“Encalhe” x CQC

Isso já tem uma semana, mas a valorosa holding Bloguística “Encalhe”/“BFI” tocou no assunto e o ressuscitou: o programa CQC, produzido por Marcelo Tas e exibido na Rede Bandeirantes, possui um quadro denominado “Proteste Já”, onde o repórter/apresentador Rafinha Bastos apura denúncias da população contra a atuação dos órgãos públicos em diversas áreas.  E ele já fez matérias muito boas, como a do roubo da verba da Petrobrás destinada à reforma de um teatro em Cubatão, ou a absurda construção de um píer gigantesco sobre uma praia inteira em São Sebastião, por parte de um “condomínio fechado”.

Na semana passada, Rafinha foi até o Paraná para “fiscalizar” a entrega de uma pá de ônibus escolares que, segundo a denúncia, estavam “mofando” num pátio, a espera de ocasiões politicamente relevantes para serem entregues. As imagens impressionavam: era um mar de microônibus cor de laranja e pretos, novinhos em folha e parados. Impressionavam a mim, particularmente, porque eu nunca tinha visto isso no Brasil: um governo estadual comprar ônibus escolares para distribuir às prefeituras. Segundo a reportagem, são 1.100 coletivos.

Quem quiser ler o “outro lado” da denúncia (nota do governo paranaense), pode clicar aqui. Pura picuinha política! Eu já tinha sentido “cheiro de arroz queimado” quando a matéria foi exibida, sinceramente.

É inadmissível que um programa importante como o CQC acabe por desmoralizar uma idéia que é boa (esse papo de “proteste já”) com denúncias que, ao final, acabam tendo o efeito inverso ao de “ajudar a população”. Explicando melhor: um governo que investe em educação deve ser LOUVADO, não achincalhado. Foi uma puta sacada essa do Requião de comprar os microônibus. E qualquer ameba sabe das dificuldades burocráticas para se licenciar os carros, segurá-los e preparar adequadamente os condutores. Isso, na administração pública, leva MUITO tempo.

A se lamentar em tudo isso a falta de preparo da secretária de Educação para atender Rafinha Bastos. É sério: ela praticamente corroborou uma reportagem que não tinha razão de ser! A sua inabilidade para responder os questionamentos do repórter foram tão absurdos que até eu, se tivesse chegado cinco minutos antes e recebido um panfleto publicitário do tal programa de transporte escolar responderia melhor que ela e encurralaria o Rafinha.

Anúncios

One Response to “Encalhe” x CQC

  1. André Nogueira disse:

    Fizeram o mesmo com o Prefeito reeleito de Mairiporã.
    Antes das eleições vereadores da oposição foram os denunciantes. O assunto: merenda escolar.
    Gosto do programa, mas esse quadro é meio nebulososo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: