Reflexão sobre arbitragem, “futebol moderno” e uma promessa

boleiros

"Fica na tua e joga bola, porra!"

 

 

Primeiro, a promessa: NUNCA MAIS, neste blog, eu comentarei erro de arbitragem de futebol, muito menos tecerei minhas delirantes teorias conspiratórias a respeito do assunto. Post de futebol, aqui, será só aquela coisa de “fulano joga muito, time tal joga porra nenhuma…”. Quem vive de falar de bastidores é o Juca Kfouri, deixa ele lá. Mesmo porque, pra falar do jogo em si, ele é um zero à esquerda.

Agora, a reflexão, baseada num comentário que deixei no “Esporte Fino”, belo blog esportivo: está ficando insuportável essa blitz contra arbitragem de futebol. Insuportável e covarde.

Eu sou “das antigas”, do tempo da câmera única de TV. E quando a gente dizia que o juiz era ladrão, havia uma GRANDE possibilidade de ser, mesmo. Veja, por exemplo, o Belluzzo, que é mais “das antigas” ainda: para fazer uma analogia com o gol anulado do Obina, recorreu ao célebre gol anulado do Leivinha contra o SPFC em 1971. Trinta e oito anos depois, o cara ainda se lembra daquilo. E eu também. Deve ter havido um buzilhão de “erros” naquele jogo. Como não ficaram apontando um a um, sobrou o REALMENTE importante.

Esse negócio de ficar vendo falta em tudo, impedimentos ridículos de 20 cm., criando polêmicas intermináveis e acusando todo juiz de ser ruim por não ter marcado em 1 seg, com dois olhos, o que você precisou de três dias (e trinta “olhos”) para ver é absolutamente insano. E torna o futebol uma coisa cada vez mais chata e manipulável. Sim, porque quanto mais você aponta erros, mais difícil fica distinguir o erro da sacanagem.

Vejam os jogadores de futebol atuais: desde a “escolinha”, são treinados para simularem faltas. São acostumados a “se protegerem”. No meu tempo, isso se chamava PIPOCAR. Ninguém mais divide, “deixa o pé”. Nem zagueiro: se um chegar primeiro na bola, o outro já voa, como se atingido por um míssil.

Mirandinha1974

Nem precisava, mas a foto é do genial (e sortudo) Domício Pinheiro

Este tipo de lance aí não ocorre mais no futebol. “Ainda bem”, dirão. Claro que a fratura absurda sofrida pelo Mirandinha ninguém mais quer que se repita. Mas se o lance fosse transportado para os tempos atuais, o zagueiro seria expulso, teria pego três jogos no STJD e o Mirandinha estaria com a perna intacta, jogando a próxima partida. Quer ver? Substitua a foto acima por uma colorida, com Dagoberto no lugar do Mirandinha e um “Maicon” qualquer no lugar do zagueiro do América-SP: era uma bola na lateral, dividida; os dois vinham rasgando. Dagoberto iria com o pé alto; o “Maicon”, vendo isso, também levantaria o dele (ou já estaria indo de carrinho); ato contínuo, o avante recolheria o pé alto dele, projetando-se contra o defensor, saltando sobre ele e rolaria, gritando mais do que o Mirandinha aí de cima deve ter gritado. E a bola? Ah, isso é um mero detalhe nos dias de hoje.

Jogadores atuais, de até 100 kg, desabam na área com um leve puxão na camisa, tal bebês de um ano quando puxados pela fralda. Se Zico, 66 kg., que teve a sua camisa rasgada por Gentile dentro da área fosse seguir a nova cartilha, teria voado de encontro às arquibancadas do Sarriá! O juiz não viu Zico ser puxado (nem a TV), mas hoje o infeliz teria de ver o dedinho do “Maicon” enroscado na etiqueta da camisa do Washington, só porque a câmera 632, postada na grua 85 “flagrou a irregularidade”? Isso só faz o Washington ficar “hipersensível” em qualquer lance de área, pois sempre haverá algum “Maicon” perto dele. E uma câmera amiga, onde ele poderá exibir seus dotes dramatúrgicos. É futebol, isso??

Os jornalistas precisam entender: não existe, ainda, arbitragem eletrônica. O controle do jogo é feito por seres humanos, falíveis. Se quiserem levantar suspeição sobre arbitragem, devem investigar a vida do “homem de preto” FORA de campo. É lá que as coisas sujas acontecem, em essência. Dentro de campo, se houver maracutaia, será só consequência do que já foi acertado lá fora. Se não há maracutaia, então é só erro. Foda-se, e segue o jogo. Arrumem serviço e deixem os árbitros em paz.

 

Anúncios

17 Responses to Reflexão sobre arbitragem, “futebol moderno” e uma promessa

  1. Valmir disse:

    Na boa, velho. Ponto p´ra mim … Você viu que sequer entrei em detalhes de arbitragem no post que você mandou a respeito do Simon. Só entrei pra dizer que o meu Parmera não merece crédito nenhum pela bolinha que tá jogando). Se for p´ra ser campeão jogando assim, passo (e você sabe que eu passo, mesmo !!!). Nós curtimos futebol desde sempre, jogamos muita bola e já nos divertimos e choramos para cacete por causa dessa onça. Sempre fomos fissurados por FUTEBOL ARTE … p´ra nós, mil vezes 1982 num confronto contra 1994.
    Hoje em dia, quando entra discussão de arbitragem na parada, pode ver que é para encobrir futebol enganador. O caso específico do Palmeiras é emblemático. O time não joga absolutamente nada faz uns 2 meses … e aí me vêm discutir arbitragem ???
    Fala sério !!!
    Depois que passaram a dar moral p´ra técnico, juiz e humildade, fizeram tábula rasa de quem realmente sempre fez a coisa acontecer … os boleiros.
    Simon é ruim ? Todos são (ainda mais com essa masturbação que é a discussão de lances. ô coisa chata !!!) … agora, fazer o boca aberta do Diego Souza jogar bola e o Muricy deixar de entupir o time de volante contra time morto mataria qualquer discussão sobre arbitragem.
    É isso.
    Abrassssssss

    Isso aí, meu velho. Deixei esse papo de falar de juizão justamente por ser este um dos motivos do futebol estar essa merda, e o “Jair Picerni Windows 7” (Muricy) ser aclamado como grande treinador. Contra o Flu, o cara tá perdendo de um time de merda e troca um centroavante por outro igual; ontem, a torcida desesperada, time perdendo de 2×0 (de um time cujo ataque é Wilson e Arce!), ele bota o… Pierre, pra “fechar o meio”. Depois, é chuveiro pra cá, chuveiro pra lá, bololô e gol chorado. Lembre-se, porque eu te disse: time do Muricy irrita qualquer um que goste de futebol. Meus pêsames.

  2. Thiago Ferreira disse:

    Vinicius. Eu como Corinthiano, sou anti porco de nascimento. Porem, quem brincou um pouco de bola, sabe que o Simon, deu uma garfada legal no verde.
    Tudo bem, procuraram um mindinho do Obina pra justificar o olho de lince do Simon.
    Que seja, mas foi imperceptivel. No entando esse lance do Gum na area do Flu, mostrou que o homem de preto, nesse caso, estava “bem intencionado” para livrar a cara do Fluminense.
    Tudo o que enxergou no gol do Obina, ele fechou o zoinho nesse lance do Gum. Eh mole?
    Entao, quero mais que o verde se dane, porem o cara de preto fez um belo serviço.
    Se eh pra procurar video com angulo que vai achar um pelinho no gol do Obina, no gol do Fred, se alguem quiser, vai ver o numero 3 do Flu, com as maos nas costas impedindo um zagueiro do Parmera subir.
    Da uma olhada nessa aberraçao do Gum derrubando na area.
    O Simon, so enxergou o que ele quis.
    Amigao, nao sou tao ingenuo pra ignorar quando um juizao trabalha. Nesse caso, o Belluzzo, tem toda a razao.(Da uma olhada no video) Olha onde ta o Simon, de frente pro lance, e nao viu p.orra nenhuma.

    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1157915-7824-OS+ERROS+DE+ARBITRAGEM+DE+FLUMINENSE+X+PALMEIRAS+PELA+RODADA+DO+BRASILEIRAO,00.html

    Como explicado no post ora comentado, não falo mais nada sobre arbitragem.

    • André disse:

      Thiago, o Parmera teve uma seqüência impressionante de derrotas e empates. O Simon jogou em todas elas?
      PS: Parabéns pelo belíssimo time que escolheu.

  3. EXTRA: AMEAÇA DE MORTE SOFRIDA POR ANDRADE NETO NO BLOG DO PAULINHO.

    VEJAM COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS E SE ESPANTEM COM A DESFAÇATEZ DE FACÍNORAS AMEAÇANDO ANDRADE NETO EM PLENO BLOG DO PAULINHO, UM LÍDIMO SÍTIO DA INTERNET:

    Fernando Disse:
    Novembro 12, 2009 às 5:32 pm
    Se vc desaparecer da face da terra pode saber que ninguem vai dar a minima, é bem provavel que se faça um churrasco comemorando tal ato.

    NESTE CASO, EIS UMA AMEAÇA DE MORTE VELADA REALIZADA PELO SENHOR SUPRA-ASSINADO, BEM AO MODO PELO QUAL COSTUMAVAM SER FEITAS AS “ELIMINAÇÕES” EM PAÍSES COMO CUBA E NA EX-URSS. FRASES COMO “CUIDADO PARA NÃO AMNHECER COM A BOCA CHEIA DE FORMIGAS” SÃO FICHINHAS PERTO DA FEROCIDADE DEMONSTRADA PELO INSANO SEGURANÇA FERNANDO.

    Fernando Disse:
    Novembro 12, 2009 às 5:34 pm
    Claudia se acaso isso acontecer, por favor não esqueça de filmar e postar aqui para todos verem esse mané tomando uns sopapos de seu honrado marido.

    AQUI DOIS BANDIDOS SE MANCOMUNAM VISANDO AO ESPANCAMENTO DE ANDRADE NETO. INSTIGADO PELA VIOLÊNCIA DA SENHORA CLÁUDIA VÊNUS E DE SEU SUPOSTO MARIDO, O TRUCULENTO SEGURANÇA FERNANDO DESEJA VER ANDRADE NETO “TOMANDO UNS SOPAPOS”.

    Fernando Disse:
    Novembro 12, 2009 às 10:01 pm
    Não meu caro, é mais facil eu baixar a porrada em vc junto com o marido da Claudia.

    O TRUCULENTO SEGURANÇA FERNANDO, NÃO MAIS SE SEGURANDO, É EXPLÍCITO EM SEUS INTENTOS. JUNTAR-SE-IA COM O MARIDO DA DITA CUJA A FIM DE TENTAREM DAR CABO DA VERDADE TRAZIDA POR ANDRADE NETO VIA A MANEIRA MAIS NEFASTA E DITATORIAL, “BAIXANDO A PORRADA”. NOTA-SE AINDA A COVARDIA E A SANHA ASSASSINA DA DUPLA DE AGRESSORES, QUE NÃO TITUBEARIAM EM UNIR FORÇAS CONTRA UM SÓ HOMEM DE MORAL.

    juliano Jundiai Disse:
    Novembro 12, 2009 às 9:15 pm
    Sra,claudia lhe apoio.
    Então seria excelente ele ter um bom plano de saude com cobertura dentaria.

    DESTA FEITA É UM CIDADÃO DE JUNDIAÍ, UM PACATO FARMECÊUTICO, QUEM APÓIA A EMPRESA CRIMINOSA DE SENHORA CLÁUDIA VÊNUS E SEU MARIDO. MAIS UMA VEZ A VIOLÊNCIA VELADA E O TOM DE AMEAÇA SÃO CONSTANTES. PROCURAM CALAR AS VERDADES TRAZIDAS POR ANDRADE NETO ARRANCANDO-LHE OS DENTES.

    Doutor Raposo Disse:
    Novembro 11, 2009 às 9:55 pm | Responder
    Andrade Neto, Faça um favor a todos e morra, seu verme!

    TEXTO AUTO-EXPLICATIVO DE UM SER QUE SE INTITULA “DOUTOR”. O DOUTOR EM AMEAÇAS E VIOLÊNCIA DEIXA CLARO QUE TENCIONA DAR CABO DA VIDA DE ANDRADE NETO, POIS NÃO MAIS SUPORTA LER TANTAS VERDADES TODOS OS DIAS.

    AGORA, VOCÊ, AMIGO DE BEM, TOME SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES A PARTIR DESTE DOSSIÊ.

    É POSSÍVEL NOS DIAS DE HOJE, EM UM SÍTIO DEMOCRÁTICO COMO O BLOG DO JORNALISTA PAULINHO, “CIDADÃOS” COMO ESSES FOMENTAREM A VIOLÊNCIA NUA E CRUA CONTRA UM DEFENSOR DA MORAL, DA FAMÍLIA, DOS BONS COSTUMES E DA LEI?

    E TUDO ISTO POR QUE NÃO CONSEGUEM DIALOGAR E BUSCAR A VERDADE DA MANEIRA MAIS LÍDIMA E LEGÍTIMA, ISTO É, A DIALÉTICA POSSIBILITADA PELOS INSTRUMENTOS DA INTERNET.

    SE VOCÊ TAMBÉM SE INDIGNOU COM O TRATAMENTO QUE ANDRADE NETO VEM SOFRENDO, SOLIDARIZE-SE COM A VERDADE. AMEAÇAS DE MORTE E DE VIOLÊNCIA CONSPURCAM A INTERNET COMO UM TODO. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE OS VALORES INVERTIDOS PREVALEÇAM.

    PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO! PELO FIM DE TODOS OS TIPOS DE VIOLÊNCIA!

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE!

    Queridão, na boa, admiro sua cruzada pela moral e bons costumes. Saiba que aqui terás a almejada acolhida, mas, por obséquio, solicito encarecidamente que seja mais sucinto em seus comentários por estas plagas, sob pena deste local de defesa da família brasileira tornar-se filial do blog que ora atenta acintosamente contra si. Não poderei defendê-lo por lá, uma vez que não sou o Putinho, tampouco o Chapolim Colorado, e todos os meus comentários são sumariamente deletados pelo proprietário daquele antro.

    • SENHOR, AGRADEÇO A PUBLICAÇÃO DO DESESPERADO RELATO DE UM CIDADÃO AMEAÇADO.

      LEMBRO, NO ENTANTO, QUE A VERDADE NÃO CONHECE LIMITES NEM ENQUADRAMENTOS ESPACIAIS. PERTO DO SOFRIMENTO INFLIGIDO A ANDRADE NETO, O RELATO ACIMA TORNA-SE SUCINTO.

      APESAR DA SUTILEZA DA OBSECRAÇÃO, POR ORA CONSIDERAR-ME-EI INDESEJADO NESTE RECINTO E NELE NÃO MAIS RETORNAREI.

      SAÚDE E PAZ AOS SEUS.

      ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

      Por que? Precisa de 15.000 linhas para explicar que está sendo “ameaçado de morte”? Tenho dó do atendente do 190 quando você liga lá, então! 😀
      Agora, falando sério: Quero te dar parabéns pela destruição em curso no blog do rapazinho. Você e o Francisco Terra são cabulosos.

      • POSSO LHE GARANTIR QUE D’OUTRA FEITA O SENHOR JÁ RIU MUITO POR MEIO DESSAS MAL TRAÇADAS LINHAS DE ANDRADE NETO.

        LOGO MAIS A VERDADE SERÁ REVELADA.

        O SENHOR IMAGINA SOBRE O QUE ESTOU FALANDO.

        ANDRADE NETO, SOB ESCOLTA POLICIAL.

        Eu desconfio, sempre desconfiei. Mas, então, conta pra nós: paraste por que? Por que apagou o blog?

      • MEU CARO, SORVAMOS UM DIA UMA BELA SCHINCARIOL SEM ÁLCOOL EM ALGUM AMBIENTE IMPOLUTO E TUDO SERÁ DEVIDAMENTE ESCLARECIDO.

        INFELIZMENTE FORÇAS OCULTAS LEVARAM-ME AO ATO FINAL.

        ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

        Como diria Chapolim, “suspeitei desde o princípio!”. NÃO SUMA, ANDRADE NETO. VEJA O NOVO POST.

  4. Thiago Ferreira disse:

    Andrade Neto. Acho que o Putinho diria a voce:
    “Amigo, ou voce procura abrigo junto aos meus padrinhos, ou locuplete-se tambem.”
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    😀 😀 😀

    • MEU CARO, O FINADO PUTINHO NADA PODERIA DIZER A MIM.

      E ISTO POR MOTIVOS ÓBVIOS: ANDRADE NETO, APESAR DE SE COMUNICAR NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR POR DIVERSAS VEZES, AINDA NÃO SE TORNOU COMPLETAMENTE ESQUIZOFRÊNICO.

      ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

      PS: NÃO ENCHEREI MAIS O SACO DO DONO DO BLOG PUBLICANDO TROLLAGENS AQUI.

      Entenderam? Fique aí, “velho moralista”. Precisamos conversar.

  5. [OFF TOPIC]

    Trollagem pouca é bobagem…

    Teve gente do Orkut que já achou meu blog e começou a trollar por lá. (Será que é porque eu coloquei o link do blog no perfil do Orkut e uso a mesma foto e o nome completo nos dois?)

    Eu gostaria de saber qual é a graça de entrar em um ambiente virtual só para irritar os outros, se tornar odiado, ter suas mensagens deletadas e ser bloqueado. Não acredito que as pessoas que façam isso sejam sadias do ponto de vista de um psiquiatra.

    Eu não dispenso uma boa discussão, mas para que seja “boa” é necessário ser fundamentada, por mais maluca que seja a idéia. Por exemplo, eu defendo que o poder público crie bilhões de mosquitos para soltar nas cidades, mas isso tem fundamento e aposto que quem ler o meu artigo vai concordar que é uma boa idéia.

    Mas pra que provocar discussão sem fundamento só pra irritar o outro? Que graça tem isso?

  6. Voltando ao futebol, tua postagem me deu uma idéia. Eu adoro resolver problemas, adoro inventar soluções criativas, então fiquei pensando se haveria alguma maneira de facilitar o trabalho dos árbitros e reduzir a chande de erros de arbitragem sem mexer em nenhuma regra dentro do campo.

    E tem.

    A mais simples e óbvia seria usar um telão para o juiz assistir a repetição do lance, como eles fazem naquele esporte maluco que jogam com as mãos e não usam uma bola mas chamam de football nos EUA.

    Isso seria muito eficiente, mas ia tornar o futebol muito chato. Não dá pra ser assim, a solução tem que ser eficiente *e* interessante ao mesmo tempo.

    A segunda coisa que me veio à mente foi colocar um árbitro extra fora de campo, assistindo o jogo pela TV, que assistiria a repetição do lance e “sopraria” a real pro árbitro.

    Isso seria muito eficiente, mas traria alguns problemas. O principal é que o árbitro teria que respaldar uma decisão baseado em uma cena que ele não viu. Não dá pra ser assim, o árbitro precisa ter convicção daquilo que apita. MAS…

    Espremendo bem essa possibilidade, tive uma idéia maluca. 🙂 Maluca, eficiente, divertida e capaz de alterar radicalmente o comportamento dos jogadores em campo, elevando o nível ético da relação do atleta com o árbitro a patamares nunca dantes sonhados na história do futebol.

    Vou contar no meu blog, hoje a noite. 🙂

    (Depois voltarei para informar o link do artigo.)

    Falô. Eu tenho 1 idéia: colocar um capacete acoplado a uma câmera na cabeça de cada árbitro e bandeiras. Assim, teríamos a exata visão do árbitro do lance. Isto permitiria julgamentos mais realistas, além de podermos verificar se o juiz se posiciona bem nos lances.

  7. Angelo disse:

    Isso é uma verdade absoluta: esse cai cai e essas faltinhas DETONAM o prazer de assistir FUTEBOL. Quando nego pára com essas coisas o jogo fica muito melhor, VEZ OU OUTRA ainda acontece.

    É um mal não só do futebol brasileiro: basta ver o basquete do NBB. TODA FALTINHA juiz marca, o jogo pára de 5 em 5 segundos no terceiro e quarto tempo, fica INSUPORTÁVEL.

    A esperança é que tomem vergonha.

    Putz, lembrou bem: até no basquete tá essa viadagem. Por isso que nem vejo mais basquete brasileiro. E os “zé boquinhas” da vida ficam vendo falta como no tempo em que ele jogava. O esporte mudou muito, tem muito mais contato permitido.

    • Angelo:

      Tem mais de uma década – desde a “era Dunga” – que eu defendo uma teoria: a falta tem que ser melhor punida.

      Na década de 1970 os jogos eram muito mais interessantes, o futebol era bem mais alegre. Hoje o futebol está muito chato, neguinho pára a jogada o tempo todo. A razão disso é muito simples: com o tempo, percebeu-se que a vantagem estratégica de cometer falta compensa muito mais que a desvantagem de perder a posse de bola. O resultado é que a falta passou a ser um elemento da estratégia do jogo, sendo prescrita para determinadas situações ao invés de ser evitada sempre que possível.

      Bota uma punição dura para a falta – sei lá, expulsa o cara que cometer a terceira falta e converte em pênalti cada terceira falta sobre o mesmo jogador – pra ver se o tempo de bola parada não cai pela metade ou a um terço.

      Eu não sou a favor de mudanças drásticas na regra do jogo, na essência, sob pena de ficar como o futsal ou vôlei, onde mudam toda hora e acabaram estragando. Sou a favor de, sim, dentro do panorama atual, usar os recursos disponíveis para melhorar o controle. Sou a favor de, por exemplo, termos 6 árbitros: 4 bandeiras e 2 juízes de campo. Isso, naturalmente, já diminui a quantidade de infrações.

      • Vinícius, a idéia que postei lá no Pensar Não Dói, sobre o fiscal de ética, não muda nada em campo, só muda a postura do atleta.

        É a proposta mais conservadora possível na forma e mais revolucionária possível em conteúdo. E pode ser implementada a 1/3 do custo de mais um juiz e dois bandeiras. 😉

        Quem quiser saber mais, clique aqui e opine lá. Eu já opinei.

  8. Seo Cruz disse:

    Velho, por mais ‘anti-bambi’ que seja meu espaço, há tempos procuro um são-paulino lúcido que seja capaz de elevar o nível dos debates a respeito do seu time, dado o fato de que os comentaristas que lá aparecem me entristecem o cerebelo. Se quiser, o espaço está aberto até para que vc poste uma coluna fixa, para falar sobre o que quiser! Meu mail é cruzdesavoia@gmail.com

    Abraços e saudações Alviverdes! hehehe

    É, eu acompanho teu blog e já vi. Valeu, Seo Cruz. Tamo junto. Depois te mando email. E fiz um post aí pra me solidarizar contigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: