Em futebol, o passado não explica o presente

Ou: meu ouvido não é…
Poizé, no post anterior dizia que essa jornalistaiada esportiva mais nova é useira e vezeira em ficar desfiando rosários de estatísticas passadas para “analisar” eventos presentes. Mais ou menos assim: “em 1989, o Xiririca F.C. ficou 8 jogos invicto no mês de maio. Agora, estamos em maio de 2009 e ele já está invicto a 7 jogos! Então…“. Então NADA, PORRA! O time do Xiririca F. C. de 1989 já está aposentado, bem como os 8 times que ele enfrentou na jornada gloriosa daquele maio longínquo. O que tem a ver com o time que vai jogar HOJE???
Ou então, esta: “O Xiririca F.C. não perde no Estádio das Jaqueiras desde 1945!”. Sim, mas é o mesmo time (jogadores) daquelas épocas áureas? NÃO. E se eu formar um time só de jogadores perdedores (cada um deles, individualmente) no Estádio das Jaqueiras, vestindo o invicto manto do XFC, que bicho dá? Dá porra nenhuma! Bota o melão pra rolar, e aí vai ver o resultado.
Poizé, eu não sou contra os “registros históricos”. Alguns até são bacanas, mas usar isso como tendência para prognosticar qualquer coisa é muito idiota.
O PVC (comentarista de Winning Eleven da ESPN) encheu horas e horas de linguiça programação cruzando estatísticas PASSADAS dos confrontos da Liga dos Campeões da Europa para deixar nas entrelinhas um favoritismo de A ou B (foi tanta estatística que eu nem sei qual time era o “favorito” dele…). Explico melhor com um diálogo fictício (nem tanto…):
(Trajano)E aí, PVC, o que dá na final da Champions?
(PVC – abrindo o lepitopi) Então, Trajano, nos últimos cinco confrontos, o time que jogou com camisa tendo algum detalhe vermelho levou a melhor; o Barça tem camisa grená (grená não é vermelho, reparem! – NB – Dedo em riste); por outro lado, nos últimos 14 confrontos entre espanhóis e ingleses, seguindo a tendência iniciada pela Rainha-Mãe, quando, mesmo acuada, venceu a poderosa Esquadra Espanhola no mar da Inglaterra utilizando navios incendiários, time inglês que joga na retranca sempre leva a melhor!
(Trajano – irritado e bocejando)E isso quer dizer que…
(PVC – rolando a tela…)Quer dizer que, se o MU jogar no ataque, vai perder; por outro lado, se o Barça atrair o inimigo para o campo dele, pode contraatacar e vencer o jogo, bla, bla, bla…
(bla, bla, bla é aquele “Fulano joga aberto, correndo nas costas de sicrano na diagonal de beltrano, explorando as subidas (o campo é plano, porra!) do maidanosem “combinar antes” com o sicrano e outros envolvidos, como já ensinou Mané Garrincha).
Pô, tem de preencher grade pré-jogo? Preenche com produção de minidocumentários contando a história do confronto, do campeonato, mostra umas imagens legais de bastidores, entrevista ídolos antigos dos times, os caras do staff que ralam pra cacete pra acontecer o jogo, sei lá, tem tanta coisa… 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: