Cala a boca, Bolsonaro!

O falatório estridente da semana na internet ficou na conta do deputado Jair Bolsonaro, autor de (mais) declarações estapafúrdias sobre homossexuais, cotas raciais e outros temas de seu (des)apreço.

Jair Bolsonaro foi eleito deputado federal com 120.646 votos no estado do Rio de Janeiro (11º, de 46 cadeiras). É seu SEXTO mandato parlamentar consecutivo. Sua plataforma eleitoral sempre foi calcada no ódio e intolerância contra homossexuais, na defesa da mão pesada das autoridades contra o que ele chama de “baderna” e “desestruturação da família” e a defesa do regime militar e seus métodos. Portanto, pode-se inferir que ele não enganou seus eleitores, pois vem repetindo no exercício do mandato tudo o que sempre disse fora dele.

Muita gente (mas muita, mesmo) no Brasil concorda com as posições de Bolsonaro. Alguns, de maneira apaixonada e explícita, outros veladamente. Então, por que não dar voz a um representante do pensamento de parcela significativa da sociedade brasileira, como defende Ricardo Noblat e vários outros? Não seria antidemocrático cercear a opinião de quem quer que seja, sob o risco de termos nossa própria opinião cerceada futuramente? A minha resposta é NÃO.

O discurso conservador “a la bolsonaro” é de fácil assimilação para o cidadão médio: apresenta um modelo de Estado provido de uma espécie de “autoridade do pai bravo”, que resolve as “distorções” na base da chinelada e do castigo; sugere a chamada ditadura da maioria (se todo mundo é de um jeito, por que você quer ser o diferentão? só pode estar querendo aparecer!); dá cabo de uma “aberração” contida no princípio constitucional da isonomia (tratar os desiguais como desiguais), colando na testa deste princípio a pecha de “privilégio de uma minoria”. E, quem faz parte da maioria (ele, o tal cidadão médio) se vê representada por esse discurso.

Numa sociedade individualista e, sob muitos aspectos, primitiva como a nossa, a fala desses caras soa como música. E, não à toa, a maioria das teses defendidas pelos Bolsonaros da vida encontra respaldo e sustentação em religiosos, que usam trechos da Bíblia descrevendo relações sociais e “acontecimentos” de quase 2000 anos atrás para justificar suas posições.

Sim, mas e o direito de se dizer o que quer? Ora, NINGUÉM tem o direito de dizer tudo o que quer, nunca teve e nunca terá. Assim fosse, seria permitido a pedófilos, por exemplo, externar livremente suas preferências sexuais. “Ah, mas pedofilia é crime!”. Sim, e discriminação pela cor da pele ou orientação sexual, é o quê? E se aparecer uma tese malucona apoiada por milhares de pessoas dizendo que pedofilia é uma forma de sexo como outra qualquer? É a sociedade, dentro de seus anseios, crenças e convicções, que define o que é crime ou não, e quais são as penas aplicáveis. Não existe Código Penal Universal.

Ao contrário do que muitos pensam, discursos como o do deputado fomentam o CAOS, não a ordem. E é fácil entender isso: quando você trata, por exemplo, homossexuais como cidadãos promíscuos e sacanas de segunda classe, está autorizando seus adeptos a promoverem o linchamento e a discriminação dessas pessoas “em nome da ordem e da família”; quando defende posturas autoritárias do Estado “contra a baderna e a subversão”, dá oportunidade deste calar a boca de todos os seus desafetos. Quando te obrigam a ser como a média, ou te sonegam direitos por estar fora dela, tem alguma coisa errada: ser a média não é ser “o certo”.

Portanto, veja o paradoxo: ao darmos liberdade a vozes conservadoras do naipe do Jair, estaremos, sim, condenados à prisão da nossa própria voz e ao cerceamento de direitos conquistados. Eles sempre rugem mais alto e vencem pela intimidação.  Afinal, se você teve um pai bravo, sabe muito bem de quem era a palavra final e quem definia o que era melhor para você.

Anúncios

9 Responses to Cala a boca, Bolsonaro!

  1. Diego Pereira disse:

    Os ideais boçais do Bolsonaro são da Idade Média. Sujeitinho atrasado.

    Mas o que eu acho pior não é isso, muitos conhecem o que ele pensa sobre esses assuntos, o pior é a cara de pau do Marcelo Tas de mostrar surpresa e “indignação” com as coisas ditas por esse sujeito. Ele não assiste as matérias que vao ao ar no programa “jornalístico/humorístico” dele? Se acha absurdo tudo o que o Bolsonaro falou, por que levou isso ao ar?

    Esse Marcelo Tas não passa de um puta oportunista que viu a chance do programa dele ganhar alguns pontinhos no Ibope com essa polêmica.

  2. Daniel CMS disse:

    Perfeito!

  3. Valmir disse:

    Concordo com o Diego.
    1. A Preta Gil é treteira profissa. Rica, independente e desencanada, não se contenta com isso … gosta de estar sempre no meio de uma confusão;
    2. O Bolsonaro, outro arengueiro profissa, paga de Pedro de Lara da política. Boquirroto, não pasa de um conservador caricato, direitona milica … e ponto. Já fez coisa bem pior (botar torturador da ditadura na frente de torturado, em plena Câmera, só pra dar um exemplinho) … vive desses factóides de péssimo gosto. Sua vida é tomar votos dos imbecis que caem nessa esparrela de discurso.
    Vem o CQC, com aquela gracinha que já deu o que tinha que dar, que já virou o fio, e faz a arengueira perguntar pro arengueiro sobre um tema que todo mundo sabe exatamente o que ambos pensam… só podia dar nisso.
    Todo mundo aí, cada um à sua maneira, se equipara a neguinho mostrando a bunda nos BBB´s da vida, querendo ganhar um pouquinho, ou estender um pouco mais da fama.
    Vejo tudo com desprezo, não como ponto p´ra discussão um pouco mais séria a respeito de preconceito e intolerância.

  4. Valmir disse:

    1. Câmara
    2. estender “a” fama

    foi mal, rs

  5. POR E COM JAIR BOLSONARO, ONTEM, HOJE E SEMPRE

    HÁ ALGUM TEMPO A IMPRENSA HIPÓCRITA, VERMELHA E PETRALHA DESTE PAÍS, A MESMA QUE APOIAVA O POLTRÃO NOS IDOS GLORIOSOS DE 1964, INVECTIVA DE FORMA MENTIROSA E COBARDE CONTRA O MAIS HONRADO E VERDADEIRO DEFENSOR DA MORAL E DA VERDADE QUE POSSÚIMOS NA CÂMARA FEDERAL, SUA EXCELÊNCIA O DEPUTADO JAIR BOLSONARO.

    PAI EXEMPLAR DE QUATRO FILHOS, BOM MARIDO, ESPOSO E CIDADÃO, O MILITAR JAIR BOLSONARO HONRA COM SUAS POSIÇÕES FIRMES E PEREMPTÓRIAS A VERDADE, TÃO DEFENESTRADA UBIQUAMENTE NESTES ÚLTIMOS TEMPOS.

    JAIR BOLSONARO, PARA QUEM NÃO SABE, É AUTOR DA FRASE: “QUEM PROCURA OSSO É CACHORRO”, DITA COM RESPEITO À DEVASSA COMUNISTA QUE TERRORISTAS BENEFICIÁRIOS DE GORDAS BOLSAS ESTATAIS PROCURAM IMPRIMIR EM CEMITÉRIOS COM O FITO DE INCRIMINAR DE FORMA INSULTUOSA E INVERÍDICA O GOVERNO DEMOCRÁTICO DE TRANSIÇÃO.

    JAIR BOLSONARO DEFENDE A FAMÍLIA, A RELIGIÃO, A PROPRIEDADE PRIVADA, A CENSURA, A APENAÇÃO DE MENORES DE DEZESSEIS ANOS, A PALMADA EM INVERTIDOS, O USO DA FORÇA PARA A REVERSÃO DO USO DE DROGAS, A PENA CAPITAL, O FIM DA VERGONHOSA COTA UNIVERSITÁRIA, ENFIM, O QUE PESSOAS DE BEM COMO ANDRADE NETO, ANDRADE PRADO E VOCÊ DEFENDEM TAMBÉM.

    QUAL O PROBLEMA EM SE DIZER ISTO ABERTAMENTE?

    VIVEMOS AGORA EM UM ESTADO DE SÍTIO DOMINADO PELOS VERMELHOS, ONDE A PROMISCUIDADE, A SELVAGERIA E A BARBÁRIE IMPERAM?

    OS JUSTOS, COMO JAIR BOLSONARO, DEVERÃO CALAR-SE PERANTE A VERDADE?

    A REVOLUÇÃO GLORIOSA DE 1964 TERÁ SIDO EM VÃO?

    NÃO, IRMÃOS BRASILEIROS!

    SAIAMOS À RUAS EM DEFESA DE JAIR BOLSONARO.

    O BOM DEPUTADO MERECE TODA NOSSA CONSIDERAÇÃO E O NOSSO MAIS PROFUNDO RESPEITO!

    É COM PESSOAS COMO BOLSONARO QUE CONSTRUIREMOS A ORDEM E O PROGRESSO NESTE PAÍS.

    OBTEMPERA ANDRADE NETO, VERITAS VINCIT

    Aê, Irreprochável Andrade Neto, tu é bróder, mas não vai começar a zoeira aqui, né?

  6. Alemão disse:

    Vinícius, acho o Bolsonaro um tanto quanto extremista em suas opiniões porém em alguns pontos eu concordo com ele…
    com relação ao homossexualismo acho q existem pessoas diferentes e respeito essa opção (q na verdade não sei bem se é opção já q nem a ciência é capaz de dizer se isso é de origem comportamental ou genética) porém acho q estão forçando a barra também, se levar em consideração a propaganda/campanha na maioria dos orgãos de comunicação sobre o tema… sem hipocrisia eu falo com todas as letras q eu não gostaria q meu(minha) filho(a) fosse homossexual porém eu aceitaria e não seria por isso q eu não teria orgulho dele(a).. mas tal qual vi outro dia o Marcelo Taz falando de sua filha q é, parece q ser homossexual hj em dia virou uma dádiva de Deus, uma benção e não podemos deixar de considerar q todas as espécies animais do planeta carregam um instinto de procriação (algumas até dando a própria vida para q seus decendentes venham ao mundo), talvez por isso o ser humano tenha tanta dificuldade de aceitar a idéia..
    grande abraço

    Alemão, os homossexuais não querem “aparecer”, muito pelo contrário: eles querem ser tratados com IGUALDADE. Quando vc está em uma posição de inferioridade, muitas vezes precisa fazer barulho pra ser notado, sob pena de pisarem em você. A sociedade PISA nos homossexuais desde tempos imemoriais, e é fácil comprovar isso hoje. Pessoas se sentem no direito de espancar uma pessoa na Av. Paulista pelo fato dela se sentir melhor ao lado de uma pessoa do mesmo sexo. Você conhece algum homem que apanhou por andar de mãos dadas com suA namoradA? Abraço.

    • Alemão disse:

      Concordo q eles sempre foram tratados com inferioridade porém hj em dia não são mais, com excessão de casos isolados de imbecis q se vivessemos num país sério estariam na cadeia… ao meu ver, toda essa campanha adotada pela mídia (as novelas atuais e parada gays servem de exemplo) só desabona a causa pois trata o homossexualismo como um modismo, influenciando as crianças a aderirem não pela identificação com ela mas por estar na moda ser “diferente”…
      Conheço gays q concordam comigo… acho q existem de fato pessoas ignorantes e preconceituosas q não aceitam e existem de fato gays q querem aparecer, sempre sem generalizar…
      abraços

    • Alemão disse:

      Ah, e respondendo a sua pergunta, conheço sim… só q ele não estava de mãos dadas com a namorada… ele só cometeu o pecado de ser nordestino e não vi companha nenhuma a favor, sequer teve espaço nos telejornais….
      A intolerância está aí, e Hittler foi pro inferno mas deixou muitos adeptos à sua “causa”, infelizmente….
      abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: