Jaz São Paulo: Essa viadagem é realmente necessária*?

* Paródia de “Essa viagem é realmente necessária?”, mais uma frase que roubei dum desenho do Pica-Pau ( “O afanador de gasolina” ) frase [ ela surge também em outro cenário, em meio a uma queda de elevador; surreal… ] que, após breve pesquisa, descobri se tratar de um slogan da época da 2ª. Guerra Mundial, num esforço pela economia de combustível. BFI é cultura, e o Pica-Pau também…

O assunto da vez é a vida pessoal de Gilberto Kassab. A propaganda eleitoral da Marta lançou no ar uma série de questionamentos sobre a biografia – desconhecida? oculta? desimportante, até então? – do candidato do DEMo. Pode parecer desespero. Ou – me ocorreu agora – de arrombar o armário do imprensalão, e expor ao público suas práticas jornalísticas geralmente tendenciosas. Nada que não se saiba.
O imprensalão pode mostrar – ou esconder – o que quiser, se perceber uma acolhida por parte do eleitor. Explico: defensores de Marta explicam que a vida pessoal dela foi devassada, com o intuito de fragilizar sua imagem perante o público, já que havia se separado de um santo homem, o Senador Eduardo Suplicy. Mas, acontece que este fato, em si, não era propriamente espetacular. Não se tratava, é verdade, da separação entre uma cabeleireira e um cobrador de lotação, mas não era caso para polêmica. A menos que você visse algo politicamente proveitoso. E parece que funcionou. Talvez o paulistano quisesse um motivo e estivesse disposto a embarcar em qualquer uma. Sei lá.
Mas, fato por fato, houve um que não escalou o mesmo grau público de interesse, ficando mais restrito a alguns círculos: o caso do filho de FHC com uma jornalista da Globo, um furo publicado pela revista Caros Amigos, em sua edição número 37. Na capa, o chute no balde, que é para não haver dúvidas: “POR QUÊ A IMPRENSA ESCONDE O FILHO DE 8 ANOS DE FHC COM A JORNALISTA DA GLOBO?”.

Mais do que apenas revelar a existência de um filho de FHC, fora do casamento, com a jornalista da Globo Míriam Dutra, a revista botou o dedo na cara do PIG, questionando seus métodos [ se quiser ler, eis o link ] . A utilização da vida pessoal do adversário numa campanha eleitoral tem precedentes famosos, como por exemplo, a campanha de Collor explorou a história de Lurian, filha de Lula com sua primeira esposa, Míriam. Segundo esta, Lula teria sugerido que ela abortasse a criança, Lurian. Míriam também acusou Lula de racismo.

Trazendo para o presente, a mesma indagação poderia ser feita, sendo uma questão deveras delicada: “Por quê a imprensa esconde o homossexualismo de…?”.

EM TEMPO: a peça publicitária do TSE diz: “Pesquise o passado de cada candidato”. Taí.

15 Responses to Jaz São Paulo: Essa viadagem é realmente necessária*?

  1. Vinicius Duarte disse:

    Homossexualismo é assunto bastante delicado. Marta foi uma das primeiras a tomar iniciativas no sentido de combater o preconceito contra homossexuais. Pra mim, esse falatório “é bicha, não é bicha”, se tivesse saído da boca do Alckmin, do Maluf (lembra do “Marronzinho”?) não seria surpresa. Mas da Marta, justo da Marta…

    Por uma questão de justiça: não me lembro do mesmo questionamento (“é casada, tem filhos?”) quando da eleição de Luiza Erundina na mesma eleição para prefeito, em 1988. E olha que o boato da “sapatice” dela era bem forte.

    Vou até parafrasear um cara que detesto (Caetano Veloso), usando o “estilo Pica-Pau”, que, mais uma vez com maestria, te inspirou:

    “O pior PT do mundo é aqui (SP), e agora..”

    Essa mancada, segundo o DataVini (esse, sim, isento e responsável!), acabou tirando os já poucos votos de Marta no “Forte Apache Amarelo”. O povo que já tava votando nela meio que “na forçada” acabou achando um “bom motivo” pra anular (ou até ir de Kassab! o cara virou vítima!) e ainda parecer politizado nas rodas de boteco.

  2. Anonymous disse:

    mas o que voce tem a ver com a vida sexual do cara.
    acho que tem muita gente na fila, não vai ter vaga para você
    se eu fosse voc~e desisitiria
    o cara já tem namorado.
    desiste fio…

  3. Vinicius Duarte disse:

    Não fui eu quem escreveu o post, mas é tão fácil responder que peço autorização pro Humberto:

    1 – Tem viado que não sai do armário, e tem comentarista anônimo que também não sai. Bota teu nome aí, zé ruela!

    2 – Eu não tenho nada a ver com a vida sexual do Chucky, mas ele tem, e deve ter sérios problemas com sua opção para não torná-la pública.

    3 – Você também não tem nada a ver com a vida sexual do Chucky, mas tá se arvorando no direito de “organizar a fila”.

    4 – Vai te catar.

  4. Servílio Gentil Lavapés disse:

    Porra, eu não faria melhor.
    Mas acho que o “Anônimo que não ousa dizer o nome” está sendo irônico. Ou é parte interessada. Ciumenta!!!

  5. André Nogueira disse:

    Pô!
    Vamos parar com essa viadagem!!!
    O Chuck não é viado, tem até noiva…(sim, eu assisti essa bizarrice).
    O Kassab se não é só pode ser por preguiça, pois tem todas as ferramentas.

  6. Vinicius Duarte disse:

    kkkkkkkkk. É o velho e bom “se ainda não dá, é porque está treinando…”

  7. Anonymous disse:

    Vinicius, eu não estou organizando a fila, mas sei que nao tem vaga para você pelo seguinte
    Acha que o cara ia querer comer um petista????
    Se for para comer e se o cara for viado, não vai ser você que ele vai comer, que tem viado em tudo que é partido
    Por conta disso eu recomendo a você que desista o Kassab não vai comer voce.
    Você já tem o André e o Servilio
    que gulodice é essa?
    Gula é pecado capital.
    Publica este se tem coragem, que homem parece que voce não é.

  8. Anonymous disse:

    André
    Pára com isso.
    As mesmas ferramentas que o Kassab tem para ser viado você também tem
    Use e seja feliz.
    Deixo o cara em paz….
    Pode usar com o Vinicius, ou com o Servilio, já viu que não vai faltar canditado…

  9. Anonymous disse:

    Vinicius
    Não fique tão preocupado com o que o cara dá ou não dá
    Com ele acho que você não tem chance, principalmente por ser petista fanático, mas tem outros lugares onde você pode tentar a sorte.
    Se ele está treinando é melhor ainda para você, é tempo que você gnha
    Vai meu caro, seja feliz….
    E coragem para divulgar isto é que voce não tem mesmo…

  10. Vinicius Duarte disse:

    anônimo 1, 2 e 3 (se não forem as mesmas pessoas, tanto faz, porque tanto a covardia e babaquice, quanto os “argumentos” são os mesmos):

    1-você diz não estar “organizando a fila”, mas tá escolhendo o parceiro ideal dele: “petista ele não come”. Se eu fosse pretendente, você seria minha sogra? Tá agindo como uma.

    2-Tanto tenho coragem pra divulgar esse bando de merda que você “escreveu” que está tudo aí… Agora, dar o seu(s) nome(s), mostrar sua “fotinha”, o seu blog, o seu rabo, isso você não tem, né? Quem é o covarde?

    3-O meu “conceito de felicidade” – você se acha feliz, né? – não passa por ficar escrevendo merda na caixa de comentários de blogueiros que não pensam como eu. Se isso te faz feliz, fique à vontade.

    4- Você devia abrir uma agência de matrimônio gay, tamanha a tua sabedoria sobre o assunto.

    4- Vai(vão) te (vos) catar.

  11. Anonymous disse:

    é eu não vou abrir uma agência de matrimonio gay, e vou explicar de novo
    você vai ter que se virar sozinho pra arrumar um noivo, não posso te ajudar.
    se eu mostrar minha fotinho voce pode se apaixonar e ficar me perseguindo como persegui o Kassab, já o meu rabo também não é para voce e nem para os seus amigos andre e servilio.gosto de mulher e meu rabo é porta só de saida, uma questão de gosto.
    pode gostar de homem que é problema seu, uma questão de opção
    acho sim que ~se o Kassab fosse gay ele não comeria petista, que petista como voces dá muito nojo.
    são desleais, desonestos, e quando é metido a instrumado dái não tem mesmo jeito.
    eu nunca seria sua sogra, já que sou homem, mas não gostaria se ser seu sogro, só dois filhos e homens.
    impossível ser seu sogro que eles também gostam de mulher, então com eles voce não tem chance também…
    deixa o KASSAB EM PAZ.

  12. Vinicius Duarte disse:

    anônimo 1, 2, 3 e 4:

    1 -Você deve ser um daqueles moleques babaquinhas que esperava todo mundo sair da sala de aula, no recreio, e ficava escrevendo os palavrões que acabara de aprender nos cadernos dos colegas.

    2 – Já mandei você se catar DUAS vezes. E não é só porque você é mal-educado: é porque o que você está “escrevendo” aqui não tem nada a ver com o post, manezão. Se quiser discutir na caixa de comentários, acrescente alguma coisa… Você só fica destilando a mesma homofobia que condena…

    3 – Agora chega, tá? Chegou a professora e os coleguinhas. Sente-se na sua carteira e preste atenção às aulas, beleza?

    4 – Ah, só pra me esclarecer: Que porra é essa de “instrumado”? Essa resposta eu publico, pois é de interesse público. Outras do tipo que você mandou (“você é viado”, “quer dar pro Kassab”, dãããã) serão sumariamente DELETADAS. Tá com vontade de escrever, vai lá no site do “Zorra Total”, ou da “Praça é Nossa”, vê se eles tão precisando dos seus serviços humorísticos… Não venha encher meu saco aqui.

  13. Humberto Capellari disse:

    O tal “Anônimo que não ousa dizer o nome” tá se explicando demais. Muito mesmo. O cara tá tão concentrado em se explicar a qualquer custo, que não se deu ao trabalho de ver os posts anteriores, onde o Vinícius mostra em quem votamos no primeiro turno. Curiosamente, não foi em Marta. Só que o “Anônimo” tá interessado demais em manter o assunto – ele sabe qual – usando a eleição como desculpa pessoal.

  14. Anonymous disse:

    Instrumado é você
    Uma pessoa com a cabeça cheia de estrume
    Bos.ta de vaca, que pensa que é intelectual.
    Comentei sobre o assunto do post
    O que eu comento é o fato de vocês tres parecerem o tipo que quer dar, mas escondido de você mesmo
    Então fica imaginando que figuras públicas como o Kassab “É”
    O problema nem é a sexualidade do Kassab, que o povo se lixa para isso.
    O problema é esse esquema de voces
    Se ele é eu vou poder ser sem culpa nenhuma
    Então a recomendação é esta
    Seja e pronto, independente do Kassab ou não.De quebra seja feliz.
    Claro que deleta os comentários que atingem o alvo.
    Covarde, escondido no armário tinha que ser assim mesmo
    Enquanto são metidos a engraçadinhos tentando ridicularizar os outros, pode divulgar, virou para seu lado, deleta.

  15. Vinicius Duarte disse:

    Pô, anônimo…

    Era só pra explicar o que era “instrumado”… Vou mandar pro Aurélio, pro Houaiss, os caras não conheciam… Tive de publicar, fazer o quê…

    Estamos nós aqui MUITO LONGE de sermos “metidos a intelectuais”. É que a tua indigência cultural é tão grande que qualquer analfabeto funcional parece o Machado de Assis aos seus olhos.

    Vou propor um trato com você, já que sou “metido a intelectual”: como você ainda insiste em vir aqui, e não se preocupa com o conteúdo do que escreve, vou me apegar só à forma, para não poluir muito o espaço: vou publicar tudo o que você quiser escrever, com uma condição: só publico se não tiver NENHUM erro de português, ok?

    Então você já sabe: se eu deletar, não é por causa das merdas, tá? Tuas “opiniões abalizadas e coerentes” não fazem a menor diferença. Mas o teu abuso do direito de massacrar o idioma me irrita muito.

    Capricha aí, anônimo de merda!
    (acho que agora vai parar, hehe…)

Deixe um comentário

