Os envergonhados

Já fiz muitas coisas das quais me envergonho. Não vou aqui citá-las por absoluta vergonha. Ou melhor, vou mencionar uma, embalado pela disputa eleitoral: votei em Orestes Quércia para governador em 86, receoso que estava da vitória do “nefasto” Paulo Salim Maluf. Naquela época, não havia dois turnos, o mais votado levava. O Valmir deitou falação em cima de mim (não defendia Maluf, por favor!), e a vergonha aumentou, pois sua opinião muito me vale. Mas, mesmo assim, votei no Orestes. Os candidatos todos eu não lembro, e também não vou pesquisar agora, mas se meu lobo temporal (seria o occipital, ou o cerebelo?) não me trai, um deles era Antonio Ermírio de Moraes, que, por sinal, viu o tamanho da encrenca e nunca mais se candidatou a nada. Este voto foi o chamado voto útil, que minha experiência atual mostra ser o mais burro dos votos, pois não premia o candidato preferido, mas é contra um terceiro, que você não quer ver no poder nem a pau. Voltemos ao cenário atual.
O Instituto Datatáxi, respeitável pesquisador independente, coletou centenas de depoimentos nesses últimos meses. A última sondagem, à qual os leitores desse blog tiveram acesso exclusivo, mostrou uma UNANIMIDADE a favor de Alckmin no pleito de hoje. Mas a pesquisa efetuada pelo abalizado e competente entrevistador não continha a singela pergunta “em quem o senhor vai votar?”, e sim o revolucionário método de DEIXAR O ENTREVISTADO PERGUNTAR AO ENTREVISTADOR o seu voto! Isso muda tudo! Por que, perguntaria o atento leitor? O escriba responde…
Porque permite ao auscultador perceber a real intenção do sufrágio do auscultado. A resposta padrão – “não vou votar em ninguém” -, dá ao pesquisado uma irresistível vontade de convencer o pobre taxista-pesquisador a votar no candidato dele, e então ele vem com aquela fieira de frases feitas e reportagens da Veja (às quais nem ele leu direito, mas eu li). Abriu a guarda, negão, e tome uma saraivada de contra-argumentos, sempre colocados de maneira dúbia e subserviente – afinal, preciso receber a corrida -. Pois bem, findada a sondagem, o que se descobriu? Que a unanimidade tucana morre de vergonha de ter um candidato como Alckmin, e vota nele só pra se contrapor ao DEMÔNIO LULA! O voto inútil é Alckmin!
Não fico chateado, pois já fiz isso antes. A experiência é tudo nessa vida.

“Acidentes acontecem, crianças crescem…” (BID)

2 Responses to Os envergonhados

  1. El Brujo disse:

    Dá uma olhada no meu blog que depois de tanto tempo, finalmente viu uma notícia nova e me diga se eu deveria me envergonhar de minha atitude no domingo…

    Um abraço, Léo

  2. Humberto Capellari disse:

    PQP!!! Muito boa essa !!! Seu método revolucionário deveria ser patenteado. Nesses últimos tempos, o que teve de cidadão de bem, aproveitando sua vantagem estratégica de consumidor, tentando convencer o peão a votar em Alckmin.
    Ou, após o fechamento das urnas, perguntar ao peão em quem votou, crente que ouvirá uma resposta de seu agrado.
    “Senão, não compro mais aqui!!”, bradaria um destes eleitores éticos.

Deixe um comentário

