceu que, para chegar ao poder ele precisaria mudar de acordo com a demanda de quem votaria nele (do contrário, ninguém votaria); 3- aguardo o link mostrando o Lula dizendo que o SUS funciona perfeitamente (ele disse que A FILOSOFIA do SUS, sim, é perfeita: saúde para todos, independentemente de poderem pagar por ela – você discorda?).

  10. Roger disse:

    SUS não, Cuba! Já que ele elogia tanto aquela ilha presídio, a medicina por lá e seu amigo morto vivo, Fidel.
    Eh, mas Lula pode ser burro, mas não é tonto né…
    O negócio é o imperialista burguês Sírio Libanês.
    PTralha quando fica doente adora um hospital capitalista. Nenhum deles vão para um elogiado SUS, né? Por que será?

    Talvez porque o sistema aqui seja capitalista, tão ao gosto de quem agora quer mandar ele pro SUS. E, só pra relembrar, o Lula não implantou o sistema capitalista no Brasil. Ele pode até curtir o “morto-vivo” do Fidel, mas agiu exatamente como você sempre quis. Afinal, o Sírio não foi estatizado e você pode, mediante régia paga, passar uns dias por lá em caso de necessidade. Claro, se você ganhar para isso. Do contrário, bom HC pra ti.

  11. Roger disse:

    Não, eu não ganho como o Lula após 8 anos mamando do erário público e Mensalões, para ir a um SPA no Sírio Libanês. Eu sou trabalhador e não um investidor como ele. Quanto ao fato de: “Afinal, o Sírio não foi estatizado”, se viver verá; é ainda parte da estratégia PTralha para os próximos 30 anos deles no poder. Eu disse ‘poder’, porque governar eles nunca souberam o que é.

    Caso não saiba, blogueiro, procure ler as atas da fundação do Partido Socialista Comunista do PT…

    …É que o brasileiro lê tanto quanto um Lula, né!

    Se quiser tem uma palhinha aqui:

    http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/saeculum17_dos06_nunes.pdf

    Bye.

    Bye!

  12. liliane disse:

    Primeiramente quero informar que se Lula se tratar no SUS ou no Hosp.Sirio Libanês não fará diferença. O protocolo a ser seguido para este tipo de cancer é o mesmo.O que me deixa indignada aqui é o fato de que no SUS tem pacientes e “ pacientes”. conseguir uma vaga em um hospital publico depende da “regulação”, sim isto mesmo!! quem determina qual a importância, que grau de sobrevivência você terá é quem vai determinar se você terá direito ou não de uma vaga a emergência,se não você levará uns 6 meses para começar o seu tratamento , se você sobreviver até lá. Para mim esta bem claro é que existe uma população que vive perto demais desta miseria toda e tenta gritar por socorro!!Você falou que o Vice José de Alencar teve o direito de se tratar na rede particular sem grandes manifestações e então por com Lula surgio toda esta “Gritaria”?? Simplesmente porque tempos atrás ele falou que o SUS estava tão bom que se ele ficasse doente iria se tratar no SUS. Agora nos sabemos que ele pode se tratar em qualquer rede publica que não irá fazer diferença, pois ele não irá pegar 12hs de espera , dormi na fila para ser atendido pela primeira vez.ele näo fará parte dos pacientes da maldita “regulação”. Ele irá simplesmente furar a fila, ser tratado talvez ,no Hospital de Barretos que é referência em Oncologia e os pacientes são todos tratados pelos SUS!! Sim, este hospital não atende a rede particular !! Só atende a rede publica e é unico no país que atende somente a rede publica com conforto e aparelhagem de ponta, talvez posso até me atraever a dizer,mehor que a do Hops. Sirio Libanês. Acorda meu povo!! O que queremos aqui é mostrar que estamos pedindo socorro,tem gente morrendo ao relento!!! Eu odeio politica e politicos!! Eu quero mais é que ajudem somente a população terem um tratamento digno,sem que se escolha se eu sou um paciente apto a sobreviver ou não!! Se eu tiver que morrer que eu morra sem sofrimento, sem grandes dores, sem apodrecer vivo. Estão usadando a figura de Lula uma pessoa altamente populista e que também a todo tempo citava que se trataria no SUS para mostrar que na hora“H” todos sabemos que o SUS não é para todos.Não levem isto como uma ironia levem isto como um pedido de socorro, pessoas também precisam de ajuda e pelo amor de Deus olha o drama!!Cancer quando tratado em tempo ele tem controle sim!! Vamos olhar como um todo sem se apegar se o tratamento de Lula vai ser melhor aqui ou lá.Eu não desejo o mal para ninguem,muito pelo contrário quero mais é que todos fiquem bem. Agora como homem publico que Lula é, e como ele se diz que é igual a toda população Brasileira que faz uso do SUS quero dizer apenas que neste momento as pessoas estão usando tudo isto como um pedido de socorro. Fica 2 noites na fila, pegue a regulação que o médico vai julgar se seu caso é urgênte ou você vai para uma suposta “fila” ai você ira gritar SOCORRO LULA EU ESTOU DOENTE IGUAL A VC !!!ME AJUDE!!! é somente isto!! Um pedido de SOCORRO!!

    Sim, e o Lula, que governou 8 dos 511 anos do Brasil, agora virou o Chapolim Colorado e, com sua marreta biônica e seu câncer, resolverá todos os problemas e defenderá a todos indo pra fila do SUS.

  13. Luis F disse:

    Meu quanta babaquice, dos dois lados agora voltaram com a hsitória do Dirceu mandar descer a porrada no Covas com cancer maniqueismo politico ridiculo.

  14. Tá meio hilário isso aqui. Vc tá despertando o ódio das pessoas hehe.
    O texto é ótimo, como sempre. Concordo em gênero, número e degrau.
    Abraço.

  15. henrique disse:

    Eu nunca votei no fhc e no collor…. votei no lula.. Espero que o câncer dele não faça esquecer que ele deu um grande suporte a corrupção nos 8 anos de governo. A mídia e muitos blogues agora dizem que ele é uma espécie de deus bonzinho. Isso aqui é um blogue prOgressista?

    Não, não é. Só lembrando que, sem câncer e apesar do “suporte a corrupção”, Lula deixou o governo com 80% de aprovação.

  16. Eduardo disse:

    Quando aparece alguém que defende os menos favorecidos, logo a mídia faz seu papel de queima-lo,pois seus interesses são divergentes desta idéia. Ter uma população burra e que engole tudo o que lhe impõem é o que sustenta os empresários, que sustentam os corruptos, que sustentam a mídia, que sustentam o povo com programação imbecil e notícias manipuladoras. E o povo, pouco dotado dessa percepção, gosta de sustentar reis, corruptos e outros parasitas que mamam nas tetas do Estado.

  17. zé Galo disse:

    Legal esta todo mundo contente com o SUS, inclusive o colunista do blog. Entende que esse tipo de revolta não como ódio e sim um forma de manifestar a indginação quanto aos serviços publicos prestados em nosso bRASIL varonil e não é só a saúde. Não desejo mal algum ao nosso ex-presidente sou muito grato as inumeras coisas boas (e outros milhões de brasileiros também) que ele fez para nosso país e procuro esquecer as ruins que ocorreram em nosso governo.
    Vida longa ao REI e prosperidade ao nosso Brasil.

    Olha, eu sei que não sou maioria, mas só uso o SUS e estou muito contente com ele. O brasileiro gosta de ser indignado, só não sabe como transformar essa indignação em mobilização efetiva.

  18. Então quer dizer que Lula foi apenas alguém foi levado a mudar de roupagem para se adaptar ao sistema? E eu tenho parcela nisso? Porque me deixei ser ludibriada pelo sistema? Bem comum esse discurso que coloca a culpa nos brasileiros e é mascarado por um ‘amor nacional ao sistema cômodo’. Pois, o PT de 89 não teria modificado o SUS,.. O problema é que as pessoas estão muito acomodadas na sua vida perfeita apenas questionando política para se sentirem intelectuais. Antes de defender o ex-presidente seria necessario constatar a realidade do do sistema único de saúde. Porque falar á respeito do Lula e calar com a relação ao seu vice? Pela popularidade que o lula possui e talvez como um dos ultimos recursos para acordar a sociedade brasileira, que se vende por uma mísera bolsa família e acha normal usar um sistema privado de saúde. Estou cansada de ver tantos pseudointelectuais discorrendo a despeito da ciencia política e ficando inertes! Não, nao sou a favor da política de FHC e percebo o Lula se deixando levar pelo sistema, sim! Talvez a culpa seja realmente minha por ter me calado diante de tanta impunidade e ter deixando tantas pessoas brincarem de opinar e comandar o Brasil. Faço um convite a todos, saiam da leitura de blogs sensacionalistas e vão passear pela realidade brasileira…

    O engraçado é você afirmar categoricamente que algo não ocorrido no passado (a vitória do PT em 1989) não daria o resultado esperado e me chamar de “sensacionalista e pseudointelectual”. Não sou intelectual: nem pseudo, nem real. Quanto à inércia, prefiro ser inerte do que fazer manifestação infantilóide em rede social. Se não ajudo, pelo menos não atrapalho.

    • Quando falo que não daria resultado a vitória de 89, estou me referindo a impossibilidade de se querer mudar o país, mudando o topo, , isso nunca mudou nada, tampouco vai mudar! A intervenção tem de ser na base. Criar desculpas é muito fácil. Falar que a inercia é justificavel (Se não ajudo, pelo menos não atrapalho. Que pensamento é esse?), sirvo apenas para publicar pensamentos defendo a culpa para uma sociedade que já é marginalizada ,e, não muda porque não tem perspectiva! Ah, isso também é muito facil, principalmente se EU nao dou qualquer contribuiçao para mudar a perspectiva! Chamar quem critca e discorda do sistema e de suas opinioes de infatil também é facil! Dificil é sair de trás de computador e do Blog fazer algo! Fiz um convite, te chamando para realidade, bora conhecer para intervir e escrever de forma densa sobre o assunto! Isso sim vai mudar! Agora eu pergunto, como alguém pode querer opinar e ser formador de opiniao, se nao está seguro de que é real? Poxa, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve! Chega disso, Brasil!!!!!!

      Eu ESTOU na realidade, Aline. Ou você acha que é um robô que escreve? Você não sabe da minha vida, mas se acha no direito de dizer como EU deveria agir e forma juízo sobre as minhas atitudes, mesmo sem saber nada sobre mim. Enquanto eu faço uma leitura geral, você particulariza. O pensamento “quem não ajuda, que não atrapalhe” é milenar. Dispenso o seu chamamento. Eu, assim como você e QUALQUER UM, pode ter a opinião que bem entender. Não estou aqui pra “formar” a opinião de ninguém. A minha, certa ou errada, boa ou má, eu mesmo formo. Recomendo que façam o mesmo. Todos têm o direito de agir na sociedade do jeito que bem entendem, assim como todos têm o direito de achar a intervenção alheia infantil, babaca ou equivocada. Você fez isso comigo, não fez?

      • Não, nao fiz. E só insistir em responder porque gosto de pessoas com opinião, e gosto de perceber o que de fato é real quando elas escrevem, Gosto da diversidade, e concordo com você que nessa vida social voce tem o direito de agir como quer. Mas discordo em um ponto, você quer formar opinião sim! Quer mostrar o que realmente pensa e no mínimo chocar alguém, se nao não teria um blog. E na minha opinião, isso é louvavel, até porque faço o mesmo!rs. Opiniões fortes se chocam, e faz com que os emissores repensem, nem que seja para chegar na mesma opiniao de sempre, isso é comunicar… E é assim que poderemos mudar algo. Enfim, gostei, e sinceramente espero que discordemos muitas vezes…

    • Quando me referi que o resultado PT 89 nao seria o esperado, me espelheir na velha premissa de que não há mudança que ocorra do topo, é preciso mudar a base, a educação e nao usar o voto como cabresto para milhares de eleitores. Se o pensamento nao mudar, nada muda! Agora achar que é possivel mudar o pensamento da população, jogando a culpa para um povo que não tem perspectiva de mudança é muito facil, é agir igual a ele! Repito a mudança é na base! Educação para esse povo! Mas, é sempre muito facil colocar a culpa no governo, e viver na minha inércia, até porque eu nao tenho nada com isso! Chega desse discurso!
      Fiz um convite a voce, bora conhecer a realidade, vamos vivenciar o sus e as dificuldades que todos passam. E desta forma escrever com mais propriedade sobre o tema! Não estou dizendo que sou a dona da verdade, mas jogar a culpa para quem nao tem pq eu nao faço nada e ainda pioro a situação, é muito fácil! Acho que deveriamos ter a premissa: Primeiro eu faço, conheço, entendo e depois critico. É a constante esquiva da culpa que chamo de sensacionalista e pseudointelectual!
      Fique triste em ler o seu comentario e perceber que você não se acha real! Poxa, se eu nao sei para onde estou indo, qualquer lugar serve… Imagina quando não sei se existo. Um aparente trocadilho, que se fez denso no significado! Enfim, ja passou da hora de agir.. Acorda Brasil!

      Seu problema é um certo afobamento na leitura do que escrevo (ou sou eu que escrevo muito mal, pode ser). Eu não disse que “não me acho real”, disse que não me acho um intelectual real. Eu FREQUENTO O SUS, não precisa ninguém pegar na minha mão pra ver como está. Não tenho plano de saúde, nem dinheiro pra gastar com médico.

  19. Eu quando trabalhava e tinha direito a “convênio” também não usava os serviços do SUS.
    Acho uma babaquice monumental quererem que o Lula vá ao SUS.
    O ZéBolinhadePapelSerra, o “Maior e Melhor Ministro da Saúde do Mundo” não foi ao SUS, nem na campanha, então não pode exigir nada de ninguém nem ele nem seus adoradores.

  20. Pimba disse:

    então leiam isso, senhores indignados:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/veja-1-diogo-o-blogueiro-escolhido-por-franklin-e-lula/

    Eu identifico um babaca quando ele usa o erro do inimigo dele como salvo-conduto pra cometer o mesmo erro.

  21. Leonardo disse:

    mas a política toda do PT e outros partidos de esquerda é MOVIDA A ÓDIO DE CLASSE Vinícius.

    depois reclama.

    Pois é, mas eu NÃO DISSE que acho a reação movida por ódio de classe, Leonardo. Leia com mais atenção. Ninguém está reclamando (exceto vários comentaristas, mas aí é contra mim :D).

  22. Claudio disse:

    O exemplo da suruba é tão sensacional que merece um Prêmio Comunique-se de deselegância jornalística. Aliás, acho que ele despertou um pouco da ira nos comentários hahahahahahaha…

  23. UM DEMAGOGO NÃO CUMPRIDOR DA PALAVRA!!!
    Lula, você disse (Prometeu) que gostaria de ficar doente para se tratar no SUS .
    E ai demagogo, vai cumprir sua palavra, ou foi mais uma de suas bravatas barata, demagogas e Hipócritas?
    Gente, Vamos fazer campanha nas redes sociais para exigir de Lula que cumpra a palavra e vá se tratar no SUS .

    Só uma pergunta: se Lula tivesse recorrido ao SUS para se tratar, você JURA que não estaria fazendo campanha do tipo “olha como ele é safado, quer se fazer de coitadinho indo ao SUS e tirando a vaga de quem precisa! Se ele tá rico, ele que pague o tratamento e pare de mamar nas tetas do Estado!”?

  24. Adriano disse:

    Caramba, está ficando tenso o clima aqui, é simples, se você deseja mal ao Lula, o problema é seu. A pessoa do seu lado pode estar te desejando o mesmo. Eu desejo a todos, os mesmo que desejam a mim, em dobro. Colhemos o que plantamos.
    O Lula resgatou a economia deste país que vocês vivem, se estivesse nas mãos de outro FHC estaria na mesma, parado.
    Agora estes “aborrescentes” metido a jornalistas formados na Universidade Fundo de Quintal, “Maria vai com as outras” repassam informações que nem lhes interessam somente pra parecer “culto” ou fazer parte das ridículas “modinhas” nas redes sociais.
    Faça um quiz no Facebook e pergunte quem sabe o significado da sigla SUS, não vale olhar no Google. 70% nem saberiam, mas mesmo assim repassaram a mensagem.
    Desligue o computador e vá ler um livro! Aí sim você pode começar a pensar a se considerar “culto”.
    Viva o Brasil, viva a economia Brasileira.

  25. Múcio Rodolfo disse:

    Esta conversa toda me fez lembrar de uma sátira publicada na revista MAD em 1993 -aproveitando o plebiscito que iria decidir com a qual a forma e o sistema de governo adotado no país- chamada FORMAS DE GOVERNO QUE GOSTARÍAMOS DE VER. Entre as formas sugeridas estava a do Comunismo Comunitário, sistema no qual “…o Presidente e seus ministros e quem mais for da sua família, irão de ônibus para o trabalho, entrarão em fila pra médico, colocarão os filhos em escola pública etc. igual a todo mundo. Supõe-se que com seis meses de mandato, teremos a melhor rede escolar do mundo, hospitais de primeira linha, ônibus de fazer inveja a japonês e assim por diante”

    • Na teoria isso seria bonito, Lucio; mas na prática os serviços seriam “levemente alterados” para permitir níveis diferenciados de atendimento, padrão deputado e padrão povão.

      Ou, o que é mais provável, os serviços de saúde e educação seriam estatizados e nivelados pela média (baixa) e quem procura um serviço diferenciado ia se lascar completamente; e, se reclamássemos, alguém diria “mas é assim na Finlândia …”

  26. Carlos disse:

    Tal reação de revolta, deve-se principalmente ao fato do molusco ter debochado em rede nacional durante discurso de inauguração de uma unidade do SUS, dizendo “Dá vontade de ficar doente só para ser atendido pelo SUS…”.
    Ele deve apenas cumprir o que disse aos seus eleitores…

  27. Retrospectiva, para quem não tem memória curta:
    Há mais ou menos 1 ano atrás, Serra, o “melhor ministro da saúde da história do Brasil”, o candidato da horda dos que encabeçam a campanha “Lula no SUS”, levava uma bolinha de papel na cabeça e foi fazer uma TOMOGRAFIA numa clínica particular. Pode isso, Arnaldo?

  28. Bruno Ferreira disse:

    Quando ele correu pro sírio libanes, comunicou uma coisa bem simples: se eu me tratar no sus que é aonde o povo vai, eu vou comer o pau que o diabo amaçou e não existe outra alternativa além de um hospital privado.

    o problema é que isso deixa a pergunta, e o povo quando, e eu e vc, quando precisarmos vamos pra onde?

    Um representante do governo ir para um hospital privado, ou como o chavez fez, foi pra outro pais, é como da uma tapa na cara do povo, é admitir que o estado não presta e não tem segurança e credibilidade, o sujeito ta la pra representar o povo e no final ele fica rico e tem tratamento diferenciado e o povo que se exploda.

    e é ai que esta a base da crítica a essa injustiça social e vem a acalhar pois lula é um ícone brasileiro, josé alencar a massa num sabe nem da onde surgir, mas isso tanto faz, o que importa é se a crítica vale, e no meu ver, vale muito.

  29. José disse:

    Ainda bem que no mundo real, que não é essa internet parcialmente tomada por idiotas filhinhos de papai tucanóides, o Lula tem o devido respeito e reconhecimento, e, de novo e sempre, se ele apoiar um poste, no mundo real, este poste será eleito, para o choro e ranger de dentes do imbecis. Mas que eles não fiquem tristes, pois dentro de uns duzentos anos o DEM vai retomar o poder. Keep Walking!

  30. André disse:

    Pessoal que quer mais que o Lula morra,
    Melhor desejar que ele vá se tratar nos EUA que em Cuba.

  31. Roger disse:

    Bah, como tem leitor de “Veja” aqui !

    Parabéns ao autor, “facebuqueei” o artigo para os meus amigos abobados.

    • Marcelo disse:

      Leitor de Veja é defeito, veja só! Já viu a CartaCapital? É praticamente um diário oficial; nunca se leu nela um grande furo ou uma denuncia. Num país em que tu chuta uma pedra e aparece um trambique de governante? Acho estranho.

  32. Bairrista disse:

    faz um favor pro mundo, antes de dizer que um grupo é x, y ou z, vai ler essa abobrinha repetitiva e refazer o teu baita julgamento, podias ser magistrado, heinho batista?

    vai pegar uma enxada e capinar com os sem terra!

    Ok, eu vou. Contanto que você vá encher uma laje com os sem-teto antes de comentar em blog.

  33. Dani Karasawa disse:

    Excelente texto. E você colocou um ponto muito importante: o PT sentiu o momento, mudou e conseguiu vencer. Infelizmente a corrupção existe dentro da sociedade, ela não foi inventada em Brasília. Ninguém toma “injeção de corrupção” quando vence uma eleição.
    Afinal, numa sociedade pautada em “jeitinho”, “se eu não for mais esperta do que você, você será por mim”, entre gatos, subornos and caixinhas para monobristas que levam seu carro para passear, o Brasil precisa mudar em cada casa. Que atire a primeira pedra virtual quem nunca ouviu de um parente (ou pensou a respeito) a jocosa frase “Poxa, preciso fazer um pé de meia. Entra lá, vai? Aí você consegue emprego pra gente”.
    No último final de semana perdi a amizade com uma prima por causa disso. A “última vítima” foi uma tia. Muito fácil falar de corrupção, Lulas Malditos, etc., quando dentro de casa você e sua família pensam que política é pra se dar bem e ter mansão…

  34. Alemão disse:

    velho, atuo na área metalurgica do ABC e vejo q na opinião dos mais esclarecidos politicamente ele não é um traidor do movimento e sim um aproveitador do movimento… a única diferença q notei do governo FHC pro governo do Lula foi uma supervalorização dos Sindicatos, q ganharam muita força e expulsaram da região muitas pequenas e microempresas….
    quanto ao tratamento no SUS, sigo o princípio do político bom é político morto, então pra mim tanto faz onde ele vai se tratar e não tenho anencefalia, só me falta esperanças de ver um bom político quando vejo certas atitudes do povo…
    abraços e parabéns pelo texto…

  35. Luiz disse:

    Amigo: A tal frase do Lula foi pinçada de um contexto em que ele inaugurava um moderno hospital público e teve a infeliz idéia de dizer que “dava vontade de ficar doente”…..
    Eu moro em Curitiba, no meu bairro existe uma clínica da Prefeitura que atende sómente os moradores do Bairro, precisa se cadastrar, tem uma carteirinha e temos um atendimento médico bastante razoável. Existe também um pronto socorro no Bairro com atendimento 24h. Duas pessoas próximas, em ocasiões diferentes tiveram problemas graves, precisaram de cirurgias de emergencia e foram prontamente atendidas no Hospital de Clínicas (Federal).
    Eu e minha familia recebemos gratuitamente remédios de uso continuo, sem dificuldades nenhuma.
    Muito recentemente uma pessoa da minha familia, lamentávelmente foi diagnosticada com uma doença gravíssima (ELA), segundo informações o remédio paliativo do mal, custa cerca de R$ 3mil/mes. O Governo distribui este remédio sem maiores burocracia, em 3 dias estava com o remédio em mãos.
    Evidentemente estamos no 3; mundo e existem falhas terriveis em todos os setores, mas existem boas coisas, como relatei….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 432 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: