Dia Mundial com Carro (e sem Escolar)

Escolar é legal, utilize. Arte: Quiane (http://arte-com-quiane.blogspot.com)
Escolar é legal, utilize! Arte: Quiane

Em muito filme americano que eu vejo, aparecem aqueles simpaticíssimos ônibus amarelos e pretos, transportando crianças de todos os tamanhos para a escola. Disse “americano” porque lá é a “sociedade do automóvel”. Americano pode ser tudo, menos burro.

Dentro do Colégio Santa Cruz, o preferido de 10 entre 10 integrantes da “inteligentsia” paulistana, tem uns dois estacionados, iguaizinhos aos dos filmes. Não sei se rodam, nunca vi. Vejo, isto sim, uma balbúrdia de carros chegando ao colégio, exigindo até sinalização da CET, homens com bandeirinhas escrito “pare” nas faixas de pedestre, cones e aquele aparato todo, visto apenas na porta de acontecimentos com grande afluxo de pessoas.

É fato mais que notório que, quando das férias escolares, os congestionamentos diminuem na cidade. Pronto, agora já sabem onde quero chegar: por que o paulistano não utiliza o sistema de transporte escolar maciçamente, contribuindo para a diminuição do tráfego de veículos particulares? Não sei, mas já ouvi a respeito da rejeição aos escolares:

– Se eu usar o transporte escolar, vou ter de reprogramar meus horários, porque o “tio” da perua não pode esperar e vai passar bem antes do que se eu fosse com meu próprio carro (roteiro).

Verdade. Mas, e daí? Isso é muito saudável para seu pimpolho! Ensina-o a cumprir horários, saber que o atraso dele gera problemas para outras pessoas, dá noção de causa e efeito e de respeito pelos colegas, ele passa por caminhos que não passaria se estivesse com você, conhece mais a cidade onde mora.

– As peruas carregam crianças e adolescentes juntos, e isso pode influenciar mal o meu filho (eles falam muita besteira).

Verdade, mas e daí? Você não põe fé no seu taco como pai? Não sabe explicar para seu filho o que é certo e errado? Você não aprendeu um monte de merda na rua, quando era pequeno? Na escola existe segregação por idade no pátio, ou na cantina? Você não deixa seu filho ficar com outros no playground do prédio, no clube? Já comprou a “bolha de plástico” dele?

– O escolar é caro. Indo com meu carro, sai mais barato.

Verdade, mas e daí? E é verdade na situação atual. Hoje, quem utiliza transporte escolar o faz por IMPOSSIBILIDADE de levar o filho por meios próprios. O sistema é pequeno e subutilizado. Se houvesse necessidade de mais peruas, por aumento da demanda, isso geraria uma reação no sentido de baratear o custo, pois para a própria escola é mais interessante que os alunos venham em coletivos, para diminuir a confusão na porta e o aparato de segurança. Além disso, com vans cheias, o rateio melhora e fica mais barato para todos.

Outra alternativa para o barateamento do transporte escolar seria, com a pressão da sociedade, o SUBSÍDIO governamental a esse tipo de transporte. Uma das atitudes, a curto prazo e sem grande esforço, seria a ISENÇÃO DE TAXAS da prefeitura aos condutores. Hoje a perua escolar e o motorista pagam um monte de taxinhas (cadastro do condutor, vistorias DTP e outras).

Agora, o principal: perua escolar É BOM PARA A EDUCAÇÃO do seu filho, acredite. É um excelente meio de socialização, pois ele convive com pessoas diferentes, que não estudam na classe dele. As peruas são divertidas e descontraem os alunos antes das aulas. Os “tios/tias” das peruas são mais respeitados do que muito professor, alguns são verdadeiros ídolos dos alunos. Não fique com ciúmes, mas aquele seu filho sisudo, que não troca uma palavra contigo no caminho, às vezes transforma-se em um tagarela dentro de um Escolar. Isso não tem preço, e não consta da grade curricular. E sai mais barato que pagar psicoterapia depois.

Ah, pense em você, também. Você pode dormir até mais tarde e não desviar do seu caminho para o trabalho.

Anúncios

One Response to Dia Mundial com Carro (e sem Escolar)

  1. […] Dia Mundial com Carro (e sem Escolar) « COM FEL E LIMÃO, comfelelimao.wordpress.com/2009/09/22/dia-mundial-com-carro-e-sem-escolar – view page – cached Em muito filme americano que eu vejo, aparecem aqueles simpaticíssimos ônibus amarelos e pretos, transportando crianças de todos os tamanhos para a escola. Disse “americano” porque lá é a “sociedade do automóvel”. Americano pode ser tudo, menos burro. — From the page […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: