Imprensa: batendo palma pra louco dançar

Agora é assim, como neste post: eu abro uma página no WordPress, digito e, em segundos, cai na rede. De repente, vira até verdade. Mas vejam que, na ânsia de “dar o furo”, jornalistas experientes vêm cometendo cagadas homéricas, repercutindo até site de humor como se fora verdade.

A de hoje, fresquinha: em 22/06/2010, o jornal de notícias “fake” Notícias Globais (veja o link, qualquer idiota perceberia que são piadas) estampou em sua capa: “PSDB pede proibição de música do ‘Ultraje a Rigor’ por causa da expressão ‘mulher para presidente’, sob a estapafúrdia alegação de que seria uma propaganda disfarçada da Dilma. Estapafúrdia por vários motivos:

1) É uma música obscura do agora obscuro grupo de rock paulista;

2) Não há porque pedir a proibição de uma música que não toca em lugar nenhum há mais de vinte anos, a menos que estivesse sendo usada pela campanha da Dilma – e não está, como se constatará a seguir;

3) Roger Rocha Moreira (o autor), faz campanha aberta em seu twitter CONTRA DILMA, e, por óbvio, jamais autorizaria a petista a utilizar uma canção sua.

Mas todas essas evidências não foram suficientes para que sites respeitáveis como o CONGRESSO EM FOCO e o JUSBRASIL dessem HOJE (30/06, oito dias após a publicação “fake”) a nota como verdadeira (o Congresso em Foco já assumiu a “barriga”). É assim, agora: ctrl-c-v, sem mais delongas ou explicações. E, quando um site respeitável publica uma asneira, ocorre um efeito-manada: blogs petistas mandaram ver, e o Paulo Henrique Amorim foi no embalo. Aí, só restou ao Kibeloco ir também (reparem que ele postou a sério o bagulho, fez a piada em cima do “fato”). Tudo bem, aqui a gente pode reescrever e recontar os fatos quantas vezes quiser, não?

Esta semana, uma escorregada irreparável da Folha de São Paulo fez com que fosse publicado um anúncio “de oportunidade” após o jogo Brasil x Chile: veja abaixo:

"Era pra usar o arquivo BRAVITÓRIA.JPG, IDIOTA!"

Bem, pode-se dizer que o culpado, neste caso, foi o estagiário do Depto. Comercial, e talz. Mas fica meio difícil apagar (ou recortar, sei lá) centenas de milhares de exemplares do jornal. E, como tudo pode ser AINDA PIOR, o Grupo Pão de Açúcar é um dos PATROCINADORES OFICIAIS da CBF. Isto se chama pressa e falta de revisão. Na internet, fica feio, mas ainda dá pra remendar. No papel, já era. O Abílio Diniz não gostou nem um pouco disso, viu, Otavinho Frias?

Então, manos e manas, é assim: muito cuidado com o que circula pela rede ou é divulgado pela imprensa tradicional (rádio/TV/jornal/revista), o negócio tá saindo do controle. Desconfie até da sombra. Deste blog, então, nem precisa avisar, né?

Anúncios

15 Responses to Imprensa: batendo palma pra louco dançar

  1. Teles disse:

    Futuro do pretérito.

  2. Carlos Rosas disse:

    bem como eu falei no post anterior, blog de jornalismo com credibilidade é outro rsrs

    Pode dar o endereço. NÃÃÃÃO! 😀

  3. Tem certeza de que esse blog não é uma falsificação, ou uma sátira satânica, do verdadeiro “Com Fé e Limão”?

    De repente, vai que é, né? 😀

  4. […] This post was mentioned on Twitter by Palestra Imortal, Carlinhos and others. Carlinhos said: RT @porcopedia: Recomendo: "Imprensa, batendo palma pra louco dançar" –> http://bit.ly/di1erL (por @viniciusduarte) […]

  5. Eu só levo a sério se for publicado pelo Esquerdopata: “All the news that’s fit to print”, no caso “Fit to copy and paste”.

    O senhor, sim, faz jornalismo com credibilidade. Sério. 😀

  6. Claudio disse:

    Mas você não recebe milhões por ano em propaganda porque se auto-intitula um jornal do futuro com credibilidade ímpar e tampouco se considera um veículo de comunicação imparcial.

    Vale dizer também que esse negócio de furo jornalístico já não existe faz tempo, mais precisamente desde que as redações prenderam seus repórteres em salas ar-condicionadas, todos eles reproduzindo release de assessoria. Só que os empresários que bancam a mídia obsoleta ainda querem dar o furo. E quem quer dar o furo…

    Desde o tempo do jornalismo-moleque com dois pontas abertos e um centroavante enfiado eu venho dizendo que esse negócio de dar o furo é embaçado. Mas o pessoal não me ouve…

  7. […] Read more from the original source: Imprensa: batendo palma pra louco dançar « COM FEL E LIMÃO, […]

  8. Hannibal disse:

    A pressa de dar o furo a qualquer custo… que tempos malucos esses.

    Falando sério agora, o que tem de redação financiada pra tomar partido de A ou B é uma grandeza, a parada tá ficando mais descarada a cada dia, nem se dão ao trabalho de checar mais a informação, se for à favor do “padrão” então…

    Verdade, Lecter, ops, Hannibal. Antes de dar o furo, precisa ver se aguenta a trolha. 😀

  9. Leonardo disse:

    O que mais impressiona, é os trocentos comentários de gente que acreditou piamente na história (e aproveitou pra tirar uma casquinha malhando o PSDB).

    É verdade, da mesma forma que blogs que disseminam hoaxes do tipo “bolsa-bandido”, né? Vento que venta lá, venta cá.

  10. Thor disse:

    há parece a “PEGADINHA DO MALANDRO” do nosso amigão chapaulito…..rsss

    É, Thor, o menino tá fazendo escola, pensa que é pouca merda?

  11. Marcelo Abdul disse:

    Pra piorar a situação os “jornalistas” que republicaram a brincadeira nem devem ter ouvido muito bem a música.

    Se ouvissem saberiam que ela não muito recomendável como fundo musical de uma campanha eleitoral por causa de sua letra “apimentada”.

    Tem isso aí, também, Marcelo. Os caras nem sabem como é a música.

  12. Isso ai é o jornalismoz1nh0.

    ***(*) ******(*)

  13. Hannibal disse:

    E não é que a seleção do Gump foi eliminado melancolicamente agora à pouco…seria culpa do Extra? 😀

    Não sei, mas que vai aparecer gente culpando o Extra, o Galvão, a Fátima Bernardes… Bem, já tão culpando até o Mick Jagger!

  14. Fábio Peres disse:

    Agora está uma situação vergonhosa: meio mundo na “imprensa de esquerda” dizendo que ontem foi um dia tucano, porque a seleção do Dunga foi eliminada e o Serra está na frente da Dilma no Datafolha.

    Eita falta do que fazer, viu!!!

    Nem olhei pra não ficar mais nervoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: