Quem é que manda nessa josta?

Nunca falei exclusivamente do Santos F.C. aqui (acho). Mas, como sinto que essa demissão do Dorival Júnior vai acabar respingando no SPFC, é de bom tom comentá-la.

No semestre passado, Paulo Henrique Ganso RECUSOU-SE a deixar o campo substituído. Assim, tipo quando a gente era moleque e não queria “revezar”. O Dorival aqueceu o substituto, mandou pra beira do campo, o 4º árbitro levantou a plaquinha e… e nada! Ganso fez gestos claros indicando que não ia sair e ignorou olimpicamente a ordem do chefe. Este aquiesceu, Paulo Henrique  jogou um bolão nos minutos restantes, o time foi campeão e, ao fim e ao cabo, passaram a mão na cabecinha dos envolvidos (quem? ora, a velha e boa imprensa esportiva!), exaltando a PERSONALIDADE do jovem talento e o “jogo de cintura” do treineiro. Mas a vida dá voltas.

Alguns meses depois, a outra prima-dona da companhia santista, Neymar, deu um piti à beira do campo por uma ordem de Dorival. Xingou, esperneou, fez ceninha calculada para as câmeras, mas OBEDECEU à ordem do técnico.

Com o comando do time claramente em xeque (pela atitude do NEYMAR, a do Ganso todo mundo esqueceu, né?), Júnior resolveu demonstrar força, exigindo a suspensão do rapaz. Segundo informações aí do povo da imprensa, o combinado com a diretoria era deixá-lo de fora só contra o Guarani. O treinador, de estalo (?), retirou o garoto de dentro do ônibus que levaria a equipe para a concentração do jogo contra o SCCP amanhã, por decisão DELE, exclusivamente DELE, com “carta branca” dada pela diretoria (também segundo ELE).

Pois bem, a tal carta branca virou foi um bilhete azul, Dorival foi demitido. Agora, vamos para o terreno pantanoso (e instigante) das teorias conspiratórias e ilações sem qualquer fundamento:

1 – Dorival é um molóide burro que tentou se crescer em cima da maior mina de ouro do Santos, o Neymar. Evidentemente, se lascou, porque com dinheiro não se brinca, ainda mais com o dinheiro dos outros;

2 – Dorival já estava de saco cheio desses moleques de cabelo espetado e maus modos. Como estava sendo assediado por um grande clube, pensou: “Dou uma de fodão aqui, recupero a fama perdida de disciplinador, se me mandarem embora, no dia seguinte tô empregado. É “a cara” peitar esse moleque!”. Faiô a peitada, mas amanhã assina com o SPFC.

3 – O presidente do SFC, todo metidão a executivo, deu uma “carta branca sem fundo” pro Júnior. Ou seja, pensa que manda, mas também não manda nada, o patrão lá é o Wagner Ribeiro. Laor levou um esporro do empresário, enfiou o rabo no meio das pernas e sobrou pro Dorival.

Independentemente das teorias abiloladas aí de cima, fica claro que a hipocrisia impera no mundo do futebol: a falta de pulso do treinador no caso PHGanso foi perdoada (e até elogiada), enquanto a demonstração de força e exigência de disciplina do treinador perante o atleta foi motivo de desautorização e, pior, demissão por justa causa do comandante. Duvido que Luis Álvaro Ribeiro aja dessa forma com os executivos de suas empresas.

Anúncios

15 Responses to Quem é que manda nessa josta?

  1. Duas diferenças entre o caso do Ganso e do Neymar, apesar da insubordinação ser pública:

    Ganso é craque, Neymar é um bom jogador.
    O Ganso fez primeiro, o Dorival engoliu e refletiu a respeito: -Não permitirei isso de novo, senão perco o comando.

    Veio a segunda vez, e ele não poderia aceitar de novo tal humilhação, até porque o Neymar foi grosseiro usando de palavras torpes. Aqui sim poderia perder o controle do grupo, mas acho que já tinha perdido lá atrás com o Ganso.

    ***(*) ******(*)

    Quando se fala em instituições rígidas no quesito disciplina, não tem essa de “o craque pode, o maomeno não pode”. O melhor soldado da companhia pode até ter umas boiadas, mas não pode chegar causando no quartel.

  2. Leonardo disse:

    O Dorival Junior é um técnico muito fraco.

    Mas a situação do Ganso com o Neymar nem se compara.

    O Ganso tem MORAL pra fazer o que ele fez naquela final. Foi o único dentro de campo com cabeça pra pensar no resultado e segurar a bola nos minutos que faltavam. Eu mesmo xinguei muito o DJ quando ele anunciou que ia tirar o Ganso. Ele fez aquilo pensando no TIME e não por estrelismo.

    Já o Neymar é um problema, apesar de driblar muito, é muito cai-cai e só pensa em aparecer. Aquele escandalo todo foi só pq ele queria APARECER e ñão pq ele tava preocupado com o time pq era melhor batedor de penalti.

    Enfim, talvez isso tenha sido uma jogada calculada do DJ mesmo, boa viagem pra ele.

    O negócio aí não é “fulano é melhor que sicrano”, é GRANA. Dorival não rende nada ao SFC, e Neymar vale milhões, cai-cai ou não.

    • qualquergordotemblog disse:

      Como o senhor inventou de escrever sobre o meu time (como já escreveu e muito bem a respeito do jogo bonito dos moleques), resolvi me manifestar. Também acho que não devam existir dois pesos e duas medidas, mas acho que o Dorival se sentiu aliviado do Ganso não querer sair, caso contrário, o Santos perderia o Campeonato e ele, Dorival,iria para a rua mais cedo(ele até disse que só ia tirar o Ganso pq o próprio aparentava cansaço ou coisa assim. Se foi migué ou não, não sei).

      Agora no caso do Neymar, ele fez certo, afinal a “Jóia” perdeu uma porrada de pênaltis. O Neymar não tem que gostar ou não, tem que acatar. Só fico triste dele e do Wagner Ribeiro mandarem mais do que o LAOR, cuja gestão me agradava. E fico triste tb que mesmo com o Narciso o Madson vai continuar no banco e o lento do Marquinhos continua titular COM O TIME NO 4-4-2(Santos só sabe jogarno 4-3-3, não dá pra inventar)

      Bem, ele fez o que achava que deveria fazer nos dois casos: no 1º, foi tratado como trouxa; no 2º, fez valer sua autoridade. Independentemente do resultado, se você põe um cara pra mandar, tem de dar moral pra ele. Se o LAOR não deu, algo ocorreu.

  3. Continuando no “terreno pantanoso (e instigante) das teorias conspiratórias e ilações sem qualquer fundamento.”:
    Caso o Dorival venha mesmo a ser contratado pelo São Paulo (algo que eu gostaria muito que acontecesse), será que pelos lados do Morumbi, nós veríamos também jogador fazendo bico por não ser escalado, ou por ser substituído durante a partida?
    E o Juvenal e o Rogério, será que continuariam a dar palpites, ou mesmo a escalar a equipe???
    Bem, acho que só pagando uns trezentão por mês para termos essas respostas.

    Eu já acho que o SPFC tem de mudar o perfil de técnico que contrata, tem de arrumar um tipo bronco, boleiro véio. O último assim (Muricy) foi bem. Esses caras cheios de teoria e metidos a falar difícil não têm dado muito certo. Eu queria o papai Joel (sério!).

  4. André Nogueira disse:

    Quem bebe comigo conhece minha opinião. Nenhum dos “grandes” técnicos do país consegue dirigir time ruim, mas conseguem estragar times bons.

    Qualquer um dos grandes técnicos não conseguiria transformar o Santos desse ano num time competitivo e vencedor. Quer dizer…até conseguiriam, mas não jogando o futebol maroto/moleque/bonito, o verdadeiro ludopédio, que jogaram.

    Aí está o mérito do Dorival. Um chefe que tirou o melhor até dos mais limitados funcionários, adequando cada um deles a melhor função que as características individuais permitiam.

    Sem ele o Santos degringolará.

    O SPFC crescerá.

    No futebol de hoje, não basta entender de futebol, tem de entender do bizines e jogar politicamente.

    • qualquergordotemblog disse:

      Apesar de que vira e mexe o Dorival “estragava” o Santos insistindo em 4-4-2, em Marquinhos lerdo, em por Madson no banco, mas é bem provável que outro técnico pioraria o time.

  5. Leonardo disse:

    É óbvio que isto foi uma questão de grana Vinicius. Afinal de contas, futebol é um negócio, ninguém está ali pra rasgar dinheiro. Não faz sentido nenhum botar a galinha dos ovos de ouro do SFC na geladeira.

    Mas que deve ter batido um arrependimento por não ter vendido o Neymar, isso deve.

    É óbvio, mas todo mundo tá detonando o Neymar. E ele é só um instrumento na mão de quem realmente manda. Que não é o LAOR, pelo visto. Muito menos o Dorival.

  6. Janepoppins - Voando de guarda-chuva disse:

    Limãozinho;
    Que maus ventos me trazem… ; ) por este episódio no mínimo constrangedor.

    Como uma bela moçoila que acha que o bem vence o mal e espanta o temporal e sua leitora assídua, não poderia deixar de dar meu palpiteco neste caso.
    Estou ainda refletindo sobre suas 3 teorias “mans” creio eu que este é o espelho de nossa sociedade em geral, principalmente tratando-se desta geração que está caminhando mal, muito mal e pior que a geração coca-cola – que saudades desta aí! Faltam disciplina, educação, respeito e o pior, TOLERÂNCIA aqui onde vivemos e só o $$$ impera, por isso continuarei voando assim não fico com meu pézito neste chão de horrores… Beijinho e até a próxima (minha prima Mary envia-lhe lembranças) JJ : )

    Beijo pras duas. 😀

  7. André disse:

    O Neymar pode perder alguns penaltis, mas o Dorival faz tempo que não marca nenhum. Sou favorável a uma Democracia Santista.

    Nem o SCCP fez democracia sem treinador.

  8. carlos luchetta disse:

    O que estou estranhando é o fato de a nossa gloriosa imprensa esportiva ainda não ter colocado a culpa no São Paulo. Ainda, mas acho que não demora.
    Apesar de que já tem um ‘jornalista’ dizendo que o São Paulo ofereceu R$ 480mil por mês ao Dorival. Se isso for verdade, coisa que acho muito difícil, Juvenal mudou.
    E muito. Ele não paga isso nem para gente ‘consagrada’, vai pagar pro Dorival?

    Não culparam ainda porque ele não assinou com o SPFC. E, claro, isso é coisa de quem tem merda na cabeça. Afinal, o empregado sai de um emprego para outro quando bem entender, e não é culpa do novo contratante. Bom lembrar também que DJ foi DEMITIDO.

  9. Thiago Ferreira disse:

    Parabéns pelo post Vinicius. Se o SPFC contratar o Dorival, não faltarão aqueles que dirão que ele forçou a barra, etc, etc,\.

    A verdade quem miou nesse caso, foi o balofo presidente do peixe, que gosta de empostar a voz quando fala, e criar expressões “diferenciadas” no meio futebol.

    Nesse caso, citou “excesso de autoridade”. É mole?

    As criticas até então, (na midia podre) eram: “Já foi punido financeiramente, porque punir duas vezes sacando do time?”

    E porque essa mesma midia não pergunta para o balofo, porque “retirou” a multa financeira para o muleke?

    Ao retirar a multa, entre Dorival e Vagner Ribeiro, a diretoria ficou com esse último.

    O SPFC, se contratar, sai ganhando. Bem feito para esses pavões do Santos.

    Wagner Ribeiro tem a chave do cofre, DJ é só um empregadinho.

  10. […] This post was mentioned on Twitter by Vinicius Duarte, Adir Tavares, Cartas de Tiro, Fabio Tatú, Luis G Lina Santini and others. Luis G Lina Santini said: RT @viniciusduarte: Quem é que manda nessa josta? Texto-relâmpago sobre a demissão do sobrinho do Dudu no SFC: http://bit.ly/bUgjah […]

  11. canhoteiro disse:

    a origem e o desfecho da golinha alta do neymar agente meio que ja sabia. oque respinga no SPFC é a cloaca do andrés, a cada dia que passa o presida recalcado expoe o complexo de corno que tem pelo SPFC, ele mais o teixeira como diria falcão: “cara de um é o c* do outro” literalmente.

  12. Marcão disse:

    No fim todo esse picrocró se resumi a $$.
    O $$ falou mais alto, como sempre.
    Se ele assinar o SPFC pra variar a imprensa vai malhar, ela quer vender, no fim é tudo $$, mais ainda nas desgraças 😀

    Como o Luxa Pokerstar levou um pé no rabo ontem, pode ser que ele vá pra MG.

  13. Marcelo Abdul disse:

    Dorival foi demitido porque o dinheiro falou mais alto. Imagine se fosse o Pará que xingasse o treinador daquele jeito. Já estaria vendido pela diretoria santista. Mas isso é de praxe. Os clubes brasileiros são reféns de suas “estrelas”. Vide o Adriano que deitou e rolou no São Paulo e no Flamengo e Ronaldo que apesar de engordar mais que o Jô Soares não é questionado por seu físico porque a sua simples presença dá patrocínios milionários ao Corinthians. Puro “business”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: