A vez e a voz da juventude

Recebi no twitter um link para um post no site da Morróida, chamado Tenho medo da Dilma. Claro que, se você for ler, não é nada do que sugere o título. É só mais um daqueles textos sobre a indolência e a malandragem crônica dos brasileiros, escritos pelos Levi-Strauss que brotam como feijões na blogosfera.

Morróida é brasileiro. Mas, como você bem sabe, existem brasileiros e brasileiros: uns são os maquinistas (Morróida é um deles, claro!): estão sempre com a cara suja de carvão, esbaforidos, fazendo de tudo pra locomotiva não parar; outros (a maioria) são os surfistas e pingentes, que sempre arrumam um jeito de viajar nesse trenzão chamado Brasil sem pagar a passagem.

Pessoas como Fábio Morróida, Felipe Neto, PC Siqueira, Cardoso e vários outros galeritos formam opinião entre os jovens que vivem pendurados na internet. Eu, um velho que vive pendurado na internet, não formo mais a opinião de ninguém. E tá certo, o mundo é dos jovens, a gente já tava indo embora mesmo, fiquem à vontade. Só não vomitem no carpete, por favor.

Um grande problema do obtuso é a mania de tomar um caso particular e usá-lo para criar uma regra que se aplique em todas as situações possíveis. Também é o problema de quem não necessariamente tenha o pensamento estreito, mas seja um sacana intelectual. Eu não conheço o rapaz, portanto não sei em qual das duas situações ele se enquadra.

O texto do Morróida é recheado de “passagens reais” e “exemplos cabais” da indolência do brasileiro, do seu caráter duvidoso e da sua capacidade inata em sacanear o próximo e invocar a “Lei de Gérson” sempre que necessário ou conveniente. Mas, dando um ctrl-c-v nos seus exemplos, eu também posso criar histórias tão boas e reais quanto as dele, invertendo totalmente o sentido. Querem ver? Morróida conta:

Outro dia estava em um cliente e um funcionário dele veio pedir demissão. O cara sem reação perguntou o porque, resposta do cara? “Minha mulher virou funcionária pública, tá ganhando 1600 e com este valor pagamos todas as contas, não preciso mais trabalhar”.

EU conto:

Outro dia estava em um cliente, que demitiu um funcionário assim, do nada. O cara sem reação perguntou o porque, resposta do meu cliente? “Minha mulher não vai com a tua fuça e acha que, ganhando 1600, com este valor contratamos 1 morto-de-fome que aceite receber 800, aí a diferença ela gasta no cabeleireiro”.

Morróida conta outra:

Outra vez, anos atrás, em um outro cliente, vi um funcionário de 36 anos ser contratado para trabalhar no chão de fábrica. Pediram para ele assinar o nome e ele mal sabia escrever o PRIMEIRO nome… perguntaram a ele se em 36 anos ele nunca havia pedido pra ninguém ensinar ele escrever o próprio nome. Resposta? Disse ele que nunca precisou trabalhar.

Agora é comigo:

Outra vez, anos atrás, em um outro cliente, vi um funcionário de 36 anos ser contratado para trabalhar no chão de fábrica. Pediram para ele assinar o nome e ele mal sabia escrever o PRIMEIRO nome… perguntaram a ele se em 36 anos ele nunca havia pedido pra ninguém ensinar ele escrever o próprio nome. Resposta? Ele disse que foi obrigado a começar a trabalhar com 8 anos, para sustentar seus 14 irmãos e não pôde frequentar a escola.

Vai Morróida:

Uma outra vez, em um cliente que também era uma indústria, vi um cara ser contratado, no outro dia voltei lá para dar fim aos trabalhos e o dono da empresa puto da vida, porque o cara havia pedido demissão logo no primeiro dia. Motivo? A mulher do cara não queria que ele passasse muito tempo longe de casa, deixando ela sozinha.

E eu vou na sequência:

Uma outra vez, em um cliente que também era uma indústria, vi um cara ser contratado, no outro dia voltei lá para dar fim aos trabalhos e o dono da empresa puto da vida, porque o cara havia pedido demissão logo no primeiro dia. Motivo? O cara morava na putaqueopariu sem número, demorava seis horas na condução, a empresa pagava salário mínimo e ele tinha de pagar almoço no bar, porque se levasse marmita, chegava azeda. Fez as contas e viu que era melhor ficar apontando jogo do bicho na vila e ficar perto da nega dele, que talarico e vagabundo é o que não falta na quebrada.

A última:

E outra vez, conversando com um amigo empresário, ele me contou que tentou ajudar um amigo que estava desempregado oferecendo um emprego para o cara. Era um trabalho simples, que ele ganharia 800 reais, muito melhor do que ficar desempregado… adivinhem? O cara estava recebendo 600 reais de seguro desemprego e disse que preferiria ficar em casa ganhando 600 do que trabalhando o mês todo pra ganhar 800.

Minha vez, agora de “próprio punho” (em homenagem ao Tiririca):

Vejam só o valor de uma amizade: O  empresário amigo dos pobres vagabundos desempregados oferece R$ 200 a mais que o Seguro Desemprego pro miguxo ficar 44 h. semanais à disposição dele, quando, durante esses POUCOS MESES de benefício, o cara poderia passar essas MESMAS 44 h. semanais à cata de um emprego que lhe pagasse, sei lá, R$ 1.400,00? Ah, mas o serviço É FÁCIL! Sim, o serviço dos outros SEMPRE é mais fácil que o nosso, principalmente quando é a GENTE que paga por ele. Causa verdadeira comoção tamanho desprendimento. Pegue esse seu amigo aí e guarde do lado esquerdo do peito, Morróida.

Morróida deu lá mais um monte de super-exemplos de malandragem, praticamente um pra cada brasileiro vivo. Realmente, essa é uma terra de espertos. Só você e seus amigos empresários são beneméritos e sustentam essa corja de vagabundos.  O problema é que essa tua conta não fecha, e você, como bom empresário e amigo de outros excelentes empresários, deveria perceber isto. Mas você é jovem ainda, e vai aprender. Tomara, porque eu deixei filho no mundo.

30 Responses to A vez e a voz da juventude

  1. Júlio César disse:

    O que eu mais gosto no texto do Morróida é que variáveis são para os fracos. Parece repórter da Veja, que só escuta o lado que convém.

  2. qualquergordotemblog disse:

    Quer dizer que o Fábio Morróida em vez de pegar numa enxada fica falando mal dos outros na internet.

  3. Leonardo disse:

    Ui

    Esse aí mereceu a TERÇADADA Vinícius.

    Qualquer dia eu aprendo a usar essa parada de Twitter.

    É fácil, até eu consigo usar. 😀

  4. qualquergordotemblog disse:

    http://twitter.com/morroida/

    Sei lá, velho. Cada um usa o twitter como achar melhor. Eu apaguei o final do link, não acho legal ficar patrulhando a timeline do cara. Só falei do post porque é uma idéia que a galera jovem compra muito fácil, e não acho legal.

  5. Carlos Rosas disse:

    eu cliquei no link do blog dele e logo de entrada ele diz que é um site de humor e ficcional, então, se já tem esse aviso acredito que não se deva levar tanto a sério o que ele escreve, se fosse assim o 1nho não seria a maior piada da internet brasileira quiçá do mundo rsrs.

    PS: Pior que isso são os e-mails apócritos, post, recados no orkut que ficam inventando um monte de mentira contra a Dilma e ainda pedem para divulgar para todos os amigos e ainda tem idiota que faz isso…

    Alguns falam sério se fingindo de humoristas, outros fazem humor involuntário falando sério.

  6. Jumar Dantas disse:

    blz vovo… soh q a Facção q domina essa republiketa ak (lei de Gérson = Maçonaria)… naum eh obra da geração do Morróida naum neh… quem sabe um dia, ele entenda pq existe uma justiça diferente p/ cada hum…

    um dos problemas é esse, netinho Jumar. Vocês estão ficando ininteligíveis na linguagem escrita. Foda.

  7. Eu…
    Deixa prá lá, não paga a pena.

  8. Alê disse:


    Ah! A classe mérdia…

    Vinicius, note que no site do Morróida, no canto superior direto, há um botão de pânico, com a seguinte orientação: “Se seu (sic) chefe chegar clique aqui” – clicando aparece um documento do word…

    Percebe alguma incoerência no discurso e na atitude?

    Daqui alguns anos, qdo o dinheiro do petrosaldólares inundar o Brasil (e considerando que o boom ecônomico brasileiro se mantenha) possibilitando a todos a opulência de uma vida nababesca, o queixume geral será contra nuestros hermanos, que estarão constantemente pulando a cerca latina, repetindo, ainda que em escala menor, o mexican-way-of-life que ocorre nos EUA, com todos os seus problemas/oportunidades e diferenças culturais.

    A Nova Classe Média certamente desprezará estes pobrecitos e reservará para estes toda a carga de maus tratos recebida anteriormente. Os pobres das classes D E hostilizarão os novos concorrentes e haverá políticos propondo medidas xenofóbicas, etc.

    É a roda da história, certo biscoito?

    Alê

    HAHAHAHA, nem tinha me ligado nessa fita do “botão de pânico”…

    • blogdoluchetta disse:

      Tava demorando para a classe media acabar pagando o pato pelo post “engraçado” do rapaz.
      Tudo bem que seja a Nova Classe Media que vai surgir num futuro de Brasil maravilhoso.
      Não importa, o negócio é que a classe media é culpada. Hoje e no futuro maravilhoso de “petrodolares” brasileiros.
      O cara nem classe media é. O negócio dele é “bebida destilada, iates e mulheres nuas. Tudo junto.” Bom, se essa é a definição de classe media, eu queria ser classe media. Nada a ver com os gosto do rapaz, (sou pobre, gosto de cerveja, nunca andei de iate, nem sei se quero, e mulher nua sempre). É pelo poder aquisitivo mesmo, tirando as mulheres nuas, as outras duas não faço questão.

      • Alê disse:


        “…bebida destilada, iates e mulheres nuas. Tudo junto…”

        Típico sonho classe-mediano. Se o blogueiro fosse mais velho, sonharia com uma casa na praia e se fosse mais velho ainda, com viagens ao redor do mundo.

        De mais a mais a mentalidade do blogueiro e de quem lá comenta – percebe-se claramente -, que é sim da CM.

        Qual o problema? Pra mim, nenhum. A CM existe, é conservadora, ignorante e preconceituosa. Pq negar? Pobres e ricos tb tem suas mazelas específicas e assim é a vida em sociedade.

        Sobre a Nova CM, foi apenas uma previsão possível.
        Nuestros hermanos – aqueles que forem maltrapilhos e desqualificados -, ao imigrarem para cá, certamente receberão algum denominativo pejorativo e incomodarão os cordiais, gentis, generosos e solidários brasileiros com sua cultura exógena, valores incompatíveis, religiosidade “errada”, capacidade laboral, etc e em algum momento futuro alguém escreverá um post similar ao do Morróida, tendo estes imigrantes como destaque negativo.

        É esperar para ver.

        Alê

      • blogdoluchetta disse:

        Voce tá certo. Voce é o cara.
        E como dizia minha avó: cada com os seus preconceitos.
        Abraço.
        Ah, depois voce me passa os números da mega sena. Beleza?

      • Alê disse:


        Mega sena, não rola. Sinto muito.

        Até poderia lhe passar, mas não quero ser acusado de corromper seus valores ufanos. Afinal, caso vc os jogue e acerte, deixará de ser esse pobre libertário – apreciador de cervejas de boteco e mulheres nuas – tornando-se mais um desprezível endinheirado; materialista e infeliz, certo?

        Mas, alguns livros de História e Sociologia – algo que vc parece necessitar ler -, não lhe fariam mal e isso eu posso te dar.

        Tó:
        -> http://www.4shared.com/document/uG3Q8UQU/18_-_Modernizao_e_imigrao.htm
        -> http://www.4shared.com/document/cdJ9VJB4/O_Mundo__Plano_-_Uma_Histria_B.htm
        > http://www.4shared.com/document/wen-vmP_/Uma_Breve_Histria_do_Mundo__co.htm
        -> http://www.4shared.com/document/c7lWibYq/A_crise_do_Escravismo_e_a_Gran.htm
        -> http://www.4shared.com/document/iLyhTlz5/18_ATIVIDADES_DE_HISTRIA_-_MIG.htm
        -> http://www.4shared.com/document/S5w77do-/Atualidades_-_Fascculo_03_-_Da.htm
        -> http://www.4shared.com/document/PhPs5Cgn/Abdelmalek_Sayad_-_A_imigrao_o.htm

        De nada. E vai pela sombra, vai.

        Alê

      • blogdoluchetta disse:

        Nossa cara, como voce é bom.
        Só escrevi que era pobre e não tomava bebida destilada, apenas cerveja, voce já fez um perfil da minha pessoa. Gostar de mulher, pelada ou não, independe da classe, não é mesmo?!?
        É muita sapiencia.
        Ou preconceito, sei lá.
        Deve ser sabedoria, mesmo. As palavras que voce usa (“pobre libertário”, “desprezível endinheirado; materialista e infeliz”) são coisas de intelectual. Ou opinião formada, formulada, formatada. Ah não, é sabedoria mesmo.
        Já que voce falou em boteco, vamos a uma psicologia de boteco: as coisas que voce escreveu sobre mim, apenas sabendo que sou pobre e prefiro cerveja à bebida destilada, não seria projeção?
        Tá vendo, ainda não li os livros de história, gentilmente indicados por voce, mas já tô ficando esperto. Só de beber (destilado ou fermentado?) da sua sabedoria.
        Só pra encerrar, que pelo que ganho já falei demais e já enchi a paciencia de todos: em qual livro de história voce leu que as riquezas naturais brasileiras proporcionaram uma melhor qualidade de vida para o povo brasileiro? Ou, especificamente, para a classe média?
        Abraço e obrigado pelas dicas.

        Se você e o Alê quiserem, eu abro um fórum de debates exclusivo pra vocês. Menos, pessoal.

      • blogdoluchetta disse:

        Vinicius, desculpa aí.
        Na hora de escrever até pensei que estava sendo muito folgado. Mas sabe como é, dá uma coceira…

        Tudo bem, mano. É que, se a gente não dá uma brecadinha, vira aqueles tópicos intermináveis do orkut. 😀

      • Alê disse:


        Quem tá projetando algo é vc ao não ler com atenção o que escrevi lá em cima e concluir coisas que não falei, deturpando o sentido original.

        Ou, mais provável, talvez vc não saiba apreciar a sutileza de uma ironia. Nesse caso esqueça os livros que te indiquei e abra algum Machado de Assis, quem sabe vc percebe como a coisa funciona?

        De minha parte só inferi que vc é libertário. Não é? Ok. Desculpe a presunção.

        E eu, como membro da velha Classe Média, me permito criticá-la. Não é esse o espírito deste post?

        Alê

        Ps. Tempos estranhos estes, em que ser intelectual (coisa que, decididamente, não sou – e lamento) é motivo de acusação…

        Pps. Não haverá mais respostas, a não ser que o Vinícius reconsidere.

      • blogdoluchetta disse:

        “Ps. Tempos estranhos estes, em que ser intelectual (coisa que, decididamente, não sou – e lamento) é motivo de acusação…”

        Vinicius, você me desculpa, mas esse Ps me deixou incomodado.
        Peço que me perdoe, mas vou, sim, responder.
        Tentei usar de ironia. Não consegui. Alguém já disse que para ser ironico na escrita tem que ser muito bom. Infelizmente, para mim, não é o meu caso.
        Usando portugues claro: SER intelectual é uma coisa, ter a PRETENSÃO é outra. Estava tentando ironizar a sua pretensão. Só isso.
        Espero que não apareça mais nada diferente disso.

  9. Cissa Guimarães disse:

    Gentem, seu texto me fez lembrar de leituras da minha juventude!
    As inversões radicais que você faz seguem a lógica dos combates do velho e bom Karl Marx contra seus desafetos Proudhon, irmãos Bauer, Max Stirner etc.
    Muito bom, gentem!

    Você vai voltar pro videoshow?

  10. Quer uma boa ?
    Eu conheco um cara que ganhava R$ 3500,00 no mês e pagava 25% do salário para a filha como pensão alimentícia. Dava R$ 720,00 ( tira o INSS do bruto=valor a calcular ).
    Ainda descontavam 25% de férias e 13º salário.
    Quando da audiência de conciliação, a primeira, o cara concordou em pagar um salário mínimo de pensão quando estivesse desempregado, ficou desempregado e a parcela que recebia era de R$ 900,00.
    O que o cara fez ? Arrumou um “trampinho” pagando R$ 1000,00 na carteira e R$ 2000,00 por fora, em 30 horas semanais.
    Sabe qual o valor da pensão que ele paga agora ?
    R$ 200,00.
    A propósito a mãe do seu filho já teve outro filho com outro cara e provavelmente recebe pensão do outro também.
    A fábrica da pensão alimentícia versus a “in”justiça brasileira.
    O cara tá certo.

    Ai, Lina, só você mesmo. O cara tá se achando esperto porque dá chapéu na pensão DO FILHO DELE?

    • Bom, tem mais coisa a acrescentar, mas só vou dizer uma: é uma vagaba de terceira classe…

      Sim, e com essa revelação, descobrimos que teu amigo é um BURRO de primeira classe de fazer filho com vagaba de terceira. E, pra burro, todo castigo ainda é pouco. O filho não tem culpa.

  11. Vim trazer um exemplo a mais pra enriquecer a discussão e ainda tomo esporro por causa das cagadas alheias.
    Vão se catar vocês dois !
    HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA

  12. Hannibal disse:

    Post de lascar, engraçado esses empresários beneméritos! kkk

  13. Éder Marques disse:

    É mesma coisa que ver o Jô Soares falando de desigualdade social, fácil pra quem nunca teve que pegar um ônibus na vida.

  14. Claudio disse:

    Essa daí não é a geração que foi educada pela MTV? Então…

    Pois é.

  15. Leonardo disse:

    Aeeee Vinícius, se liga nessa DENUNCIA!!!

    Disseram que a Dilma está reunida neste exato momento em um hotel em Brasília, com investidores internacionais conhecidos como Neanderthal, Mudinho, Mega Hair, Paquita e Galinho de Briga, discutindo a venda da Eliza Samudio e a privatização do Goleiro Bruno!!!

    ajude a divulgar isto rapaz!!!

    Se você me segue no twitter sabe muito bem que estou fazendo exatamente o contrário da sua piadinha. Já te disse umas 500 vezes, Leonardo: se você me tá na febre de me rotular como “militante progressista”, saiba que vai quebrar a cara toda vez que tentar. Eu tenho as minhas escolhas (como todos têm, você também) mas não sou cego, muito menos burro. Não sou de torcida organizada, amigo.

  16. Leonardo disse:

    PQP Vinícius!!! Eu realmente estava lendo o seu twitter, sei que você está fazendo exatamente o contrário da claque petista.

    Cara, queria deixar claro uma coisa. Apesar de ter uma opinião politica diametralmente oposta a sua, te acho um cara muito inteligente, o blog é bem escrito, tem uns textos que valem a pena debater. Se não fosse, eu nem voltava aqui. Não estou aqui para fazer galhofa em período eleitoral.

    Tira o complexo de militante progressista da cabeça, como eu já disse umas 500 vezes, não estou te acusando de nada meu camarada, o meu comentário era uma piadinha infame, pra dar risada e deixar pra lá ou apagar.

    Ahhh, então, beleza! Mas eu não tenho “complexo de militante progressista”, as pessoas é que não podem ver alguém tomar uma posição que já querem rotular como grego ou troiano. Se não é o teu caso, esqueça o comentário do comentário anterior e vida que segue. Abraço.

  17. Justiceiro Chapaulete de Internet disse:

    Dr.Norberto (vulgo Vinicius) tua casa caiu. Tu já eras, filhão.

    Petralha imbecil, esquerdopata imundo, como pode compactuar com tanto lixo do governo dilma?? Imundo. Cretino. Bom, mas isso é normal…

    Mas de burro o Brasil tá cheio… mas só quero dizer que já se sabe que vc é Dr.Norberto, seu cretino imbecil, escroto, viado. Véio tosco.

    Só digo o que teu Deus Lula disse (plagiando, lógico, já que o analfabeto nem sabe assinar o nome): que jovens de direita tem problemas e velhos de esquerda mais ainda… parafraseando: ANTES DOS 30, QUEM É DE DIREITA NÃO TEM CORAÇÃO. DEPOIS DOS 30, QUEM É DE ESQUERDA NÃO TEM CÉREBRO.

    Deixe Paulinho em paz, imundo. Jornaleiro cretino, leitor de Turma da Mônica. Viado.

    Na boa, tô no anonimato mesmo, filho da puta.

    Vem me pegar, imundo. Pega o IP, viado cretino. Pega o IP, seu merda. Se mexer com Paulinho mais vezes vai ver grama nascer por baixo da terra. Pega o IP e denuncia a ameaça… hahaha. Que meda. Só prá ver tua cara de otário.

    Nossa, como tu é valentão, hein? E de uma MALANDRAGEM… “Descobriu” que eu sou o Dr. Norberto, Cherloques Rolmes? Mas descobriu MESMO? Jura? OH, e agora, quem poderá me defender?
    Ser OTÁRIO é foda, mas ser otário e PASSAR RECIBO é bem pior. Nem precisava “descobrir” que eu sou o Dr. Norberto. Sabe por quê, IMBECIL, ASNO? Se em vez de ficar vasculhando meu blog à procura de saber o que eu faço ou fiz na vida, se eu “leio Turma da Mônica” (PQP, como você é retardado mental…), visse TODOS os posts que eu já escrevi a respeito do teu protegido, não precisaria ficar brincando de detetive e “descobrir a identidade secreta do Dr. Norberto”e já teria motivo suficiente pra me ameaçar de “comer capim pela raiz”. Se bem que, pela sua “brilhante investigação” você deve comer capim POR CIMA da terra, né?
    Não tenho medo de pé-de-pato de internet rapaz. Não te mando à puta que o pariu porque nem a coitada merece o desgosto de tê-lo de volta. Mas não resisto a mandá-lo TOMAR NO ORTOCENTRO DO SEU CU. E, só pra te (e me) poupar tempo: Aqui não entra mais NENHUM lixo teu. Fique tranquilo, pois não vou atrás de você, tenho mais o que fazer da vida. Vá desfilar suas bravatas lá com o Probo Fiori, quem sabe ele te convida prum “tetiateti”. Em tempo: usar a expressão “que medA” denota infrator contumaz da Lei de Gil. Abraço.

    • Piazera disse:

      Podemos dar uma de detetives tambem, o que acham?

      Pelo nick do animal descobrimos:

      Que é gay, Chapaulete, não nega.
      Que é retardado, pra defender um ser bisonho como o tal Capaulinho, só pode.
      Que é semi analfabeto. Texto sem o minimo de coerencia.

      Opa! Ficou facil, Gay, retardado e semianalfabeto, só pode ser o próprio Chapaulinho que se apresenta por trás de uma des suas mil faces. Ou um filho dele. E nesse caso só pode ser um FDP, pois só uma daria pra um motoboy arrogante…

      Matamos a charada.

      A favor dele (ou contra), frise-se que EU tive que alterar o nick para esse aí, uma vez que ele assinou o comentário como “Vinicius Duarte”, e eu não ia deixar meu pobre nome ser usado pra subscrever tanta bobagem. 😀

  18. Justiceiro Chapaulete de Internet disse:

    Tá avisado. Depois não tem mais aviso, é ação.

    Opa, por falar em ação, vou pedir pro Dr. Norberto escrever MAIS UM daqueles posts que você tanto admira lá no NCDJ, só pra ver você rasgar seu cuzinho com o dedo.

Deixe um comentário

