Já encheu faz tempo

veneza_sp

Este blog já abrigou uma penca de escritos sobre enchentes em SP, e, claro, no período normal de chuvas. As pessoas vivem perguntando se em “setembro chove”, a resposta veio ontem. Choveu pra cacete.

Ontem, no twitter, tive uma discussãozinha com o Gravataí Merengue, quando postei uma foto do UOL mostrando uma montueira de lixo na Av. Ipiranga, com a tuitada “olha a cidade limpa do Kassab aí!“. A réplica dele foi algo do tipo “isso é culpa do povo porco de SP”, saindo em defesa do Chucky.

Este argumento é, praticamente, um salvo-conduto para qualquer prefeito de SP não ser responsabilizado por qualquer enchente na capital paulista desde José de Anchieta. O povo “é porco” de fábrica por aqui. O que deve fazer o “prefeito dos porcos”? Limpar a “porqueira”. E isso Kassab não vem fazendo com afinco, como mostram diversas reportagens sobre a diminuição do serviço de coleta e varrição publicadas pelaí (sem links, procurem à vontade que encontrarão, aceito sugestões nos comentários).

Alguns pitacos a respeito: a decisão de “esquecer um pouco” da limpeza das ruas ter sido tomada nesta época do ano pode ter explicação no fato de ser, normalmente, um período de pouca chuva. Explica, mas não justifica, e é imperdoável. Afinal, SP é uma cidade onde, se você deixar uma coisinha pra depois, vira um parto para consertar; um buraquinho na rua vira uma cratera em 2 dias. Dez sacos de lixo viram dez bueiros entupidos e uma rua toda alagada.

Todos os prefeitos sabem que as enchentes em SP são um problema crônico e de solução quase impossível, mas todos arriscam suas cabeças dizendo que vão resolver. E apanham a cada transbordamento ocorrido, com aquela cara de “São Pedro me sacaneou”.

Aquela obra de aprofundamento e canalização do Tietê sempre me pareceu um absurdo, menos pelo aprofundamento e muito mais pela impermeabilização das margens, hoje cheias de concreto. Diziam que nunca mais ia encher, e está enchendo. E vai encher mais ainda, porque o resto de margem não impermeável vai ser asfaltada, na “friuei do Kassab”. Muito parecida com a do Maluf, que a Soninha Francine detonou no debate dos candidatos a prefeito, mas agora, como subprefeita da Lapa, apóia.

SP é como um buraco coberto por lona plástica: se você joga água em cima, ela vai ficar lá até evaporar. Só sendo muito idiota pra acreditar em quem diz ser capaz de impedir enchentes como a de ontem na cidade. Agora, que fique (mais) uma lição ao Chucky: limpe bem limpinho as ruas, o ano todo. Não é o orçamento ou o “choque de gestão” que determina o índice de precipitação pluviométrica da cidade. São Pedro não é seu secretário, Kassab.

Anúncios

5 Responses to Já encheu faz tempo

  1. Se tem uma coisa que me emputece é a tal “a culpa é do povo”. Cresci em SP. Quando o Maluf era prefeito e estavam construindo o Metro eu trabalhava na Senador Queiroz (Panambra) quase esquina com Prestes Maia. Isso em 1971 e já tinha enchentes. E a culpa era da população que deixava o lixo em latões ou caixas de papelão. Vieram os sacos e a coisa continua a mesma. Não coleta? Entope. Chuva não tem hora marcada em nem tempo de duração, nem piscinão que dê jeito. Ah a Soninha é só uma inocente útil. (será?)

    é, tem um monte de coisa aí. Mas procrastinar limpeza de ruas é inadmissível. Se a enchente é problema insolúvel em SP, que não se piore tudo deixando um monte de lixo sem recolher.

  2. […] Já encheu faz tempo « COM FEL E LIMÃO, comfelelimao.wordpress.com/2009/09/09/ja-encheu-faz-tempo – view page – cached #RSS 2.0 COM FEL E LIMÃO, » Já encheu faz tempo Feed de comentários COM FEL E LIMÃO, Hello world! Imprensa Esportiva Jabazeira leva “não” na cara e dá — From the page […]

  3. Ademir disse:

    Como já disse aqui, é isso que dá a imprensa aliviar para um determinado grupo político.
    Chega a dar raiva, agora é a força da natureza, antes, era a megera incompetente.

    E o Gravataí está apenas sendo coerente com a nova fase, Vinicius. Relax.

    O negócio é rezar, como manda o desgovernador. Como os ateus são minoria, SP vai voltar a ser a terra da garoa.

    Citando o impagável Milton Leite, “QUIFAAAAASE!”

  4. Carlos disse:

    A imprensa sempre alivia pro lado do Kassab/Serra, olha a Veja querendo parecer “imparcial”:
    http://veja.abril.com.br/agencias/ae/brasil/detail/2009-09-10-523655.shtml

    Cara esse papo sobre a limpeza de SP é velho e acho que não tem jeito não…os caras contratam as empreiteiras pelo critério “menor preço”, aí já viu né, os caras prestam o serviço daquele jeito, nas coxas…além disso, o lixo que é coletado nem é tratado e vai direto pro lixão, não tem coleta seletiva, etc, etc.

    Além disso, apesar de concordar que nem toda a culpa é do povo, existe sim uma cultura meio porca do povo.

    Veja esse exemplo: Na CEAGESP, maior entreposto de hortifruti de SP, os permissionários dos boxes e demais pessoas que ali trabalham tem o péssima cultura de jogar lixo (restos de alimentos) no chão do local, faça uma visita ao local, é imundo, um terror, portanto, não é de se surpreender as constantes enchentes no local, aliás, visite qualquer feira de rua e você verá que a cultura da sujeira está impregnada naquelas pessoas. Se uma feira só já faz uma puta sujeira, imagine na CEAGESP que é como uma feira permanente.

    abs.

    Carlos,
    Concordo em 100% que o paulistano (brasileiro) é porco. Só que é porco desde 1554. E, sabedor da porqueira dos munícipes, o sr. Kassab deveria investir na limpeza. Se ele for esperar o povo se educar, logo estaremos todos submersos. E, sobre o link, é a cara da Veja, né? Aliás, a matéria é da Agência Estado.

  5. […] O povo “é porco” de fábrica por aqui. O que deve fazer o “prefeito … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: