Tormento Olímpico – 9 – Balanço

As olimpíadas podem prescindir de qualquer modalidade, menos uma: o atletismo. Tá certo, sempre querem incluir alguma bizarrice, tipo “Ciclismo BMX”, “Maratona Aquática”, “vôlei de praia” (argh), mas a essência fica.

E o nosso querido Bronzil, pelo andar da carruagem, vai passar em branco no atletismo, mesmo com todo o investimento feito (infra-estrutura, “bolsa-atleta”, etc.). Vexame atrás de vexame no tal “ninho do pássaro”. Por que não deu certo?

Chuto (como sempre): porque atletas foram mandados pra Pequim aos borbotões, numa escolha baseada num índice olímpico totalmente fora da realidade mundial; alguns, durante a seleção, alcançaram marcas bissextas e já foram cotados como medalhistas; campeões do Pan-07 foram tratados como fenômenos, quando se sabia que a maioria dos bons atletas não veio ao Rio. Mas insistiram em enganar o povo. E conseguiram.

Assistindo às competições pelo Sportv, era visível o constrangimento dos comentaristas Robson Caetano e Lauther Nogueira, quando tinham que analisar as chances dos brasileiros inscritos nas provas; era um tal de “ele vai ter de fazer o melhor tempo da carreira dele”… Isso para passar das eliminatórias. Um caminhão de dinheiro jogado fora, porque os países desenvolvidos no atletismo não mandaram “pregos” a Pequim (exceto a China, porque podiam botar quantos quisessem, para aprender).

E os chamados “estrelas”, para variar, negaram fogo. Claro, não são estrelas, apenas caras de bom nível, mas igual a eles tem uma porrada lá nos EUA, por exemplo. Jadel Gregório não é Usain Bolt. E só Jadel Gregório, apesar da imprensa insistir em tratá-lo como “o Bolt do Triplo”.

Quem viu o pré-olímpico de atletismo dos EUA (e olha que eles tomaram pau, hein?), tinha a clara noção do abismo entre os competidores brasileiros e o resto do mundo: nos 100m rasos, dos oito finalistas, SEIS correram abaixo de 10 seg. E só foram três classificados para Pequim. Aqui, NENHUM VELOCISTA correu NA VIDA a prova abaixo de 10 seg.!!! E foram para os jogos para ficar na eliminatória. Se fossem americanos, teriam de arrumar outra coisa para fazer.

Insistindo: nunca se investiu tanto no atletismo brasileiro, e o resultado foi PIOR do que quando o Claudinei Quirino mostrava a pista esburacada onde treinava, em Presidente Prudente, e dizia não ter como pagar suas contas. Tem gato na tuba.

Anúncios

5 Responses to Tormento Olímpico – 9 – Balanço

  1. Humberto Capellari disse:

    Eu não sei: tem futsal? Deveria, né?

  2. Anonymous disse:

    inicius , conheçi teu site hoje , ví este tema e decidí comentar . Acrescento que , apesar de já ter uma idade mais avançada , sou um ex jogador de Handebol a nível de seleção brasileira por 10 anos . Tenho certeza que , um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento em alto nível de qualquer esporte seja o do intercambio e disputas com outros paises , principalmente aqueles que estejam a nossa frente , técnicamente falando . Não há como evoluir sem se expor a estas experiancias . Por mais que se treine e se prepare uma equipe , é só no confronto com outras mais fortes que se adquire os conhecimentos para a evolução . Portanto acredito que , se almejamos um incremento na qualidade e nos resultados de nossos atletas , temos que nos expor a goleadas , não passar de eliminatórias e colocações intermediarias ou mesmo no fim da fila .
    Por outro lado , no que se refere ao esporte no Brasil de uma forma geral , gostaria de citar aqui uma reportagem que ouví com a ex jogadora de Basquete Magic Paula ,contando sua exepriencia no ministério dos esportes , na qual acredito ela tenha botado o dedo na ferida , ou seja , apresentado as razões pelas quais evoluimos tão lentamente ou em alguns casos nem isso . O erro maior em termos de desenvolvimento do esporte em geral no Brasil , é o fato de o governo estar envolvido e gastar fortunas no esporte de alto nível . Esta não é a função do governo . Esporte de alto nível é questão de clubes , agremiações e patrocinadores . Ao governo cabe a massificação do esporte . Cabe o criar condições para que o máximo de cidadãos , de todas as idades , tenham condição de praticar esportes e atividades saudáveis . E é dessa massificação que serão pinçados os melhores para serem adotados por clubes e patrocinadores , para o seu desenvolvimento até o patamar internacional . Um bom exemplo deste desvio de função do estado , é uma das principais causas pelas quais Paula desistiu era por causa do tempo e esforço que ela tinha de dispender para atender a favores de apadrinhados . Favores estes que em hora alguma visavam o bem do esporte ou o seu desenvolvimento , e sim interesses pessoais e politicos . faz sentido .
    Espero ter contribuido e peço desculpas pelo tamanho do comentário.
    Abraços.

  3. Vinicius Duarte disse:

    Oi, anônimo (desculpe chamá-lo assim, mas não tinha outro jeito)

    Obrigado pelo comentário, e faço minhas as palavras da Paula. E, quanto ao intercâmbio, sou totalmente favorável. Mas não em olimpíada. Temos todo um período para isso. Levar 277 caras, mais os treinadores, cartolas, apadrinhados para só uma meia-dúzia representar dignamente o país (nem é trazer medalha, é só não dar vexame) não dá.

  4. Anonymous disse:

    Opa Vinicius , sem crise na ques~tão do anonimo . Na verdade , é por falta de opção mesmo, prevenção ao patrulhamento ( não seu é obvio ,mas dos vingativos discordantes cibernéticos, rsrs ) , tal qual voce descreveu no teu texto ” Bati na Porta Errada ” . Já me dei muito mal no passado em realação as consequencias destes rancores .
    Bão, de volta ao tema olímpico .Com certeza , a questão dos acompanhantes da delegação , ou seja , dirigentes , parentes , aparentes e agregados é um ponto totalmente fora de controle e definitiamente sem o menor espirito olimpico . É sim condizente com os padrões morais atuais do país .
    Mas a questão dos atletas eu já vejo de outra forma . Sob a minha ótica , o representar dignamente o país não é necessáriamente sinonimo de vitória ou medalha , e sim de esforço e dedicação .Esta participação dentro de parametros de ética esportiva é o que eu definiria como o espírito olimpico . Afinal, se tomarmos o teu exemplo ao pé da letra , então nem haveria a competição , ou os medalhistas já seriam pré definidos . Da mesma forma , dentro do processo de melhora , de adquiri experiencia , so intercambio esportivo que citei no comentário anterior , as olimpíadas são se não o mais importante , um dos melhores eventos para aprimoração técnica e tática . Em relação ao custo do envio de atletas , ele é mais baixo do que por exemplo um intercambio de 30 dias em algum outro país ,uma vez que hospedagem , alimentação, deslocamento e estrutura de treinamento são sempre oferecidos pelo país sede .
    Desculpe s erros ee digitação . Preguiça braba de revisão mesmo, rsrs . Abraços.

  5. Vinicius Duarte disse:

    Caro anônimo Handebolista,

    O negócio é o seguinte: nos esportes coletivos, pra ir aos jogos tem de passar pelo pré-olímpico, ok?

    Se houvesse um pré-olímpico para todas as modalidades, você acha que iriam 277 atletas? Claro que não, porque muitos ficariam pelo caminho.

    Como pode um cara que foi a quase todos os GPs de atletismo e NÃO FEZ RESULTADO EXPRESSIVO NENHUM em 4 anos (pegue, por exemplo, o Vicente Lenílson), chegar na olimpíada? Chega, mas não pega nem semifinal!Ele correu os 100m quase 1seg atrás do Bolt! E na sua “prova forte” (revezamento), só chegou à final porque os EUA se enrolaram e são poucas equipes. É só um exemplo. O Marílson dos Santos ganhou a maratona de NY, era cotado, aí mandaram ele pra Macau “aclimatar-se”… Segundo ele, a temperatura máxima lá era de 19 graus e a umidade de 30%. No local da prova (PEQUIM), tava 28 graus e 85% de umidade. Conclusão: abriu o bico e não concluiu a prova. É ou não é piada???

    Valeu, teu esporte é bom de ver na quadra, ao vivo (vi várias partidas no Pinheiros e no EC Banespa. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: