Lula "boquirroto" X Esclarecidos "prosopatas"

O cara fala fácil e incomoda
Imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados“. Se não me falha a memória, esta frase foi dita por João Saldanha (peraí, vou no google ver…). Não, é do Millôr Fernandes. É uma boa definição, afinal o papel da imprensa é informar, fiscalizar, cobrar e também (por que não?) educar. Jornalista não pode ser vaquinha de presépio. Mas o “advento Lula presidente” mostra a face mais tenebrosa dos disseminadores de informação brasileiros: a intolerância com aqueles que ousam trilhar um caminho diferente do chamado academicismo, caso do presidente Lula.
Lula fala demais, e quem fala demais “dá bom dia a cavalo“, já diziam as vovós. Ele gosta de falar, dedicou toda sua vida ao uso da palavra para convencer multidões de suas idéias. Agora ele fala mais ainda, e mais alto ainda, porque sua condição de presidente o obriga a fazê-lo. Seus discursos correm o mundo e são bem acolhidos, e a imprensa brasileira não dá valor a eles porque desprovidos de grandes construções teóricas. Lula simplifica tudo, reduz teses quilométricas a três ou quatro metáforas que qualquer um entende. Isso irrita os “produtores de teses quilométricas”. Evidentemente, por isso mesmo, ele erra muito. “Muito”, aí, significa “não ser muito preciso”, não “muitas vezes”. As falas de Lula são, quase sempre, como esboços das teses quilométricas acadêmicas: imperfeitas, incompletas, mas inteligíveis. Lula é “muita raça e pouca técnica”. Nunca escreveu sobre a “teoria da dependência” (nunca escreveu algo), e por isso nunca vai precisar dizer “esqueçam o que eu escrevi”. Mas o bacana é que, da boca dele, eu nunca ouvi “esqueçam o que eu falei”, mesmo sendo ele um sujeito que fala demais.
O que inspirou estas mal digitadas foi um post no blog do Vinicius Torres Freire, colunista da FSP, onde ele carrega “nos pixels” contra o presidente, usando termos bastante ofensivos e desmerecendo o “jeito de ser” do Lula. Jeito de ser, aliás, comum à enorme maioria das pessoas por aqui. O que, por si só, evidentemente, não lhe dá salvo-conduto para dizer tudo o que quer, afinal ele deve ser mais responsável que o resto dos mortais que comanda. 
Na imprensa do resto do mundo, Lula é admirado justamente por isso: ser um cara comum, mas com um algo mais que o levou a chefiar a nação. Por aqui, é exatamente isso que o desqualifica como mandatário. E é impressionante como as pessoas ditas esclarecidas têm mais dificuldade em lidar com o diferente, pois Lula, como ente político, é diferente de tudo que já apareceu por essas plagas: não sei dizer se é melhor ou pior, mas é diferente, foge dos padrões. E a intelectualidade brasileira não parece aberta o suficiente para ver os padrões que ela estabeleceu como corretos, depois de “quilômetros de teses” e estudos científicos, serem derrubados por um zé-ruela que soltou um “menas gente” num debate presidencial em 1989.
Por isso acho muito pobre quando tentam fazer oposição a Lula desqualificando a forma (ou até mesmo o conteúdo) do seu discurso, sem se ater à prática do seu governo. “Desconstruir a imagem” (aff!) do presidente é atitude burra, pois excludente. Mas é compreensível: afinal, serão toneladas de papel (os “quilômetros de teses”) jogados fora.
O presidente do Brasil é como a Rosa Marya Colin: é mais admirado fora do país do que dentro dele, pelo menos entre os esclarecidos. Isso é mau sinal, porque a Rosa canta muito.
Anúncios

6 Responses to Lula "boquirroto" X Esclarecidos "prosopatas"

  1. Stella disse:

    Que pena Vinicius, esse seu post chegou com um dia de atraso! Ontem passei um bom tempo no Google pesquisando algum post/artigo/texto sobre o Presidente Lula que abordasse o desrespeito (acho mesmo que chega a ser ódio) com que ele é tratado por gente que “se” acredita superior.
    O que motivou a minha busca é que uma amiga de longa data (nos conhecemos aos 11 anos e ficamos muito próximas por um bom tempo desde então e ultimamente só nos encontramos em algumas ocasiões especiais), tirou o dia pra me mandar e-mails recheados de piadinhas preconceituosas, nojentas mesmo contra o Lula; aquele conteúdo que conhecemos bem: o presidente é “burro”, “ignorante”,
    “cachaceiro” e outras pérolas.
    Pode crer, sou super bem humorada, mas não consigo achar graça nesse tipo de piada; acho pobre, de mau gosto, não curto mesmo. Aquilo me incomodou pra caramba; me incomodou tmbm o fato de ver os filhos dela copiados no e-mail. Sem querer patrulhar mas já patrulhando, isso é lá exemplo que se dê aos filhos? Caramba! Não gostei! Eu não consegui simplesmente deixar passar. Eu precisava responder de alguma maneira sem ser grosseira como eram aquelas piadinhas. Lembrei-me que eu comentei com o meu irmão há um tempo, que se eu conhecesse essa amiga hoje talvez nunca tívessemos nos tornado amigas, mas o comentário foi por motivos outros; nunca pensei que pudesse haver também esse tipo de diferença. Enfim, tentei com as minhas próprias palavras mas sempre acabava soando arrogante ou agressivo; desisti e acabei mandando um post do Glauco Cortez “O ignorante sábio e o sábio ignorante”; colei até quem é o cara, porque afinal pensei, se ela dá tanta importância a títulos talvez dê mais valor às palavras dele do que às minhas. Mas esse seu post é exatamente o que eu gostaria de ter enviado; tem a medida exata. Talvez eu ainda envie se ela tiver coragem de me mandar outra “pérola” daquelas. Uma das coisas que eu mais gosto no presidente é o jeito de quem não vai lavar as mãos após tocar nas suas e que se for tomar uma cerveja com você vai curtir o papo e a bebida. É isso. “Simples” assim. Um beijo!

  2. Vinicius Duarte disse:

    Stella

    (putz, agora lembrei do Fábio – parceiro do Tim Maia – Stela-la-la, em que estrela você se escondeu?)

    Agradeço as palavras e peço desculpas pelo atraso…rsrs

    Beijo

  3. Stella disse:

    KKKKKK Fábio? Há quanto tempo que eu não ouvia isso… a vantagem de trocar idéias com as pessoas da mesma geração é que a gente se sente em casa! Não precisa agradecer e nem se desculpar: antes “tarde” do que nunca… rsrs
    Bj, bom final de domingo.

  4. Anonymous disse:

    Blog PRETRALHA? Fui!!!

  5. Vinicius Duarte disse:

    Seguidor do RA? Já vai tarde!

  6. Vinicius Duarte disse:

    Ah, anônimo, eu sei bem o que você veio procurar! Não tem pornografia aqui, sinto muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: