Deus existe?

Calma, calmaí! Nada de filosofia, nada de religiosidade, nada de esoterismo, nada de metafísica. É só negócio.

O blog do Juca Kfouri noticia, auxiliado pelo Estadão, que a gloriosa FIFA está de saco cheio com essas comemorações brasileiras, das camisetas “I belong to Jesus”, Ave-Marias no centro do gramado e coisas quetais. Diz a FIFA que isso dá margem a manifestações de extremistas religiosos (como sempre, apontam o dedo para os muçulmanos). Querem um “esporte laico”. “A religião não tem lugar no futebol”, afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa (what???). A melhor coisa que a Dinamarca fez no futebol, depois do Laudrup, foram os uniformes que vestem na copa (quando se classificam, claro).

A melhor forma de se combater a intolerância foi sempre pregar a tolerância. No caso da FIFA, ela quer proibir que se professe a fé para que todos aceitem a fé alheia? Deveria ser assim: todos devem dizer a que deus servem, se assim quiserem, sem discriminação. Ou não?

Tenho aqui comigo que isso tem muito mais a ver com marketing do que com discussões religiosas. Cada vez que um atleta despe o manto sagrado da Nike, Adidas, Reebok ou Puma para exibir ao mundo uma mensagem religiosa estampada numa camiseta branca, segundos preciosos de exposição das multinacionais são surrupiados dos “sponsors”, que pagam milhões para exibi-las aos espectadores. Um jogador leva cartão amarelo quando tira a camisa na comemoração do gol (mesmo que não tenha nada por baixo dela) exatamente por isso! Por analogia, levaria a punição mesmo se portasse uma camiseta com “eu acredito em Papai Noel, Saci e Duendes”, “Deus não existe” ou “Eu amo a banda Soweto!” (êêê, Denílson, tu já fez desaforo com dinheiro bagarai, hein? Haja Vietnã!).

Conversa fiada. Se o Vaticano, a Igreja Renascer, a Congregação Islâmica ou o Templo Budista comprarem uma cota de patrocínio da FIFA, os caras liberam tudo. Vale sinal da cruz, reza ajoelhado na direção de Meca… Business Plan, mister!

Anúncios

5 Responses to Deus existe?

  1. Por isso o jogador toma amarelo quando tira a camisa na comemoração do gol.

    Sob o ponto de vista mercadológico, é legítimo.

    Foi exatamente isso que eu disse, Carlão. O que não dá é querer disfarçar esse “mercadologismo” com questões religiosas, filosóficas ou existenciais.

  2. Ademir disse:

    Acho q sua argumentação procede, mas com restrições…
    A Fifa apesar de ser a entidade que organiza o futebol no mundo, é uma criacao Européia, e lá a ojerisa é grande quando a religiao ultrapassa a esfera da igreja/mesquita/sinagoga ou sei lá mais o que, não é uma exclusividade do futebol esta questao.
    Não vejo as coisas apenas pelo lado do mercado, mas sim em separar a hora e o local..
    E o que os jogadores fazem é proselitismo, algo medieval e que nunca resulta em boa coisa.
    Por exemplo em tribunais, lá está a cruz,

  3. Ademir disse:

    opa..nao conclui..heheheh

    nos tribunais e e muitas varas há cruzes, queira ou não é algo que afronta a laicidade republicana, mas não só isso, é uma afronta as outras religioes.
    E o regime republicano na Europa é muiiiiito mais respeitado do que no Brasil, tanto que uma manifestação como essa causar estranheza por aqui.

    Concordo contigo, Ademir. Tem o lado do proselitismo religioso, mas tem outras coisas também. Quando o Petras (antiga Tchecoslováquia) fez o sinal da cruz em 1970, todo mundo aplaudiu, pois era “uma forma de protestar contra o comunismo”. A intolerância religiosa não parte só dos muçulmanos. Eles são só “mais escandalosos”.

  4. […] a marreta: JK vem fazendo, em suas tribunas (e até fora delas), uma campanha sistemática contra os “Jesus Boys” que povoam os gramados, com seus indicadores para o alto, camisetas e a exortação, muitas vezes […]

  5. […] (2) https://comfelelimao.wordpress.com/2009/07/02/deus-existe/ […]

    Então, grato pela citação. Mas o nome do blog é “Com FEL e Limão”, não “Com FÉ e Limão”, amiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: