ABRE A BOCA, GALVÃO!

Deixa o cara falar, Brasil! Foto: Joel Silva/Folhapress

Preâmbulo (LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE ME PENTELHAR):

1 – EU NÃO SUPORTO O GALVÃO BUENO. É UM PUTA CHATO DE GALOCHA, DÁ AZIA EM SONRISAL.

2 – EU NÃO ASSISTO JOGO COM O GALVÃO NARRANDO.

3 – EU GOSTO DE TIRAR SARRO DE TUDO E DE TODOS QUE ME DEREM MOTIVO. E O GALVÃO É UMA USINA DE MOTIVOS DE SARRO.

(legenda: em maiúscula, estou gritando. Em maiúscula E negrito,
estou berrando)

————————————————-

Tendo isto bem em destaque, sigamos com alguns outros detalhes: o Galvão Bueno, se possível fosse separar o ego altamente inflamado, a “usurpação de funções” e a sua insuportável  “brodagem” com aqueles que lhe puxam o saco, seria um “speaker” impecável: tem uma voz excelente, uma dicção perfeita, estuda bastante o esporte que vai narrar, raramente erra nomes de atletas (erra, mas TODO MUNDO erra), tem um excelente ritmo de locução, enfim: É UM EXCELENTE NARRADOR, talvez o melhor do Brasil (repito, se fosse possível descontar os defeitos já citados – como não é, preste atenção no preâmbulo e entenda porque ele não é um bom narrador).

E, justamente por isso tudo, achei que o pessoal das internerds passou um pouco do ponto na campanha mundial “CALA BOCA GALVÃO”. Todos? Não, só alguns, que confundiram “CALA BOCA GALVÃO” com “CALA BOCA REDE GLOBO”.

Enquanto estava o “sarro pelo sarro”, beleza, eu curto: TTs no twitter, filminho engraçado, cartaz (porra, esse pessoal da publicidade diz que trabalha, mas tem tempo pra cada coisa…), enganar gringo burro… LINDO! Só que, nessa marola aí, começou a surfar um pessoal jogando coisas do tipo “monopólio da Globo”, “a Globo aliena”, e assuntos correlatos. Ei, ei, peraí: o que o Galvão Bueno tem a ver com isso? Ele é EMPREGADO da emissora, não foi ele que comprou os direitos de transmissão, porra! Ele é LOCUTOR ESPORTIVO, não é comentarista político (aliás, ressalte-se: eu NUNCA VI o GB dar pitaco sobre algo fora da área de atuação dele – exceto sobre música, naquele programeco dele no SPORTV).

Uma pergunta: se “o povo não é bobo”, por que assistem tanto ao Galvão na Globo? Simples: porque os outros locutores da TV aberta são UMA MERDA! Pobre de quem não tem TV a cabo, amiiigo! É teste pra cardíaco aguentar o Luciano do Valle chamando Jesus de Genésio, ou perdendo lances importantes enquanto “manda abraço pro fulano da Churrascaria seiláoquê”. Haaaaja coração! Vocês acham bacana ouvir o Téo “não peeeerrrrde mais” José (que não sabe nem o que é bola!) narrando? E o sonífero Nivaldo Prieto, que te acorda com um grito de maritaca? Aí, só aguentando o Galvão, mesmo. Ou procurando outras fontes.

Voltemos à Globo: e o Cléber Machado, o “locutor-talvez”? Por que ninguém manda ELE calar a boca? E os comentaristas (Caio, Casagrande pós-rehab, Falcão)? E o Arnaldo? E o Bial? O Mauro Naves? O Márcio “vuvuzela nordestina” Canuto? E a PORRA DA GLENDA KOSLOWSKY? Escuto o GB uma hora, mas não aguento UM MINUTO com essa patota aí, juro.

Se o Galvão fosse o TOP da Band, quem seria o eleito para o CALA BOCA na copa-2010? Pense: ele não seria menos chato lá, né? Se as vuvuzelas internéticas apontarem pra outro lado, fica bem esclarecido qual o real sentido da parada. E aí, eu não brinco. Porque se é pra falar sério, não é o Galvão que eu gostaria de “emudecer” na Rede Globo. Tem outros realmente nefastos. Ele, eu até deixo falar. É só colocar no “mute” e tá tudo certo.

——————————-

Mas o bom mesmo é pagar o cabo e acompanhar Milton Leite, o locutor-troll, no SPORTV.

21 Responses to ABRE A BOCA, GALVÃO!

  1. 1 – EU NÃO SUPORTO O GALVÃO BUENO. É UM PUTA CHATO DE GALOCHA, DÁ AZIA EM SONRISAL.
    2 – EU NÃO ASSISTO JOGO COM O GALVÃO NARRANDO.
    3 – EU GOSTO DE TIRAR SARRO DE TUDO E DE TODOS QUE ME DEREM MOTIVO. E O GALVÃO É UMA USINA DE MOTIVOS DE SARRO.

    legenda: em maiúscula, estou gritando. Em maiúscula E negrito,
    estou berrando)

    É isso!

    E só isso.

  2. Aí… eu disse que dava o maior apoio para o tal artigo, não disse? Pois achei bem interessante o ângulo de análise. E fez jus ao nome do blog…

  3. Eto disse:

    Não tucaniza, vai! É só um CALA BOCA GALVÃO.

    Obinna é melhor que você. Obina também.

  4. Lucius disse:

    Aquele Luiz Carlos Júnior é o mais chato de todos.

    Concordo 100%.

  5. Carlos Rosas disse:

    por que você acha o Milton Leite troll? até que eu gosto dele, de todos os locutores que tem ele é o menos pior, apesar que ele era melhor quando estava na ESPN Brasil (acho que quem faz falta é o Silvio Luis, apesar que eu achava ele tão chato quanto o galvão, mas acho que com o tempo passei a gostar dele rsrs)

    Porra, eu sou fãZaço do Milton Leite! “Locutor-troll” é brincadeira minha, porque ele não deixa passar nenhuma mancada sem zoar todo mundo.

  6. Fábio Peres disse:

    Galvão é um chato em muitos termos, fato, mas ele ganha muito dinheiro na Globo justamente para ser o vendedor de emoções baratas que a Globo precisa para garantir o retorno de seu investimento (o que, aliás, paga as transmissões da Copa no Brasil).

    E ele fala mesmo é para o torcedor-porre, o fanático que inventa mandingas para dizer que ajudou na vitória de seleção e que não aceita crítica nenhuma contra o Brasil, porque “podem secar o time dele”; esse torcedor é o que deveria ler filosofia o dia inteiro, para deixar de ser burro.

    Ou não, como diria Cleber Machado …

    Definiu muito bem o público-alvo do GB, Fábio. Mas, convenhamos, não vai ser calando o cara que essa galera vai melhorar, né?

  7. André Nogueira disse:

    Ia falar do Luiz Carlos Jr, mas o Lucius foi mais rápido.

    Ontem vi Milton Leite falando antes do jogo e pensei: Ufa! Que legal, vou assistir na SPORTV. Olhei melhor e vi q o estádio atrás dele. Decepção.

    O Luiz Carlos Júnior é um Galvão Bueno sem botão “FADE”.

    P.S.: Por coerência vou torcer pelo fracasso da seleção do Dunga para não sepultar de vez o futebol brasileiro roots. Quem pode colocar artista não pode se contentar com canastrão esforçado.

    Sem botão “fade” e sem a mesma qualidade técnica.

  8. Valmir disse:

    Ah, Vini … você queria o quê, velho ?
    Protesto contra o Ali Kamel ? Contra os Marinho ???
    Se o Galvão não fosse bom, certamente não estaria na Globo. Eles não brincam com isso … (ou você acha que o Thiago Leifert não está sendo cevado p´ra ser o garoto-símbolo dos tempos que virão? Eles não brincam em serviço, repito).
    O Galvão Bueno é o dublador da vez do esquemão futebol … como um dia já foi o Luciano do Vale. Só que futebol há muito não é mais brincadeira, é coisa de roda alta de poder e grana. Tenho 101% de certeza de que o Milton Leite tem a maior moral contigo não apenas pelo lado sarrudo, mas também porque, “dentro de todas as limitações que têm os narradores esportivos”, você nota um quezinho de jornalismo, de descontentamento, no sarro dele.
    E eu acho que aí é que tá o busilis da turma com o Galvão. Ele é formador de opinião; e faz o serviço direitinho …

    Eu só queria que os engajadaços não levassem brincadeira a sério. Querem protestar? Protestem, mas deixem em paz quem só quer brincar. E, claro, você tem razão quanto ao Milton Leite.

  9. Luiz Ribeiro disse:

    Ontem, no intervalo do jogo, eu e o meu filho comentávamos exatamente esse assunto. Porra, essa turma é chata demais!!! A solução, simples, que adotamos é a TV no mute e o velho rádio ligado na emissora local de nossa predileção.
    Por outro lado, concordo que na Globo existe gente muito mais perniciosa que o GB. Hoje cedo, por exemplo, no Bom Dia Brasil, o Renato Machado (pau mandado)disse que o Lula realmente não poderia ter sancionado o fim do fator previdenciário sob pena de quebrar a previdência. Foda-se eu que dou audiência!!!

    A única coisa ruim de ouvir no rádio vendo TV é que as imagens estão sendo entregues com um delay de, pelo menos, 5 segundos. A gente ouve o lance antes de vê-lo.

  10. Bem amigo, você sabe que futebol eu acompanho beem de longe. ÀS vezes eu me flagro vendo um Independente de Limeira X Inter de Limeira ( sim, o Derby ) na Rede Vida.
    A carreira do Galvão é longa, vem dos anos 80 ainda. Sei lá quando ele virou locutor. Já cheguei a escutar que ele era a “voz do Airton Senna”, no sentido de o locutor que melhor simbolizava as vitórias do corredor. Tipo, é como se fosse um “pacote completo”: corredor vencedor e seu locutor quase-particular.
    Tanto faz. Eu acho que esse “calaboca” vem de muito tempo, mas só agora, com Internet, Twitter blablabla as pessoas viram a chance de “descarregar o caminhão” usando estes caminhos propiciados pela tecnologia.
    Que a voz do cara é foda, dicção, etc. isso você foi feliz em não deixar de mencionar: era obrigatório reconhecer. O cara não é só arrogância, palpite errado e comentário inoportuno.
    Agora, você sabe que o talento do cara está, sim, a serviço da Platinada. Cada ponto no IBOPE que o Galvão dá de retorno, é mais influência que a Globo passa a dispor. Não dá para dissociar isso. Porém, tá certo: cada coisa no lugar. Não parece legal, apesar do papel do Galvão na emissora, culpá-lo da merda que a Globo é. Os militantes sabem que os personagens ideológicos da emissora estão no noticiário, seja o Alexandre “porta voz do Figueiredo” Garcia, ou a eminência “Não somos apenas racistas” por trás das câmeras.
    A falta de senso de humor serve apenas para deixar a Revolução ( vindoura ou não ) mais e mais anipática e, penso eu, antipopular. Rir é bom.
    Dêem uma olhada no tuíte que eu pus, propagandeando este post, amigos do Fel e Limão

    Eu vi, muito bom! Tks. Mas dá pra zoar, por exemplo, com o Jabor: CALA BOCA, JABOR!

  11. O Galvão é um mala, mas com certeza os outros “todos” são piores. Milton Leite e Kleber Machado nem se fala.
    O problema da antipatia, é que ele veste a camisa da globo, então se ele quer defender, tem mais é que tomar porrada mesmo.

    #calaabocagalvao

    ***(*) ******(*)

    PS. O JJ vai tirar o brasileirão da Globo em 2011, portanto com certeza não teremos mais que aturá-lo.

    E, enquanto isso, eu tô aqui, quebrando o pau no twitter por causa do Piritubão.

  12. André disse:

    A Glenda, o Casagrande e o Arnaldo são legais. O que mais me incomoda no Galvão nem são os três pontos que você berrou, é a mania de (às vezes) narrar um jogo que não está passando, descrevendo em detalhes até as intenções dos jogadores quando elas nem se concretizam.

    É, mas isso é parte da “usurpação de funções” dele. Quer tirar o posto até dos videntes.

  13. Carlos disse:

    Se é pra meter o pau, vou falar do Neto, na Band…
    Parece que sabe tudo, conhece todos os jogadores, todas as jogadas, fala um monte de merda, critica tudo quanto é jogada….Encheu meu saco!
    Troquei de canal só por causa dele…
    Puta cara chato, meu…E hoje resolveu, na falta do que falar, criticar as pernas da Renata Fan….pode???

    Um cara que critica as pernas da Renata não pode ser levado a sério.

  14. Alê disse:


    Gosto da equipe de comentaristas da Globo. Dentre os narradores, a narração com o Cléber Machado é bem tranquila e fácil de ouvir. Até o Galvão é suportável, qdo NÃO está narrando jogo do Brasil ou da Argentina. O pior dos mundos é qdo ele narra, justamente, um Brl x Arg.

    O que fode tudo: GB narrando jogo do Brasil, com aquele ufanismo absurdo e descabido, botando todos os comentaristas em saia justa.

    Pênalti claro, impedimento claríssimo contra o BR e o GB afirmando que o juiz errou, que o bandeirinha é cego, que o jogador adversário foi maldoso, etc e ainda chamando o Arnaldo e demais comentaristas para confirmar a opinião estúpida dele. Acho que o único que não se deixa intimidar por esse pachequismo tacanho é o JR Wright (que quase nunca é escalado para fazer dupla com o GB).

    Assistindo pela Band, tem a entusiasmada narração do Luciano do Valle, mas ter que escutar “us parpite” do Neto ou os comentários boçais do Edmundo, putaqueopariu, viu.

    Teve uma Copa aí, eu era garoto, em que a Record (acho) fez uma campanha pró Silvio Luiz. Vc assistia pela Globo e ouvia pelo rádio o SL. Confere?

    Nessa primeira fase chatíssima, a única coisa divertida foi assistir ao tb chatíssimo Milton Neves, não por ele, mas pelo nível de asnice e humor involuntário que os comentaristas dele cometem a todo instante (Datena, xingando o Dunga, é hilário, parece até um quadro humorístico).

    Alê

    • Carlos disse:

      Atualmente, são os melhores!
      Denilson, Vampeta e Milton Neves pelo menos desopilam o figado da gente…
      O outro participante (é tão quieto que esqueci o nome, desculpem…) não compromete…
      Já o Datena eu não gosto muito não pra mim é muito abusado…

      Ainda não vi essa mesa redonda da Band, mas dizem que está hilária, mesmo. Vou ver.

      • Alê disse:


        Eu assisto, atento às besteiras que eles falam. Da cabeça e da boca de jogador pode se esperar o quê?

        A graça – involuntária -do Datena, está justamente no fato dele se considerar um paladino moral, um justiceiro da verdade e se contradizer o tempo todo.

        Mas a melhor mesa redunda que vi recentemente foi esta:

        http://mtv.uol.com.br/comedia/naintegra/comedia-15-por-falar-em-futebol

        (procure o BLOCO 3. A mesa redunda começa aos 01:05 min)

        Vale muito a pena assistí-la para entender toda a dinâmica que rege as tradicionais mesas-redondas dos outros canais.

        Alê

        “mesa redUnda…” Boa.

  15. mario disse:

    tudo muito certo porem tem o seguinte, eu vejo a “grobo” e escuto o mala do galvão porque a imagem é melhor, até não entendo como, mas é, impressionante a diferença pra bandeirantes por exemplo, que parece mais com videoclipe daquele canal arabe.
    e outra, ja tentei deixar a tv na “grobo” com o mute e ouvir o jogo pelo radio, mas rola um delay e tu escuta antes e ve depois ou vice-versa.

    Esse negócio de delay fode a biela, mesmo. “Videoclipe de canal árabe”… Por isso não fecho esta merda. 😀

  16. […] [15/06/2010] Com Fel e Limão – ABRE A BOCA, GALVÃO! […]

  17. […] [15/06/2010] Com Fel e Limão – ABRE A BOCA, GALVÃO! […]

Deixe um comentário

