Farta Distribuição de Carapuças

Lidia Aratangy, psicanalista, esteve em uma escola de bacanas aqui de SP, para falar a respeito de educação (evidentemente…). Um relato sobre a palestra, de quem lá esteve, me motivou a descrever algumas “bofetadas” desferidas pela sempre excelente Lidia em vários pais que a ouviam. Tentarei exercer meu parco poder de síntese abaixo:
(pai) “Como passar bons valores para nossos filhos?”

(LA) “Nossa sociedade precisa identificar corretamente e exaltar os verdadeiros heróis. Exemplo: alguém sabe o nome do rapaz que entrou com uma metralhadora no cinema do Shopping Morumbi?”

(muitos pais) “Mateus da Costa Meira!”

(LA) “Alguém sabe como ele foi detido e parou de atirar?”

(um pai) “Um rapaz que estava na platéia foi ao encontro dele e segurou a arma.”

(LA) “Qual é o nome deste rapaz?”
Silêncio geral. Pano Rápido.
(LA) “Você está num congestionamento na estrada, vê as outras pessoas trafegando pelo acostamento e faz como elas. Aí o teu filho, dentro do carro, te pergunta: ‘pai, mas não é proibido?‘ Você responde: ‘não vou ser o único trouxa, tá todo mundo indo!‘. No futuro, não poderá dizer ao seu filho que ele não deve usar drogas, afinal você o autorizou a dar-lhe a mesma resposta: ‘Mas pai, tá todo mundo usando!’
Teve muito mais, inclusive uma aula para aqueles que ainda não sabem como surgem “uspuliticu ladrão“! Uma verdadeira saraivada de golpes naqueles “cidadãos de bem, pagadores de impostos”, que lá estavam, na verdade, esperando um “manual de instruções” para “bem criar” seus pimpolhos e receberam, isto sim, uma sacola de carapuças para vestirem e começarem a mudar o seu comportamento na sociedade. 
8 Responses to Farta Distribuição de Carapuças

  1. Núbia disse:

    Núbia
    A CNBB, declarou em 1998 na Campanha da Fraternidade
    ” A ESCOLA QUE NÃO QUEREMOS É A QUE RESPONZABILIZA A FAMÍLIA PELO SEU FRACASSO”
    Pior é que é a escola que temos…
    Ainda bem que defender professossoras e diretoras não está mais tão na moda.A máscara caiu.Mesmo que o defensor seja filho de uma delas.
    Sendo filho a gente dá o desconto
    Agora o bom mesmo são os blogs e programas de rádio contando o outro lado.
    A responsabilidade dos professores na desgraceira geral é óbvia .
    Na corrupção (que mau profissional do ensino está sim a serviço da corrupção)
    Não vou ficar debatendo com você
    Nem vou entrar nessa de ficar respondendo suas ironias, deboches e agressão
    Foi só um lembreto…
    Não sou Cremildete, sou Giuliete
    Gosto mais do blog da Giulia.
    Gosto muito também do blog da professora Glória.
    Não desgosto da Cremilda, mas a Giulia e a Gloria são o must.
    Na verdade vieram depois do blog da Cremilda começar a fazer o sucesso que faz.
    Estão aparecendo blogs iguais ao delas.
    E claro são ´só o começo.
    Putz, esqueci.
    Tem o
    http://paisonline.homestead.com
    um blog com muita informação mas meio confuso.
    É isso limão…isso aí..

  2. Vinicius Duarte disse:

    Fui lá no “Pais on line”, e dei DE CARA com uma frase, atribuída a Nietzche, que fica passando pela tela:

    “A maneira mais fácil de corromper um jovem é ensiná-lo a respeitar mais aqueles que têm pensamentos iguais aos seus do que aqueles que têm pensamentos diferentes”.

    Aqui pode ter muita ironia, mas agressão você não vai achar. Muito diferente do tal blog da Cremilda, que me agrediu, ameaçou e apagou todos os meus comentários. Isso eu também não faço por aqui.

  3. Nubia disse:

    Pois é….
    Ironia….tiração de sarro, coisa que mau professor faz muito bem
    Ridicularizam aluno que não tem a mesma capacidade de persuadir, nem oportunidade se discordar do professor e ele for de maus bofes, o aluno estará desgraçado.
    Acho isso horrivel.
    Jesus já teria dito
    Fuja dos escarnecedores….
    É isto.(plagiando a cremilda)Ela sempre termina sua participação diaria na radio cidade com essas duas palavras
    Eu não gosto muito do estilo da Cremilda, só isso. Concordo com tudo que ela escreve.Ela é uma mulher especial e de muita coragem, mas não gosto do estilo dela.As vezes ela chega a me irritar.
    Acho até que ela não pode mesmo abrir espaço para que gente como você aproveite e vá lá postar gracinhas e ironias.Já que o espaço não é moderado e se já está lá, acho que ela devia deixar.
    Enfim…o blog é dela .
    Notei logo que conheci o blog da Cremilda que as 5
    Vera, Gloria, Giulia, Carline e Cremilda atuam juntas com estilos diferentes.
    Da Vera eu não gosto mesmo…e nem concordo sempre.
    IRONIA É UMA FORMA INDELICADA DE AGREDIR.ARMA DOS DITADORES.
    DITADORA A CREMILDA NÃO É, EMBORA PAREÇA.
    Acho que ela se defende, eu também odeio ironia, diferente de brincadeira saudável.

  4. Nubia disse:

    ah…
    meu nome é Nubia sem acento
    acho que peguei a doença do Néco.
    ele faz questão do acento.
    eu já tenho assento de sobra…

  5. Vinicius Duarte disse:

    Nubia (sem acento)…

    Não estou entendendo direito o porquê das suas visitas aqui… O tema do post onde você comenta não tem nada a ver com o que você levanta. Cremilda e quejandos já são assuntos superados por aqui. Esse não é um blog para discutir educação, especificamente, mas escrevo quando eu tenho alguma coisa a dizer sobre o assunto. Tenho tanto direito quanto a Cremilda, o Néco, etc. Não estou a serviço de ninguém, apenas da minha própria consciência.

    “Acho até que ela não pode mesmo abrir espaço para que gente como você aproveite e vá lá postar gracinhas e ironias.Já que o espaço não é moderado e se já está lá, acho que ela devia deixar.”

    Como você sabe que foram “gracinhas e ironias”, se os comentários foram APAGADOS???? Se tiver curiosidade (e tempo), peça ao Mauro (COEP) pra ler o email que mandei a ele. Veja se tem alguma “gracinha” ou “ironia”.

    Eu não aproveitei nada, tá legal? Visitava o blog dela e achei que teria direito a postar um comentário, assim como publiquei todos dela (e seus) aqui. Agora, se lá, como muitos outros, é “espaço do pensamento único”, deveriam ter avisado antes. Não encheria o saco de ninguém.

    Não quero polemizar contigo, Nubia. Tenha certeza de que LÁ EU NÃO COMENTO MAIS NADA. Afinal, não pode, né? MAS AQUI EU ESCREVO O QUE EU QUISER. E ninguém é obrigado a ler. Combinado?

  6. André Nogueira disse:

    Vinicius,
    Novamente “com poder de síntese” comentarei seu post e respectivos comentários. Usarei uma frase de François La Rochefoucauld um pensador que influenciou o citado Nietzsche:

    “Dificilmente encontramos pessoas de bom senso a não ser
    aqueles que concordam conosco”.

    Felizmente “lá” não é como cá. Temos autocrítica e não fazemos esse tipo de “patrulhamento”.

  7. Anonymous disse:

    Nubia
    Eu não sei de todos os comentários que você fez…
    Só uns dois ou tres e depois foram apagados.Depois que a Cremilda apagou você se vingou, escreveu um post só para ela. Se vingou e pronto, mas parece que ela não viu, se viu não se incomodou, mas acho que nem viu mesmo.
    Você tem razão…
    Não tem mesmo nenhum motivo para eu vir aqui.
    Se você mantem um blog só para você e uns dois amigos.Você escreve e você mesmo comenta.
    Os comentários de seus amigos também são bem vindos.Uns dois, sempre os mesmo.
    Problema seu, e direito seu…
    Como tempo é dinheiro…não vou perder o meu.
    Está certo…
    eu é que errei…

  8. Vinicius Duarte disse:

    Tá, Nubia…

    Foram SÓ uns 2 ou três, e a verdade é que foram TODOS OS QUE ESCREVI. Deu pra entender? Ela apagou O QUE EU DISSE e deixou O QUE ME RESPONDERAM. Bem justo, isso, né? Veja você: está me malhando mas NEM SABE O QUE EU ESCREVI LÁ. Tá se fiando pelas RESPOSTAS dos outros.

    Eu “não me vinguei” de ninguém. Apenas exerci AQUI o meu direito de manifestação, que ME FOI TOLHIDO POR ELA lá. Se eu não posso comentar lá, tudo bem, o blog é dela, agora não querem que EU ESCREVA O QUE BEM ENTENDO NO MEU PRÓPRIO BLOG???? Aí é demais, né?

    São bem-vindos todos os comentários que não sejam de “caga-regras” e fascistas. Se são os meus amigos que comentam, ótimo. Se forem outros, MAS QUE ACRESCENTEM ALGO, melhor ainda.

    Agora, você não percebe UMA COISA: O que você está comentando NÃO TEM NADA A VER COM O QUE ESTÁ ESCRITO NO POST. Veja o título, leia, veja se está escrito “Cremilda”, “Fulano”, veja se estou falando de escola pública, violência, etc. NAAADA! Esse post da Cremilda está uns dez abaixo deste. Já tratei de tanta coisa aqui, isso já é assunto mais que superado. Mas você quer ressucitar, né? Beleza, então COMENTE NO POST CERTO!!!!!

Deixe um comentário

