Para “Veja”, passar vergonha faz parte da missão

Pra quem (ainda) não conhece o Tumblr, é uma plataforma de blogagem bastante simples (voltada para imagens), e a galera a tem utilizado para sacanear todo mundo: teve a fase do PORRA!, onde zoaram o Kassab na época das enchentes e a turma da Mônica (quando o Dioclécio lançou aquela pérola). Enfim, tudo que gera grande discussão nas redes sociais da internet acaba virando tema de Tumblr.

A última capa da “Veja” estampando aquela candura que é o governador Serra numa pose pra lá de meiga, (“inspirada levemente” numa capa da “Time” com Barack Obama) é esta aí, pra quem ainda não viu:

A diferença: a mão ESQUERDA apóia Obama; já o Serra...

Como não poderia deixar de ser, um gaiato montou um Tumblr de nome MeiguiceSerra, onde os tuiteiros foram convidados a enviar fotos avacalhando o “meigo da Transilvânia”. Clique no link, vale a pena. E perceba que há uma advertência do autor: “Contém IRONIA”.

Mesmo com a advertência estampada na capa, a “Veja” teve a manha de “capitalizar para si” (argh!), transformando (ou pensando que transformou) a sacanagem em (auto) ELOGIO. “Capa dá início a ‘viral'”? Dá um tempo, né?

Todo mundo tem o direito de não entender uma piada (inclusive a “Veja”). Só não pode distorcer o sentido da piada pra transformá-la em coisa séria (principalmente a “Veja” ou qualquer outro órgão de imprensa). Porque, quando faz isso, ou passa por burro, ou passa por desonesto. Ou pelos dois.

“Veja” escolheu a dedo os eleitos para compor o seu “álbum de fotografias do viral”. Deve ter sido difícil, mas ficou assim:

Lugar de Gente Feliz

Eu, particularmente, fico com a seleção do Professor Hariovaldo:

Quantidade com mais qualidade, não acham?

Fazer campanha pro Serra tudo bem, Dona “Veja”. Mas não precisa passar vergonha pra isso. Já estão dizendo que o “viral” que você criou é a nova versão do “Boimate”. Com uma diferença: no “boimate” você caiu sem querer. Ou não?

——————————————-

ATUALIZAÇÃO:  Infelizmente (e com uma justificativa bastante nebulosa), o tumblr MeiguiceSerra foi tirado do ar. Por sorte, as imagens estão em vários outros locais (como aqui, por exemplo). A “veja” continuará passando a vergonha que pediu pra passar.

——————————————-

Anúncios

10 Responses to Para “Veja”, passar vergonha faz parte da missão

  1. qualquergordotemblog disse:

    Finalmente minha assinatura voltou!!!! [:)]

    Professor Hariovaldo não faria melhor. É bem típico dele capitalizar em cima de um evento desfavorável ao “mais bem preparado dos homens”. As vezes eu penso que é o próprio quem edita a Veja e que faz a mesma passar vergonha de propósito para ironizar a direita brasileira. É a única explicação plausível.

    É o “presidente de nascença”, :D. Mas eu acho que ele nem precisa editar a “Veja”, ela se enrola sozinha.

    • qualquergordotemblog disse:

      Mudando de assunto, viu que eu coloquei aquele sample do Sérgio Mallandro no “WhoSampledWho”? Devia se cadastrar lá também, afinal vc tem mais conhecimento de música negra do que eu e pode dar mais colaborações.

      Eu vi, cara, ficou bem legal. Vou me cadastrar e deixar umas paradas lá.

  2. Viral é o kct! Essa revista até os cães estão recusando na hora de defecar.

    Use jornal, dá menos trabalho. Revista precisa desgrampear, ou rasgar.

  3. Alê disse:


    Bah! Se dedicar a demonizar a Veja é bobagem ou falta de assunto. Qquer veículo tem lado e a Veja, ao menos, deixa claro quem apoia. Isso possibilita lê-la sem ser enganado.

    E, por mais que muitos a detestem, um dos “editorialistas” dela, o R.A., tem uma ótima perspicácia e quase tudo que ele diz, em termos políticos, acaba acontecendo. O R.A. pode ser detestável mas as análises dele procedem. Acabei de ver a entrevista do Ciro, no SBT. Vc viu? Pois devia. Já, já, tá no youtube.

    Vai ser mesmo Serra x Dilma e, olha, vai ser foda, viu? A entrevista da Dilma no Datena me apavorou, a perspectiva de Serra na presidência me dá engulhos.

    Tamos fudidos, véi.

    Alê
    Ps. Eu sempre comento no prof. Hari. Quem prestar atenção vai perceber qual é o meu nick… 😉

    O RA é tão bom que a Veja dá duas páginas pra ele a cada ano (na véspera da eleição, pra ele malhar o candidato que a revista não apóia). Sugiro dar uma olhada no arquivo do finado blog do Hermenauta, que se dedicou por um bom tempo a espancar os delírios políticos do RA. E não fiquei “demonizando” ninguém. Apenas quis deixar claro que um veículo de imprensa que desinforma ou distorce a informação para corroborar sua tese não é veículo de imprensa. No caso em questão, Veja pegou uma piada e transformou numa propaganda dela mesma. Ah, claro, desculpe pela falta de assunto.

    • Alê disse:


      O Hermenauta era um excelente contraponto. Pena que morreu em ano eleitoral. Segundo o prof Hari, foi uma piada, segundo a Veja foi um viral, segundo os criadores do tumblr foi uma manifestação artística e quem mandou as imagens entendeu ou não o que estava fazendo.

      Claro que o propósito do tumblr foi ridicularizar a foto da Veja e a Veja, num belo exemplo de esperteza, fez limonada com o limão.

      Desinformou? Claro, mas que ingenuidade é essa de esperar que ela risse da piada? Acaso algum outro veículo de imprensa, no Brasil, faria isso? Vc consegue imaginar a Carta Capital fazendo isso?

      Nem os nossos “engraçados” humoristas são bem humorados quando são vítimas de piadas, como essa tal de guerra do humor vem demonstrando.

      Brasil (nóis) é foda!

      Alê
      PS. Ficou putinho, foi?

      Não fiquei putinho, não. Não há ingenuidade nenhuma, simplesmente a constatação da desonestidade intelectual e do oportunismo barato da Veja, até em um tema prosaico como este. Triste, pois é a revista semanal de maior tiragem no Brasil. Isto me preocupa.

  4. Claudio disse:

    A seleção de carinhas da Veja parece relação de aprovados em concursos para trainees de multinacionais. E o Seo Cruz, trocando fumaça com o Gravataí, é tipo um “dois mundos colidem”.

    Só uma pergunta para o Alê: onde é que os devaneios do RA acontecem? Para mim, só nas manchetes mentirosas da Veja.

    Enquanto o porco capitalista Gravataí Merengue ostenta um Havano, o comunista comedor de criancinha Seo Cruz vai de Marlborão. Vai entender, né? Pena que a moça do tumblr amarelou feio.

    • Alê disse:


      Uai, Claudio! Basta ler toda a análise que ele faz do caso do Ciro. O que o Ciro falou no SBT e reforçou ontem na Rede TV! é tudo o que o RA vem dizendo há pelo menos duas semanas. Ele, nesse assunto, está corretíssimo.

      Eu NÃO gosto do RA, como tb não gosto do PHA ou de qquer outro sujeito engajado e panfletário. Mas leio todos e faço um exercício de filtragem do que leio. Saber o que alguém defende é crucial para que eu possa lê-lo, mesmo sentindo asco.

      Se me arrisco a comentar aqui é por entender que o Vinícius é um sujeito razoável de centro-esquerda, desiludido mas esperançoso (?) que escreve por puro diletantismo e um tico de vaidade. No dia que eu identificar interesses dele com os quais não me alinho, paro de comentar (mas não de ler) no mesmo instante.

      Voltando ao RA: Delira? Ô! Acerta? Tb! É um pistoleiro? É! Deve ser lido? Com certeza!

      Alê

      Não sou de centro-esquerda, Alê. Sou de esquerda. Não a esquerda definida pelos partidos de esquerda por aqui, mas de esquerda. E eu também acho que todas as opiniões devem ser lidas e, se possível, debatidas. Quanto ao RA, ele curte ser lido, mas não curte debater com quem discorda do que ele escreve. Aí quem não curte ele sou eu. Portanto, não o leio. Mesmo porque as idéias dele são encontradas em vários outros autores que não interditam o debate.

  5. Puts, olha só o Roger do Ultraje rs

    É, ele tá engajadão na campanha do Serra.

  6. Lynx disse:

    Rapaiz, vendo essa foto do Serra na capa da Veja, fica fácil o tipo de recepção que você encontra quando chega no inferno. Esse Serra é muuuuito sinistro!!! “1, 2, Serra vai te pegar… 3, 4, e a porta vai trancar…”

    E olha que a foto é meiga, hein? Imagina tirar foto dele bravo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: