E a Marina se pintou… de verde?

O assunto do dia é esse: Marina Silva saiu do PT, deve ir para o PV. Seguindo o exemplo dos “desencantados com a realpolitik” petista (Heloisa Helena, Cristovam Buarque, Soninha Francine…). Siga  as setas.

Quando alguém se sente incomodado com um ambiente, é natural que deseje sair, em busca de um outro ambiente sem os mesmos vícios. No caso em questão, Marina saiu do PT e vai para o PV, com um discurso de “refundação”. Exatamente: ela sai de um lugar estragado para morar em outro também estragado, mas que ela pensa ser capaz de reformar. Da casa antiga, sabia todos os podres, mas não foi capaz de arrumar. Da nova, não sabe nada, mas já faz planos.

Sonhar não custa nada, mas sonhar acordado custa. O partido que se diz “verde” é da base de sustentação do governo paulista/PSDB, que, pelo andar da carruagem, não é lá muito chegado em questões ambientais. Tem trocentos integrantes sem histórico NENHUM de interesse por questões “verdes”. O PV brasileiro não tem nada a ver com os PVs espalhados pelo mundo. Marina Silva foi ministra de estado, do Meio Ambiente, e parece não se importar com isso.

Marina poderia, ao tomar a decisão de sair do PT, ver o que aconteceu com outras figuras “desencantadas”: Soninha foi para o PPS, e hoje é subprefeita do DEM Kassab, emprestando as motosserras da sub-Lapa para ampliar a marginal. Isso não é “realpolitik”? Heloísa Helena fundou o PSOL, prometendo ser um “PT limpo”, mas hoje faz coro com Arthur Virgílio, Demóstenes Torres, Heráclito Fortes e outros “impolutos” parlamentares. Claro que, para fazer coro, tem de, também, fazer vista grossa ao passado e ao presente deles. Isso não é “realpolitik”? Marina acha, realmente, que vai transformar Zequinha Sarney num seringueiro? Vai transmutar Vanessa Damo numa defensora dos mananciais paulistanos? Então, tá. Tenta a sorte.

Tudo indica que a ambientalista, reconhecida mundialmente pelo seu trabalho, vai emprestar sua imagem a um bando de aproveitadores, que nada querem com meio ambiente, somente querem alguém “com cara de povo” para enfrentar Lula em 2010. E a imprensa vai vender mais uma “darling” para essa abandonada classe média, sequiosa de “algo diferente” para eleger, muito embora essa mesma classe média não consiga nem explicar como é esse “algo diferente” que ela tanto almeja. Tanto não sabe, que o PSDB não consegue cair no gosto deles, por absoluta falta de propostas. E, desesperados, saem catando qualquer Marina que apareça pela frente.

Aliás, por falar em Serra, como Marina Silva iria explicar caso enfiassem goela abaixo dela aceitasse uma indicação para ser vice dele? Esquece, não ia explicar nada. Realpolitik no dos outros é refresco.

Anúncios

9 Responses to E a Marina se pintou… de verde?

  1. saulo disse:

    Ela vai comer limão agora.

    saulobotafogo.blogspot.com

  2. pedalante disse:

    A saída de Marina, lembrou-me 1986: Paulo Frateschi, tb saiu do PT, para ser candidato no PSB…

    Frateschi, Soninha, HH, Buarque… Agora, pro Frateschi, eu dou um pequeno desconto: ele saiu antes do PT assumir qualquer forma de poder, era um problema de querer concorrer e a legenda não deixar. Os outros saíram se dizendo “descontentes com os caminhos do PT” e pegaram “rotas alternativas” que davam no mesmo destino.

  3. Adir Tavares disse:

    Mais uma Soninha na ilha das ostras!

    É, Adir… E tem gente que ainda cai nessa. É a “Soninha Verde”. A “madura” já apodreceu faz tempo.

  4. Vinicius Duarte disse:

    Aliás, uma boa no twitter, ontem:

    @soninha: “Urru! Em Londres, reduziram uma rua de 4 faixas para 2, para alargar as calçadas.”

    @vinicius reply: “Enquanto isso, a SUA prefeitura corta árvore para alargar a marginal!”

    Sem tréplica, óbvio.

    É muita cara de pau pro meu gosto. E esse “urru!” aí… A muié tem quase 50 anos e quer pagar de adolescente. Sempre disse que maconha causa atraso mental.

  5. pedalante disse:

    Nunca acreditei na para-jornalista e dublê de candidata…

    Aqui em SP, moro no bairro que é diz ser a sub-prefeita…e ontem S. Pedro, goleou S. Paulo por 3 X 0. ruas próximas, todas alagadas…pessoas ilhadas e ela passeando em Londres.

    Eu moro perto daí, também. Outro dia, choveu por 5 min. e as ruas viraram rios. Os bueiros de SP estão completamente entupidos, porque o Kassab cortou a verba de varrição “por causa da crise”… Tá foda, Pedalante.

  6. Ademir disse:

    O cômico, pra não dizer trágico, é que uma parte da blogosfera começa a falar mal da nova escolha partidária da ex-ministra, e, uma outra parte passa a falar mal da primeira parte por estar falando mal…..ai me saco!
    q copa q nada! 2010 é eleição, meu velho!

    Bom, eu falei mal dela (acho, pelo menos eu tentei…). Trocou 6 por 4, e será a nova inocente útil do pedaço. Ou, talvez, nem tão inocente, nem tão útil.

    Esse foi o comentário nº 1.000 deste blog. Parabéns (?)! Não damos prêmios, esse é um concurso cultural.

  7. Ademir disse:

    Não falou mal Vinicus, vc contextualizou.
    É que ja começou a fase de interditar a reclamação dos outros, “o PT nao tem moral pra reclamar de ninguém”.
    Os partidos mais a esquerda estão espalhados, tudo pq no governo Lula a palavra petismo virou um palavrão.

    Em tempo, já q comento frequentemente aqui, sou de esquerda (por óbvio, heheheh), e caricaturalmente brizolista, mas leal.

    O Elio Gaspari poderia escrever um livro “A esquerda envergonhada”, hehehe.
    O Conde falou da “vergonha póstuma” do Chico Mendes, e a do Brizola não deve ser menor.

  8. Rapaz, ela deveria renunciar ao mandato afinal de contas conseguiu-o pelo PT e está saindo por livre e expontênea vontade. Ah, mas tem o lance do prazo e o kct. E daí? Se quer algo novo que renuncie e vá “faxinar a casa” do ZequinhaSarney, Gabeira etc.

    Coitado do Chico Mendes!

    O PT deu uma “boiada” pra ela, já que o TSE está levando em conta casos de “divergência programática”, seja lá o que for isso. Mas alegar desilusão e bater continência pro Zequinha, realmente, é cabuloso.

  9. Rubens Leme disse:

    meu protesto contra Lula e o Senado.

    http://schopenhauerperde.blogspot.com/2009/08/dia-de-luto.html

    Registrado, Rubens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: