Meus vizinhos…

Defronte à minha humilde choupana, ergueu-se um prédio de 25 andares. Um por andar, custa 1 milhão cada apê. Esses tipo “varanda com churrasqueira”, “espaço gourmet”, etc.
Tem um morador do terceiro andar que gosta de fazer uma reunião, tomar umas biritas, tal e coisa. As festas são animadas. Enquanto rolam, cá estou eu em meu quintal, ouvindo tudo o que eles dizem (não intencionalmente, apenas porque gosto de ler fora de casa e a acústica é perfeita – de cima para baixo). Começa a rolar uma discussão sobre trânsito; tem um cara (esse eu não ouço bem, está na sala) reclamando dos congestionamentos. Tem uma mina (essa eu ouço MUITO BEM, está na varanda, colada ao parapeito e grita muito). Exaltada, solta essa pérola:
– Sabe esse corredor de ônibus? Transporte público? Eu furo mesmo! Eu me matei de trabalhar para comprar meu carro, tenho direito de me locomover!
E aí, dá para encarar? Quer melhorar o Brasil com gente assim? E acham que o problema é dos políticos? Pergunte a essa boçalóide se ela não é contra a “indústria de multas”! Se ela não se acha uma “cidadã de bem, que paga seus impostos e contribui para o desenvolvimento do país”. Ofereça a ela uma gorda propina, suficiente para trocar o carro com o qual invade o corredor de ônibus, pra ver se ela não aceita!
As pessoas que mais vociferam contra os corruptos são o perfil exato desta figura, que lê a Veja e se acha esclarecida, acrescenta palavras em inglês ao seu escasso vocabulário nativo, participam de ações de “responsabilidade social” para aliviar sua consciência, compram aqueles saquinhos de balas pendurados no retrovisor em semáforos . Ainda falam, meigos: “Pelo menos, não estão roubando”. Traduzindo, PELO MENOS, NÃO ESTÃO ME ROUBANDO! É isso,uma espécie de pré-pagamento de resgate: Compro a bala, o cara ganha uma merreca e não vira sequestrador. O equilíbrio das espécies, a simbiose, o comensalismo.

Deixe um comentário

