Nota de falecimento

Informo neste espaço o falecimento, em meu coração e minha mente, da Sra. Sonia Francine, jornalista e vereadora da cidade de São Paulo. A causa mortis foi a desilusão causada pela sua candidatura a deputada federal, abrindo mão do mandato para o qual foi eleita, com uma ínfima colaboração deste inconsolável eleitor, que desabafou à beira do caixão:

– Pô, Soninha, você, não! Que porra de água servem aí no Palácio Anchieta que causa tanto estrago? Onde estão seus ideais? Quem vai ficar com o meu voto? O Zelão?

Era uma manhã de julho, estava saindo para trabalhar, quando vi grafitado em um muro quase defronte a minha casa aquela imagem, uma moça de nariz pontudinho, franja e uma frase: “é a nossa cara”. Era a MINHA cara. Pensei: “cacete, nunca dei um voto tão bem dado”. Digitei na urna, sentindo-me realmente um eleitor. Fiz campanha, indiquei-a a indecisos e conhecidos. Fiquei pendurado no site do TRE até ter certeza que seria eleita. Foi, de goleada. Acompanhei, na medida do possível, seu desempenho. Não me parecia nada de excepcional, mas compreendia, pois sei que a experiência conta muito. Pelo menos, me confortava com a certeza de que não ajudei a pôr uma raposa para tomar conta do galinheiro.
Como você, Soninha, vai colocar-se em relação à atitude do Tevez em abandonar o Corinthians para jogar na Inglaterra? Vai dizer que foi “falta de ética”, “não cumpriu o contrato”, ou vai na linha “o jogador tem de ver o que é melhor profissionalmente para ele, a carreira é curta, etc., etc.”? Você, Soninha, deu uma de jogador de futebol, destes que a gente da galera chama de mercenário. Abandonou um cargo que consideramos (nós, seus eleitores) fundamental, e por isso votamos em você. E agora estamos órfãos.
Digo-te mais: seus (ex)eleitores são muito mais espertos do que você e o PT pensam. Se te chamaram para ser “puxadora de votos”, avise-os que quebraram a cara. Eu mesmo vou colocar no meu táxi um adesivo “NÃO VOTE NA SONINHA, ELA ME TRAIU”.
Mas o mais risível desta estória toda é assistir à propaganda eleitoral do PT dizendo “quem não honrou seu compromisso não merece o seu voto”, em alusão ao canalha José Serra; como se um candidato precisasse de um documento assinado para corroborar sua intenção de cumprir o mandato ao qual concorre. É equivalente a dizer que o cara é contratado, tem sua carteira de trabalho assinada e ainda deve escrever uma declaração, registrada em cartório, comprometendo-se a não abandonar o emprego.

RETIRE SUA CANDIDATURA, SONINHA, E VOCÊ RESSUCITARÁ NESTE ÍNFIMO ESPAÇO. MOSTRE QUE É DIFERENTE DE VERDADE! NÃO CAPITULE DIANTE DESTA POLÍTICA NOJENTA DE RESULTADOS.

3 Responses to Nota de falecimento

  1. Humberto Capellari disse:

    Você falou que ia escrever, e manteve!!!
    São dois ex-eleitores, contando comigo, e a descrição que o Vinícius fez, sobre como sentiu-se ao votar na Dona Soninha,comigo foi igual.Até agora nenhuma das pessoas que foram “influenciadas” por nós e que acabaram também votando na jornalista veio nos cobrar, mas será questão de tempo.
    Não sei se posso – legalmente e moralmente-, mas vou sugerir o voto em Luiza Erundina e em José Eduardo Cardozo.
    Só que meu motivo é diferente do alegado pelo taxista, mas não o exclui: de vereador novato a deputado federal,direto ?

  2. Vinicius Duarte disse:

    Mandei uma cópia pra ela, e ela respondeu. Teve tréplica, que publicaremos em breve. Como diria Silvio Santos, Aguardemmmmmm!

  3. João Carlos disse:

    Votei na Soninha e também fiquei um pouco ressabiado com essa história. Mas achei que ela apresentou bons argumentos. Acredito que ela poderá contribuir muito mais no âmbito Federal que no Municipal, quem sabe até lutando por uma reforma política que mude as atuais estruturas que limitam a ação dos municípios. Assim, menos vereadores abandonariam seus mandatos.

    Vou votar nela para deputada.

    Vinicius, muito bom o seu blog! Vou colocar um link no Blog da Reeleição.
    Parabéns!

Deixe um comentário

