Boa pra negócio!

Fábula sobre a crise:


—————————————–
Salim devia $30 a Jacó, mas não tinha dinheiro. Propôs um negócio ao credor:
– Jacó, eu te devo $30, certo? Tenho aqui comigo uma lata de atum importada da Noruega, muito boa pra negócio, vale $40. Você me dá $10, fica com ela e mata nossa dívida. Topa?
Jacó aceitou, deu os $10 a Salim e foi procurar Isaac, a quem devia $40:
– Isaac, eu te devo $40. Tenho aqui comigo uma lata de atum importada da Noruega, muito boa pra negócio, vale $60. Você me dá $20, fica com ela e mata nossa dívida. Topa?
Isaac aceitou, deu os $20 a Jacó e correu atrás de Hans, a quem devia $60:
– Hans, eu te devo $60. Tenho aqui comigo uma lata de atum importada da Noruega, muito boa pra negócio, vale $100. Você me dá $40, fica com ela e mata nossa dívida. Topa?
Hans topou, tirou do bolso os $40 e deu a Isaac. Como devia $100 no restaurante onde almoçava todo dia, procurou Giuseppe, o dono:
– Giuseppe, eu te devo $100. Tenho aqui comigo uma lata de atum importada da Noruega, muito boa pra negócio, vale $200. Você me dá $100, fica com ela e mata nossa dívida. Topa?
Giuseppe aceitou, pagou ao Hans os $100, e, no dia seguinte, abriu a lata para incrementar o molho do seu espaguete: o peixe estava completamente podre. Puto da vida, avistou Hans à mesa, pedindo o almoço, e indagou:
– Hans, seu safado! Falou que aquele atum valia $200 e está estragado!
Espantado, Hans pergunta:
– Mas você abriu a lata? Você é burro, mesmo, Giuseppe! Eu falei que era boa pra negócio, não pra comer!
————————————-
ps.: essa eu ouvi do Paulo Celso. E gostei, como sempre.
2 Responses to Boa pra negócio!

  1. Picaretas da Távola Redonda disse:

    hahahah!!! Muito boa a história! Explica brilhantemente, de forma didática, a pouca vergonha que virou o marcado financeiro mundial. Peço licença a vocês para publicar no nosso blog dos Picaretas essa história… respeitando claro a fonte (até porque não pago mico sozinho!!! heheh)
    Parabéns a vocês pelo blog… muito bom e parecido com o que escrevo com amigos!
    Abraços
    Felipe

  2. Vinicius Duarte disse:

    Srs. Picaretas,

    Grato pelos elogios. Fique tranquilo para postar no seu blog. Citando a fonte, nem precisa pedir.

    Muito legal o blog de vocês, assim como o nome.
    Parabéns, vou seguir.

Deixe um comentário

